Principal programa de transferência de renda do país, veja como sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico.

Segundo o Ministério da Cidadania, 14,69 milhões de famílias recebem o Bolsa Família, principal programa de transferência direta de renda do país. Criado em 2004 através da Lei n°10.836, o Bolsa Família é voltado às pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza em todo o país e visa garantir o direito à alimentação, bem como o acesso à saúde e educação.

Os pagamentos do benefício são feitos mensalmente e levam em consideração o número final do NIS de cada beneficiário, portanto, o saque só pode ser realizado no dia em que o benefício é depositado na conta. Da mesma forma, a quantia fica disponível durante 90 dias após o pagamento. Veja a seguir como sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico, na boca do caixa e na lotérica.

Calendário do Auxílio Emergencial para Bolsa Família.

Como sacar Bolsa Família no caixa eletrônico

O saque direto no caixa eletrônico é a forma mais prática de receber o benefício, isso porque basta o beneficiário ir até uma agência da Caixa Econômica Federal com o cartão do programa e senha. Então, é necessário inserir o cartão no caixa eletrônico e aguardar a leitura. Em seguida, é preciso fornecer a senha e informar o valor desejado para saque.

Por fim, após retirar o dinheiro, a operação deve ser finalizada e o cartão retirado do caixa eletrônico. Essa forma de saque pode ser realizada por qualquer membro da família que tenha acesso ao cartão do programa e senha.

Além do saque no caixa eletrônico, os beneficiários do Bolsa Família também podem sacar o valor na boca do caixa ou ainda nas lotéricas. Na primeira opção, diretamente na boca do caixa, o responsável familiar ou algum outro membro da família deve aguardar na fila para atendimento e ter em mãos o cartão e a senha. Dessa forma, o funcionário da Caixa Econômica será o responsável por realizar a operação.

Já o saque na Lotérica está disponível somente para o responsável familiar, que deve apresentar o cartão do Bolsa Família junto ao documento com foto.

Entenda como funciona o Programa Habitacional Casa Verde e Amarela.

Como sacar o Bolsa Família sem o cartão

É possível fazer o saque do Bolsa Família sem o cartão, para isso, o beneficiário deve se dirigir ao caixa eletrônico da Caixa Econômica, realizar o login no aplicativo Caixa TEM e selecionar a opção “saque sem cartão” e, em seguida, “gerar código de saque”. Então, basta inserir a senha para ter acesso ao código, que por sua vez deverá ser informado no caixa eletrônico. É importante ressaltar que esse código tem validade de 1 hora.

Além disso, quem preferir pode se dirigir à boca do caixa de alguma agência, aguardar na fila de atendimento e realizar o processo diretamente com um funcionário da unidade. Neste caso, o saque está disponível somente para o responsável familiar, que deve ter em mãos documento com foto.

Como transferir Bolsa Família para conta poupança

Os pagamentos do Bolsa Família são creditados em contas poupanças sociais digitais, portanto, caso queira, o beneficiário também pode transferir a quantia para conta poupança ou qualquer outro tipo de conta. Para isso, o primeiro passo é baixar o aplicativo Caixa TEM, disponível para Android e iOS.

Após realizar o login, é preciso clicar em “Transferir dinheiro” e escolher entre as opções disponíveis: ler QR Code ou digitar os dados bancários. Se optar pela primeira opção, o QR Code, basta realizar a leitura e confirmar os dados.

Já para quem escolher digitar os dados bancários, será necessário selecionar o banco, digitar a agência e a conta com dígito e especificar o tipo de conta, neste caso, poupança. Então, basta informar o CPF e nome de quem receberá o dinheiro e digitar o valor a ser transferido.

Pronto, é só confirmar os dados da transferência e confirmar a operação. Vale ressaltar que o valor cairá na conta apenas no dia seguinte.

Para obter mais dicas e informações sobre o Bolsa Família e outros assuntos, siga a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.