;
FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como saber se fui aprovado no Bolsa Família?

Como saber se fui aprovado no Bolsa Família?

Compartilhe esse post:

Após inscrição no Bolsa Família, o solicitante pode acompanhar o status da análise através da Central de Atendimento e aplicativo.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, atualmente há 21,19 milhões de famílias contempladas com o Bolsa Família, com valor médio de R$670 ao mês. O programa de transferência de renda foi criado em 2003, e entre os anos de 2021 e 2022 foi substituído pelo Auxílio Brasil.

Entretanto, a partir de 2023, com o governo Lula, o Bolsa Família voltou a vigorar e desde então incluiu mais de 800 mil famílias.

Qual é o valor adicional do Bolsa Família?

Quem pode se inscrever no Bolsa Família?

Para se inscrever no Bolsa Família, o principal requisito é que a família possua renda mensal de até R$218 por pessoa. Além disso, também é preciso estar com os dados atualizados no Cadastro Único. É importante destacar, inclusive, que o prazo máximo para atualização das informações é a cada dois anos.

Sendo assim, se a família não possuir nenhuma alteração nos dados, basta acessar o aplicativo ou se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo, para confirmar as informações.

Como saber se fui aprovado no Bolsa Família?

De acordo com o site da Caixa Econômica Federal, será enviada uma carta para a residência do beneficiário, comunicando que a família foi aprovada e passará a receber o Bolsa Família. Contudo, se não receber a comunicação, deve procurar o CRAS no qual realizou o cadastro ou entrar em contato com a Central de Atendimento, através do número 111.

Outra forma de acompanhar a liberação do Bolsa Família é pelo aplicativo de mesmo nome, disponível para Android e iOS. O login é feito pelo CPF e senha previamente cadastrados, então, ao acessá-lo, na tela inicial já é possível verificar o status da análise, bem como a data de liberação das parcelas.

Aliás, a situação das parcelas é apresentada através de ícones, em que cada cor tem um significado, são eles:

Ícone verde: significa que a parcela foi liberada, por isso, o benefício pode ser sacado a partir da data indicada no calendário de pagamento.
Ícone amarelo: indica que o pagamento está bloqueado, por isso, a recomendação é entrar em contato com o 111 ou procurar o Gestor do Bolsa Família do município.
Ícone azul escuro: a parcela foi enviada e será creditada em breve na conta.
Ícone vermelho: a parcela em questão foi cancelada, portanto, é necessário procurar o Gestor do Bolsa Família do município e verificar o que ocorreu.
Ícone cinza: o pagamento do mês vigente já foi realizado e movimentado, o beneficiário deve aguardar a data da próxima parcela.
Ícone azul claro: o valor está pendente, porque houve um saque sem a finalização. Portanto, é preciso aguardar a regularização ou procurar uma agência da Caixa Econômica Federal.

Posso sair do imóvel antes do fim do contrato de aluguel?

Como cadastrar a senha do cartão após aprovação do Bolsa Família?

Após recebimento do cartão para saque do Bolsa Família, o responsável familiar deve entrar em contato com o Atendimento Caixa ao Cidadão, no 0800 726 0207, selecionar a opção 5 – Cartão Social e senha do Cartão Social, e depois selecionar 2 – Desbloqueio do Cartão Social, cadastramento ou recadastramento de senha. Para isso, será necessário ter em mãos o número do NIS, RG e CPF.

Depois de concluir o cadastramento da senha, é só comparecer em qualquer Lotérica, com um documento de identificação com foto, e finalizar o procedimento.

Como sacar o Bolsa Família?

O saque do benefício pode ser feito nos caixas eletrônicos, Lotéricas e agências da Caixa, através do Cartão Social, ou com o uso do aplicativo Caixa Tem. A seguir, explicamos cada uma das opções.

Caixa eletrônico

Para sacar a parcela do Bolsa Família no caixa eletrônico, o beneficiário deve se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal e, no caixa, inserir o cartão e aguardar a leitura. Em seguida, é só digitar a senha cadastrada anteriormente e informar o valor desejado para saque. Ao concluir a operação, o cartão deve ser retirado do caixa eletrônico.

Essa opção de saque pode ser feita por qualquer membro da família, desde que tenha acesso ao cartão e senha.

Lotéricas e agências da Caixas

Além do saque no caixa eletrônico, também é possível obter o dinheiro nas Lotéricas ou diretamente na agência, na chamada “boca do caixa”, que é junto aos funcionários. Na primeira opção, o saque na Lotérica, somente o responsável familiar pode realizar a operação, que por sua vez, deve apresentar o cartão do Bolsa Família, junto a um documento de identificação com foto.

Já no saque dentro da agência, o responsável familiar ou algum outro membro deve ter em mãos um documento de identificação com foto, junto ao cartão e senha. Assim, o funcionário da Caixa Econômica será o responsável por realizar a operação.

Aplicativo Caixa TEM

Por fim, uma opção mais recente é o saque sem cartão, em que o beneficiário deve se dirigir a um caixa eletrônico, da Caixa, e pelo celular realizar o login no aplicativo Caixa Tem. Na tela inicial, é só clicar em “Saque sem cartão” e, em seguida, “Gerar código de saque”.

Por fim, basta inserir a senha no celular, e será apresentado o código. Este, deverá ser informado no caixa eletrônico, após o beneficiário selecionar a opção “Saque sem cartão” e a sequência numérica ser solicitada.

Esse código tem validade de 1 hora, por isso, a recomendação é solicitá-lo no momento em que for usá-lo.

Tem alguma outra dúvida? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Qual o valor do FGTS para quem ganha um salário mínimo?

FGTS: saiba quais são os valores descontados dos trabalhadores que recebem um salário-mínimo. Descubra como fazer os cálculos.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como saber se fui aprovado no Bolsa Família?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo