FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Entenda o lançamento do novo portal FGTS digital

Entenda o lançamento do novo portal FGTS digital

Compartilhe esse post:

No dia 04/05, quarta-feira, o Ministério do Trabalho e Previdência lançou o novo portal digital de informações do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Este novo portal FGTS digital, que é um conjunto de sistemas integrados, surgiu com o objetivo de desburocratizar e aperfeiçoar o recolhimento dos recursos devidos ao fundo, além de assegurar a prestação de serviços digitais aos empregadores e trabalhadores.

Por meio do portal, é possível consultar os principais benefícios e facilidades do FGTS digital, como por exemplo, emissão de guias e pagamentos via pix. Ademais, no portal também há um espaço que contempla notícias recentes sobre o FGTS, perguntas e respostas frequentes e canais de contato e legislação aplicada ao tema.

A intenção é que, quando este sistema estiver em operação, o tempo gasto pelas empresas no recolhimento do FGTS diminua. Para isso, o portal deve utilizar a base de dados do eSocial, deste modo, os débitos serão individualizados desde a origem, ao utilizar o CPF como um dos elementos essenciais de identificação do trabalhador.

Para os empregados, o portal oferece a garantia de que os valores recolhidos vão ser efetivamente depositados em suas contas vinculadas, reforçando a transparência e os direitos dos trabalhadores.

Como vai funcionar o saque duplo do FGTS?

Pagamentos do FGTS via pix

O método de pagamento pix, foi selecionado para ser a ferramenta de pagamento do FGTS e promete agilizar e facilitar o processo.

No portal digital, as guias de pagamentos do FGTS vã poder ser emitidas e ainda vão ser criados sistemas próprios que irão gerenciar e automatizar os procedimentos de restituição ou compensação de valores pagos de maneira indevida, o que facilitará o processo para que o trabalhador recupere estes valores.

Como aumentar o limite do cartão de crédito do Santander?

Quais as facilidades do FGTS digital?

Segundo o Ministério do Trabalho e da Previdência, as facilidades que este novo portal oferece são:

  • Emissão de guias rápidas e/ou personalizadas;
  • Consulta de extratos de pagamentos realizados;
  • Individualização dos extratos de pagamento;
  • Verificação de débitos em aberto;
  • Pagamento da multa indenizatória a partir das remunerações devidas de todo o período trabalhado.

FGTS vai poder ser usado para pagar creches. Veja mais

Quem tem direito a acessar o portal FGTS digital?

Todos os trabalhadores brasileiros que têm contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e também, trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros, operários rurais que trabalham somente no período da colheita e atletas profissionais, têm direito ao portal FGTS digital.

Perdi a data de saque do FGTS extraordinário, o que fazer?

Ficou com mais alguma dúvida sobre o lançamento do novo portal FGTS digital ou alguma outra? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como simular um financiamento de imóvel pela Caixa?

Veja como fazer uma simulação do financiamento de imóvel na Caixa. Saiba também como ele […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Entenda o lançamento do novo portal FGTS digital”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo