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Após inscrição no Bolsa Família, o solicitante pode acompanhar o status da análise através da Central de Atendimento e aplicativo.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, atualmente há 21,19 milhões de famílias contempladas com o Bolsa Família, com valor médio de R$670 ao mês. O programa de transferência de renda foi criado em 2003, e entre os anos de 2021 e 2022 foi substituído pelo Auxílio Brasil.
Entretanto, a partir de 2023, com o governo Lula, o Bolsa Família voltou a vigorar e desde então incluiu mais de 800 mil famílias.
Qual é o valor adicional do Bolsa Família?
Para se inscrever no Bolsa Família, o principal requisito é que a família possua renda mensal de até R$218 por pessoa. Além disso, também é preciso estar com os dados atualizados no Cadastro Único. É importante destacar, inclusive, que o prazo máximo para atualização das informações é a cada dois anos.
Sendo assim, se a família não possuir nenhuma alteração nos dados, basta acessar o aplicativo ou se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo, para confirmar as informações.
De acordo com o site da Caixa Econômica Federal, será enviada uma carta para a residência do beneficiário, comunicando que a família foi aprovada e passará a receber o Bolsa Família. Contudo, se não receber a comunicação, deve procurar o CRAS no qual realizou o cadastro ou entrar em contato com a Central de Atendimento, através do número 111.
Outra forma de acompanhar a liberação do Bolsa Família é pelo aplicativo de mesmo nome, disponível para Android e iOS. O login é feito pelo CPF e senha previamente cadastrados, então, ao acessá-lo, na tela inicial já é possível verificar o status da análise, bem como a data de liberação das parcelas.
Aliás, a situação das parcelas é apresentada através de ícones, em que cada cor tem um significado, são eles:
Ícone verde: significa que a parcela foi liberada, por isso, o benefício pode ser sacado a partir da data indicada no calendário de pagamento.
Ícone amarelo: indica que o pagamento está bloqueado, por isso, a recomendação é entrar em contato com o 111 ou procurar o Gestor do Bolsa Família do município.
Ícone azul escuro: a parcela foi enviada e será creditada em breve na conta.
Ícone vermelho: a parcela em questão foi cancelada, portanto, é necessário procurar o Gestor do Bolsa Família do município e verificar o que ocorreu.
Ícone cinza: o pagamento do mês vigente já foi realizado e movimentado, o beneficiário deve aguardar a data da próxima parcela.
Ícone azul claro: o valor está pendente, porque houve um saque sem a finalização. Portanto, é preciso aguardar a regularização ou procurar uma agência da Caixa Econômica Federal.
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Após recebimento do cartão para saque do Bolsa Família, o responsável familiar deve entrar em contato com o Atendimento Caixa ao Cidadão, no 0800 726 0207, selecionar a opção 5 – Cartão Social e senha do Cartão Social, e depois selecionar 2 – Desbloqueio do Cartão Social, cadastramento ou recadastramento de senha. Para isso, será necessário ter em mãos o número do NIS, RG e CPF.
Depois de concluir o cadastramento da senha, é só comparecer em qualquer Lotérica, com um documento de identificação com foto, e finalizar o procedimento.
O saque do benefício pode ser feito nos caixas eletrônicos, Lotéricas e agências da Caixa, através do Cartão Social, ou com o uso do aplicativo Caixa Tem. A seguir, explicamos cada uma das opções.
Para sacar a parcela do Bolsa Família no caixa eletrônico, o beneficiário deve se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal e, no caixa, inserir o cartão e aguardar a leitura. Em seguida, é só digitar a senha cadastrada anteriormente e informar o valor desejado para saque. Ao concluir a operação, o cartão deve ser retirado do caixa eletrônico.
Essa opção de saque pode ser feita por qualquer membro da família, desde que tenha acesso ao cartão e senha.
Além do saque no caixa eletrônico, também é possível obter o dinheiro nas Lotéricas ou diretamente na agência, na chamada “boca do caixa”, que é junto aos funcionários. Na primeira opção, o saque na Lotérica, somente o responsável familiar pode realizar a operação, que por sua vez, deve apresentar o cartão do Bolsa Família, junto a um documento de identificação com foto.
Já no saque dentro da agência, o responsável familiar ou algum outro membro deve ter em mãos um documento de identificação com foto, junto ao cartão e senha. Assim, o funcionário da Caixa Econômica será o responsável por realizar a operação.
Por fim, uma opção mais recente é o saque sem cartão, em que o beneficiário deve se dirigir a um caixa eletrônico, da Caixa, e pelo celular realizar o login no aplicativo Caixa Tem. Na tela inicial, é só clicar em “Saque sem cartão” e, em seguida, “Gerar código de saque”.
Por fim, basta inserir a senha no celular, e será apresentado o código. Este, deverá ser informado no caixa eletrônico, após o beneficiário selecionar a opção “Saque sem cartão” e a sequência numérica ser solicitada.
Esse código tem validade de 1 hora, por isso, a recomendação é solicitá-lo no momento em que for usá-lo.
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