FinanzeroBlogBenefícios do Governo

É possível antecipar o PIS?

É possível antecipar o PIS?

Compartilhe esse post:

PIS: como consultar, quando vai ser pago, quem tem direito, como habilitar e demais informações sobre o benefício trabalhista

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são os dois benefícios trabalhistas, pagos aos funcionários de empresas privadas e públicas, respectivamente. O valor depositado é referente ao tempo de contribuição dos trabalhadores e apresenta alguns requisitos para que os cidadãos possam recebê-lo.

Com a pandemia do Covid-19 o benefício foi adiado para os trabalhadores que oferecem seus em 2020, sendo então esse valor pago primeiro semestre de 2022. A seguir estão as questões sobre o benefício para esse ano e as possíveis dúvidas que possam surgir entre os beneficiários do programa, principalmente sobre a sua antecipação.

Estar gestante dá direito ao Auxílio Brasil?

Como fazer para consultar o PIS?

Os beneficiários do programa que são funcionários de empresas privadas recebem o valor por meio da Caixa Econômica Federal. Então, os cidadãos que se encaixam nessa categoria podem consultar o PIS pelo aplicativo, site e demais plataformas e canais de atendimento da instituição.

Os funcionários públicos recebem o PASEP por meio do Banco do Brasil e a consulta do benefício pode ser feita por meio de suas plataformas e canais de atendimento. Vale ressaltar que o número do PIS pode ser consultado por algumas plataformas, são elas:

  • Aplicativo Caixa Trabalhador;
  • Site INSS;
  • Aplicativo FGTS;
  • Site CNIS;
  • Aplicativo Carteira de Trabalho Digital;

Quando vai ser pago o PIS 2021?

Os cidadãos que exerceram alguma contribuição no ano de 2021, e se encaixam nos pré-requisitos para receber o benefício, serão pagos somente em 2023. Isso porque, o pagamento desse ano será de acordo com as contribuições feitas em 2020.

Essa condição se dá pelos gastos obtidos pelo Governo durante a pandemia do Covid-19. Os cidadãos puderam receber alguns amparos sociais, como o auxílio emergencial, e trabalhistas como o Benefício Emergencial (Bem), como forma de contribuição e ajuda durante o período de pandemia mundial vivido.

Empréstimo pessoal com taxas a partir de 1,49% a.m é na FinanZero, simule agora!

Quem tem direito ao PIS 2022?

Terão direito a receber o PIS 2022 os cidadãos que exerceram atividades em 2020 e os cidadãos que se encaixarem nas seguintes categorias:

  • Estarem cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos;
  • Terem exercido atividade remunerada para pessoa jurídica por 30 dias consecutivos ou não, no ano base para o recebimento do benefício;
  • Terem recebido até 2 salários mínimos mensais;
  • Estarem com os dados corretos e atualizados no eSocial;

Tem como fazer empréstimo pelo Auxílio Brasil?

Qual o calendário do PIS 2022?

Os cidadãos que recebem o PIS/PASSEP e possuem conta na Caixa Econômica podem acompanhar o calendário do benefício que estará disposto a seguir.

PIS

O PIS será depositado a partir de fevereiro, de acordo com o mês do aniversário do trabalhador, conforme indicado abaixo:

Mês do aniversárioData do pagamento
Janeiro08/02/2022
Fevereiro10/02/2022
Março15/02/2022
Abril17/02/2022
Maio22/02/2022
Junho24/02/2022
Julho15/03/2022
Agosto17/03/2022
Setembro22/03/2022
Outubro24/03/2022
Novembro29/03/2022
Dezembro31/03/2022

PASEP

O PASSEP também será pago a partir de fevereiro, porém de acordo com a final da sequência numérica do benefício. Abaixo está descrito o calendário de pagamentos do amparo para os funcionários público.

Final da inscriçãoData de pagamento
0 e 1 15/02/2022
2 e 317/02/2022
422/02/2022
524/02/2022
615/03/2022
717/03/2022
822/03/2022
924/03/2022

Vai ter PIS em dobro em 2022?

O PIS não será pago em dobro no ano de 2022. O benefício será depositado para os cidadãos conforme o mês de nascimento a partir de fevereiro desse ano. Da mesma forma, o PASEP será pago de acordo com o final do número de inscrição dos beneficiários.

O Governo Federal já anunciou que o pagamento das contribuições do ano de 2021 serão depositadas apenas no ano de 2023, descartando a possibilidade de pagamento em dobro. Os beneficiários de ambos os programas podem conferir a data de pagamento nos calendários disponibilizados acima e o valor que será depositado na Caixa ou no Banco do Brasil, de acordo com o serviço do cidadão.

Quanto posso pegar de empréstimo com um salário mínimo?

Como habilitar o PIS na carteira de trabalho digital?

O PIS/PASSEP é uma numeração que se encontra nos contratos da carteira de trabalho digital. A numeração é registrada no aplicativo de forma automática quando o empregador envia as informações do contrato para o eSocial, plataforma responsável pelo registro das informações do trabalhador no documento.

Dessa forma, a numeração não pode ser habilitada pelo usuário. Se houver alguma inconsistência ou a numeração não for encontrada o cidadão deve informar o empregador que resolverá o problema. O PIS pode ser encontrado na carteira de trabalho digital da seguinte maneira:

  1. Baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital em seu celular, disponível para Android e IOS;
  2. Na tela inicial do aplicativo, clique em “Entrar”;
  3. Digite o seu número de CPF no campo indicado e clique em “Avançar”, se não possuir uma conta do gov.br
  4. Clique em “Crie sua conta”;
  5. Digite a senha utilizada no Gov.br e clique em “Entrar”;
  6. Após entrar no aplicativo acesse a opção “Contratos” e os contratos registrados em sua carteira serão exibidos;
  7. Na empresa em que trabalha, clique no ícone “+” e o número do PIS/PASEP será exibido em conjunto com outros dados;

Quem tem conta na Caixa recebe o PIS de forma antecipada?

Os trabalhadores que possuem conta na Caixa Econômica não recebem o PIS ou o PASSEP de forma antecipada. Isso porque, o PIS é depositado no aplicativo Caixa Tem conforme o mês de aniversário do funcionário e o Banco do Brasil leva em consideração o último número do PASSEP pagar o benefício, assim como demonstrado em seu calendário.

É possível antecipar o PIS?

Como mencionado, o benefício trabalhista apenas será pago nos meses e dias do calendário, de acordo com o amparo recebido sendo PIS ou PASSEP. O dinheiro só poderá ser antecipado se o indivíduo passou por uma situação de emergência, como as enchentes ocorridas no final de 2021. Nesse caso, o cidadão pode recorrer a Caixa e verificar a possibilidade de antecipação com a instituição, que analisará a situação e definirá se o PIS será depositado antes do tempo determinado ou não.

Se eu for demitido, o que acontece com o empréstimo do FGTS?

E então, restou mais alguma dúvida sobre a antecipação do PIS? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Estar gestante dá direito ao Auxílio Brasil?

Veja agora como o governo concederá o benefício Auxílio Brasil a gestantes, como saber se a inclusão ao programa está feita e mais.

Ler artigo completo

2 respostas para “É possível antecipar o PIS?”:

  1. Maria Ivoner Leti Paim disse:

    Estou desempregada tenho 64 anos e estou em vias de ser despejada. É possível antecipar o pagamento do meu Abono programado para 15/04/2024?

    • Maria Goncalina de moraes campos disse:

      Gostaria habilitar o me piz Na carriers de trabalho digital

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Navegue por:

      Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
      PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
      Solicite seu empréstimo