Refinanciamento de veículo: o que é preciso para fazer, como funciona com carros financiados e demais questões sobre a modalidade de crédito

O refinanciamento de veículo é uma modalidade de empréstimo com garantia, essa opção de crédito requer que o solicitante utilize um bem móvel como garantia o valor emprestado. Dessa maneira, o bem do indivíduo será usado como forma de pagamento caso as parcelas do empréstimo não forem pagas. Isso significa que o banco usará o bem do indivíduo apenas em situações de inadimplência.

De acordo com uma pesquisa realizada pela FinanZero, as buscas sobre o termo “empréstimo” aumentaram em novembro de 2021, quando comparadas com o mesmo período no ano anterior. O dado indica que a população está ainda mais interessada em modalidades de crédito, por isso a seguir estão as principais questões sobre o empréstimo com garantia, em especial o refinanciamento de veículo.

O que é preciso para refinanciar um veículo?

De forma geral, para refinanciar um veículo o solicitante deve se adequar a alguns pré-requisitos, como:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Ter conta bancária, com exceção da conta salário;
  • Apresentar comprovante de renda, como holerites, extratos, imposto de renda ou pró-labore;
  • Possuir um veículo em seu nome;

Além dos pré-requisitos, o banco pode solicitar alguns documentos do solicitante e do veículo utilizado como garantia. A seguir estão listados algumas documentações que podem ser necessárias para a aquisição do refinanciamento:

  • Apresentação da conta bancária (onde será depositado o valor do empréstimo);
  • Cópia do comprovante de renda fixa (holerite, extrato bancário, imposto de renda ou pró-labore);
  • Comprovante de residência (no nome do titular do pedido);
  • Registro Geral (RG) e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Foto com documento de identidade;
  • Cópia do Certificado de Registro do Veículo (CRV);
  • Certificado de Registro e Licenciamento de carros (CRLV);
  • Documento Único de Transferência (DUT) do veículo;

Vale mencionar que cada instituição pode solicitar diferentes documentos e condições ao solicitante. Isso porque, cada banco trabalha de uma maneira e utiliza informações distintas para verificar a liberação e demais questões sobre o crédito desejado. Dessa forma, é importante que o cidadão verifique com a instituição quais são os documentos solicitados por ela.

Como funciona o refinanciamento de veículos financiados?

O refinanciamento de veículos pode ser feito com veículos quitados ou não. No caso de veículos com parcelas em aberto, o solicitante precisa verificar quais são as medidas tomadas pela instituição financeira escolhida. Isso porque, é comum que o banco ofereça a possibilidade de quitar o veículo com o valor incluso no empréstimo. Dessa maneira, cabe ao solicitante verificar quais são as ofertas disponíveis para essa situação.

Como sacar o Seguro-Desemprego?

Como refinanciar meu veículo com nome sujo?

O nome de um cidadão fica negativado quando alguma dívida não foi paga no tempo determinado. O nome restrito implica em condições diferentes em empréstimos, financiamentos e entre outras operações financeiras. Os bancos levam em consideração essa condição já que essa característica aliada a pontuação do score indicam se o cidadão é um bom pagador ou não.

No refinanciamento de veículo, o nome sujo não é uma condição que impede a solicitação do empréstimo. Contudo, o indivíduo pode receber uma oferta não tão vantajosa e nesse caso precisa levar em consideração sua situação financeira. O indivíduo negativado pode entrar em contato com demais bancos e comparar as ofertas recebidas.

Como faço para refinanciar meu veículo quitado?

O refinanciamento de um veículo já quitado pode ser feito na instituição desejada pelo indivíduo e que ofereça a modalidade de empréstimo. Além dos documentos e pré-requisitos comentados para fazer a solicitação, o indivíduo deve se atentar aos seguintes aspectos relacionados ao veículo:

  • O veículo precisa estar em boas condições de uso;
  • A documentação do bem deve estar correta e atualizada;
  • O carro, moto ou caminhão utilizado deve estar no nome do solicitante;

Além disso, a instituição pode solicitar outras condições e então o indivíduo deve verificar isso antes de solicitar o empréstimo com garantia.

Posso perder meu veículo se eu atrasar o refinanciamento de veículo?

Qual a taxa de juros para refinanciamento de veículos?

As taxas de juros para o refinanciamento veículo podem variar de acordo com a instituição financeira credora. Isso porque, essa condição do empréstimo é definida a partir de análises que são realizadas pelo banco sobre a vida financeira do solicitante. Algumas questões observadas pelas instituições serão detalhadas a seguir:

Análise de crédito

A análise de crédito é feita para conhecer melhor o cliente, são analisadas algumas questões para o empréstimo com garantia de veículo, como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Profissão;
  • Grau de escolaridade;
  • Quantidade de dependentes;
  • Renda;
  • Histórico de residência;
  • Quantidade de veículos, quitados ou não;
  • Bens móveis;
  • Históricos de pagamento;
  • Cartão de crédito;

Score

O score é analisado pois por meio dele são medidas as taxas de inadimplência de cada cliente. A pontuação do score varia de 0 a 1000 e funciona da seguinte maneira:

  • Abaixo de 300 pontos o risco de inadimplência é maior;
  • De 300 a 700 o risco é médio;
  • Acima de 700 o risco de inadimplência é baixo;

A partir da análise do score e de crédito são definidas as taxas de juros, tempo para quitar a dívida e o valor a ser emprestado pelo banco. Sendo assim, aumentar o score pode contribuir para melhores condições no refinanciamento de veículo, por isso é válido pagar as dívidas atrasadas e limpar o nome para aumentar o score.

Solicite agora o empréstimo com garantia de veículo na FinanZero!

Qual banco faz refinanciamento de veículos?

A grande parte das instituições financeiras oferecem opções de empréstimo para os seus clientes. Portanto, é possível encontrar o refinanciamento de veículo em muitos bancos, o que difere o crédito de uma instituição para outra são as condições que serão aplicadas sobre ele.

Então, ainda que a mesma modalidade seja oferecida, o empréstimo com garantia pode ter valores, taxas de juros e demais questões distintas em cada banco. Conforme mencionado acima, as instituições decidem sobre as ofertas a partir de análises sobre o solicitante que também podem ser feitas de formas diferentes.

Como funciona um empréstimo com garantia de veículo?

Qual a vantagem de refinanciar um veículo?

O empréstimo com garantia de veículo apresenta, entre suas vantagens, as taxas de juros mais baixas. As instituições financeiras que oferecem essa modalidade podem ter a garantia de que o valor do crédito será pago. Essa condição garante ao solicitante taxas de juros menores, que consequentemente diminuem o valor total do empréstimo.

Vale mencionar que o cidadão não perde o seu veículo ao solicitar essa modalidade. O banco passa a ser dono indireto do bem usado como garantia, contudo só pode utilizá-lo se as parcelas do crédito não forem pagas no tempo determinado. A perda de veículo é uma ação extrema e não acontece com frequência, é comum que os bancos ofereçam acordos para quitar a dívida em casos de atrasos.

Como simular um refinanciamento de veículo?

Para simular um refinanciamento de veículo, o solicitante pode seguir os passos abaixo:

  1. Entre no site da FinanZero;
  2. Escolha o valor que deseja emprestado no simulador encontrado ao abrir o site, o valor pode ser escolhido ao movimentar a linha ou nos botões de (-) para diminuir ou no (+) para aumentar o valor;
  3. Após a escolha do valor clique em “Avançar”;
  4. Informe os dados pessoais que serão solicitados e aguarde as propostas serem enviadas;

Após seguir os passos as propostas pré-aprovadas com as condições serão enviadas e com isso a análise do refinanciamento de veículo e de outras modalidades de crédito poderão ser feitas.

Não preciso mais fazer a prova de vida presencial do INSS?

E então, restou mais alguma dúvida sobre como simular um refinanciamento de veículo? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.