Índice de conteúdo
PIS: como funciona, quem tem direito e como sacar e consultar o benefício triplo destinado aos cidadãos que não realizam o saque
O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASSEP), são dois benefícios pagos pelo Governo Federal. Ambos são destinados aos trabalhadores da rede privada e pública reespectivamente e estão relacionados com o tempo de contribuição de cada indivíduo.
Esse benefício trabalhista é pago seguindo algumas condições e por isso pode gerar muitas dúvidas entre os cidadãos que possuem a carteira de trabalho assinada. A seguir estão as principais informações sobre quem possui o direito de receber o saque triplo do PIS, nova modalidade da benefício.
São até 10 ofertas pré-aprovadas de empréstimo pessoal para você comparar, vem para a FinanZero!
O saque triplo do PIS está relacionado com o benefício não sacado nos anos de 2019 e 2020. Com isso, esse benefício é destinado aos cidadãos que receberam o PIS/PASSEP no período mencionado, mas que não conseguiram ou escolheram não sacá-lo.
Essa opção de saque também é conhecida como “PIS esquecido”, já que se trata dos benefícios que podem estar disponíveis sem o conhecimento dos beneficiários. O indivíduo então pode ter acesso ao valor ganho pelo governo.
Além disso, a Caixa Econômica Federal, liberou os saques não recebidos do PIS nos anos de 1970 a 1988. Dessa maneira, os trabalhadores que receberam o benefício durante o período podem sacá-lo até o final do ano de 2022.
Para ter acesso ao valor esquecido do PIS, será preciso fazer uma requisição formal de reemisão. Esse pedido pode ser feito de duas maneiras, são elas:
Ao solicitar o saque do PIS triplo é necessário ter mãos os seguinntes documentos:
O saque triplo do PIS se refere ao benefício pago no ano de 2022 e ainda os valores esquecidos do ano de 1970 a 1988, 2019 e 2020. Vale mencionar que o benefício trabalhista referente ao ano de 2021 será pago apenas em 2023, devido as consequências da pandemia do Covid-19.
O PIS esquecido poderá ser pago até o dia 29 do mês de dezembro de 2022. O cidadão têm até o mesmo período para solicitar que o dinheiro não sacado seja resgatado por ele. Já o benefício do ano de 2022 foi liberado até o mês de março.
A consulta do PIS esquecido pode ser feita por meio de ligação ou aplicativo da carteira de trabalho digital. O telefone para consulta é 158 e o aplicativo pode ser baixado em IOS ou Android. Basta que o trabalhador entre em contato ou acesse seu documento digital para encontrar as informações referentes ao seu benefício.
Possui o direito de receber o PIS triplo os indivíduos que receberão o benefício trabalhista no ano de 2022, sendo então aqueles que estão de acordo com os seguintes requisitos:
Além do benefício do ano de 2022, o indivíduo ainda precisa ter o benefício do ano de 2019 e 2020 para receber. Assim, a soma dos 3 valores serão o saque triplo do PIS.
Entenda o lançamento do novo portal FGTS digital
E então, restou mais alguma dúvida sobre o saque triplo do PIS? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios