FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como sacar o PIS de quem trabalhou de 1970 a 1988?

Como sacar o PIS de quem trabalhou de 1970 a 1988?

Compartilhe esse post:

PIS: como saber se tenho algum valor para receber, como sacar, como consultar e demais informações sobre o benefício esquecido

O Programa de Integração Social (PIS) é um benefício trabalhista pago pelo Governo Federal. Dessa maneira, ter a carteira de trabalho assinada é um dos pré-requisitos para ter direito ao valor que corresponde ao tempo de contribuição dos indivíduos.

O benefício é pago para os trabalhadores da rede privada e em conjunto o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASSEP) é destinado aos funcionários da rede pública. Os amparos são pagos pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, reespectivamente.

É comum que alguns trabalhadores tenham valores que não foram sacados por esquecimento ou outra motivação. Por isso, a Caixa liberou o saque para os cidadãos que possuem ainda o benefício para receber nos anos de 1970 a 1988. Abaixo estão as principais questões sobre o tema.

Precisando de dinheiro rápido? Peça o seu empréstimo pessoal com a FinanZero!

Como saber se tenho direito ao PIS/Pasep 1970 a 1988?

O PIS esquecido dos anos de 1970 a 1988 podem ser sacados pelos trabalhadores ou herdeiros em casos de falecimento do beneficiário. Possuem o direito de saque apenas os cidadãos que possuiam o direito de receber o PIS nos período mencionados e que não sacaram o valor.

Então, tiveram o direito de receber o PIS os indivíduo que se encaixavam nas seguintes categorias:

  • Estarem cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos;
  • Terem exercido atividade remunerada para pessoa jurídica por 30 dias consecutivos ou não, no ano base para o recebimento do benefício;
  • Terem recebido até 2 salários mínimos mensais;
  • Estarem com os dados corretos e atualizados no eSocial;

Além disso, para saber se existe algum valor no CPF do benefício basta acessar o aplicativo da carteira de trabalho digital. O documento pode ser encontrado em Android ou IOS e ainda por meio do site do ministério da cidadania.

Como consultar Fundo PIS/Pasep pelo CPF?

Conforme mencionado, a consulta de benefícios do PIS pode ser feita por meio da carteira de trabalho digital, utilizando o CPF. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

  1. Baixe o aplicativo pela Play Store (Android) ou App Store (IOS) buscando por “Carteira de trabalho digital”;
  2. Ao baixar, abra o aplicativo e clique em “Entrar”;
  3. Coloque o seu CPF e a senha cadastrada no site do Gov br;
  4. E por fim informe alguns dados pessoais que serão solicitados;

Após entrar no aplicativo, será possível encontrar o PIS a receber na aba “Abono salarial”. Além disso, é válido contatar a Caixa Econômica ou o Banco do Brasil para obter mais informações sobre a forma de saque e o valor a ser recebido.

A caixa econômica liberou em 2022 os saques do PIS do ano de 1970 a 1988 e o benefício desses períodos podem ser consultados por meio do aplicativo do FGTS. Então, é também possível fazer consultar o PIS seguindo os passos abaixo:

  1. Acesse o aplicativo FGTS, disponível para Android ou IOS;
  2. Insira o CPF e senha cadastrados;
  3. Na tela inicial do app, vá até “saldos”;

Após seguir os passos será possível verificar a disponibilidade do valor referente às cotas do PIS.

FGTS libera saque calamidade. Entenda

Como sacar o PIS de quem trabalhou de 1970 a 1988?

Para sacar o valor das cotas do PIS/PASEP o indivíduo pode acessar o aplicativo FGTS, conforme os passos citados acima, e enviar o valor para uma nova conta, assim como comentado abaixo:

  1. Acesse o aplicativo FGTS, disponível para Android ou IOS;
  2. Insira o CPF e senha cadastrados;
  3. Na tela inicial do app, vá até “saldos”;
  4. Clique em “transferir valor” e insira os dados da conta como número, agência e nome e CPF do destinatário;

O valor será depositado em até 2 dias úteis na conta indicada. Uma outra opção é o saque em agências da Caixa, contudo para sacar em dinheiro mais que R$3mil será necessário apresentar documento oficial com foto e certidão de óbito em casos de falecimento do beneficiário.

Como receber PIS de anos anteriores?

Se o indivíduo possui algum valor não sacado do PIS, é possível consultá-lo por meio das instituições que pagam pelo benefício, sendo então a Caixa Econômica e o Banco do Brasil. Ao contatá-las o indivíduo recebe as instruções do que pode ser feito.

Além do saque dos anos de 1970 a 1988, a Caixa também liberou que os inidvíduos que possuem o PIS dos anos de 2019 e 2020 não sacados possam recebê-los. Então, basta que o cidadão solicite o saque por meio do telefone 159 ou via e-mail para o contato trabalho.uf@economia.gov.br, alterando a silha “uf” pelo estado em que reside.

Quem tem direito ao saque triplo do PIS?

E então, restou mais alguma dúvida sobre o saque do PIS esquecido de 1970 a 1988? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

FGTS libera saque calamidade. Entenda

O saque calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para aqueles que […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como sacar o PIS de quem trabalhou de 1970 a 1988?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo