FinanzeroBlogCrédito

Como funciona um empréstimo com garantia de veículo?

Como funciona um empréstimo com garantia de veículo?

Compartilhe esse post:

Também conhecido como refinanciamento de veículo, o empréstimo com garantia de veículo é uma modalidade de crédito que conta com taxas de juros mais baixas e concessão de valores elevados.

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em dezembro de 2021 o endividamento alcançou 76,3% das famílias brasileiras. O número representa um recorde histórico no total de endividados.

Diante deste cenário, é comum que as famílias recorram ao crédito para sustentar o consumo ou pagar as dívidas. Essa prática é abordada, inclusive, no Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), que mostrou em dezembro de 2021 que 44% dos entrevistados pretendiam solicitar um empréstimo para quitar dívidas.

Portanto, vamos explicar a seguir como funciona um empréstimo com garantia de veículo, quais são as regras e as taxas de juros praticadas nessa modalidade e, por fim, como solicitar o crédito.

É possível fazer um empréstimo sem comprovar renda?

Empréstimo com garantia de veículo

Como funciona um empréstimo com garantia de veículo?

O empréstimo com garantia de veículo, também conhecido como refinanciamento de automóvel e auto equity, é uma modalidade de crédito na qual é necessário deixar um automóvel como garantia de pagamento. Dessa forma, se o solicitante não conseguir arcar com as parcelas do empréstimo, o veículo pode ser utilizado para quitar a dívida.

Isso significa que, em caso de não pagamento das parcelas do empréstimo, existe a possibilidade do cliente perder o veículo, pois como dito, o bem é utilizado pela instituição financeira para quitar a quantia em atraso.

A vantagem do empréstimo com garantia de veículo, no entanto, é que o crédito concedido pode chegar até 70% do valor do bem, a depender do caso, e a taxa de juros costuma ser mais baixa, quando comparada a outras modalidades, como o empréstimo pessoal, já que conta com um bem como garantia de pagamento.

Além disso, vale destacar que o dinheiro obtido através do empréstimo com garantia de veículo pode ser utilizado para qualquer fim, seja quitar dívidas, investir em um negócio ou viajar, por exemplo.

Quais veículos são aceitos no empréstimo com garantia?

De modo geral, são aceitos desde motos até veículos marítimos no empréstimo com garantia, desde que não possuam mais de 10 anos de uso. Contudo, a regra pode mudar de acordo com a instituição financeira que concede o crédito. De toda forma, é possível refinanciar os seguintes veículos:

Veículos leves: como utilitários, caminhonetes e motocicletas;
Veículos pesados: como caminhões, tratores e caminhões-tratores;
Veículos marítimos: como barcos e lanchas.

Vale ressaltar, também, que algumas instituições aceitam veículos que ainda não estão quitados. Dessa forma, é comum que haja um percentual mínimo de quitação do bem, que pode variar entre 70% e 80%. Ou seja, para que o veículo seja aceito como garantia de pagamento, é preciso que o consumidor tenha pago, pelo menos, 70% ou 80% do valor total do bem.

Não preciso mais fazer a prova de vida presencial do INSS?

Qual a taxa de juros para o empréstimo com garantia de veículo?

Como dito inicialmente, o empréstimo com garantia de veículo conta com taxas de juros menores, já que possui um bem utilizado como garantia de pagamento. Apesar disso, os percentuais cobrados podem variar de acordo com a instituição financeira que concede o crédito, pois a solicitação está sujeita à política de crédito da instituição e da análise do perfil do solicitante.

Na FinanZero, por exemplo, a menor taxa encontrada entre os parceiros para o empréstimo com garantia de veículo é de 1,29% ao mês. Esse percentual, por sua vez, é definido a partir da análise de crédito, que leva em consideração diversos fatores, como renda, histórico de pagamento e a posse de bens.

Quem pode solicitar o empréstimo com garantia de veículo?

O empréstimo com garantia de veículo pode ser solicitado por pessoas que:

  • têm a partir de 18 anos de idade;
  • possuem conta bancária, seja corrente ou poupança, exceto conta salário;
  • consigam comprovar renda através de holerite, extratos bancários, declaração de Imposto de Renda e/ou pró-labore;
  • possuem um veículo em seu nome para usar como garantia de pagamento.

Como funciona o refinanciamento de imóvel com troco?

Como fazer um empréstimo com garantia de veículo?

O empréstimo com garantia de veículo é uma modalidade voltada, principalmente, para quem busca valores maiores de crédito, mas não possui urgência na liberação do dinheiro. Isso porque, conforme mostraremos a seguir, o processo de solicitação e concessão do valor é considerado mais burocrático, se comparado às modalidades que não incluem um bem como garantia.

Análise de crédito

A primeira etapa para solicitar um empréstimo com garantia de veículo é a análise de crédito, processo comum em diversas modalidades de crédito. Neste procedimento, a instituição financeira realizará uma análise sobre a renda fixa mensal do solicitante, o histórico de pagamento e outras informações. Para isso, é comum que sejam solicitados documentos comprobatórios de renda.

Análise jurídica

Enquanto a análise de crédito avalia o consumidor, a análise jurídica é utilizada para avaliar, no âmbito jurídico, o bem oferecido como garantia. Portanto, é feita uma checagem, a fim de verificar se há alguma pendência judicial ou irregularidade no veículo. Caso haja, há a probabilidade da solicitação de empréstimo ser recusada.

Acesse o nosso buscador e encontre o empréstimo com garantia ideal com as condições ideais sem sair de casa!

Análise do veículo

A análise do veículo nada mais é do que avaliar o valor do bem de acordo com a tabela FIPE, bem como verificar o estado de conservação, tempo de uso e outros fatores do bem. Essa terceira etapa é realizada com o intuito de definir o valor que será concedido de crédito ao consumidor.

Assinatura do contrato

Por fim, após realizar as análises necessárias, a instituição financeira apresentará uma proposta de crédito, com valor e prazo para pagamento. Se as duas partes estiverem de acordo, o contrato será assinado e, após um determinado período, a quantia será liberada.

Simulador de empréstimo com garantia de veículo FinanZero

Para conseguir boas condições de pagamento, o consumidor deve realizar a solicitação em diversas instituições e, após receber as propostas, analisar qual opção é mais vantajosa. Pensando nisso, o Simulador de empréstimo com garantia de veículo, da FinanZero, permite que o consumidor tenha acesso a até 10 ofertas pré-aprovadas com apenas um cadastro. Basta fazer o seguinte:

  • escolha o valor desejado, que começa em R$4 mil e pode chegar até R$100 mil;
  • indique em quantas parcelas deseja pagar o empréstimo, que pode ser quitado em até 48 meses;
  • então, clique em “Avançar” e informe alguns dados;
  • finalize o cadastro.

Feito isso, serão disponibilizadas propostas de empréstimo com garantia de veículo que se encaixam ao perfil do solicitante, excluindo a necessidade de realizar a solicitação em uma instituição financeira por vez. Basta analisar as opções e escolher a que melhor atende às necessidades.

Como funciona o empréstimo do FGTS?

É possível fazer um empréstimo com garantia de veículo com o nome sujo?

Sim, consumidores negativados, isso é, com o nome sujo, podem solicitar o empréstimo com garantia de veículo, desde que se encaixem nos requisitos citados nos tópicos anteriores. A concessão do crédito, no entanto, levará em consideração diversos fatores relacionados ao perfil, como histórico de pagamento e rendimento mensal, e pode contar com condições de pagamento diferenciadas. Todavia, é possível obter a aprovação do crédito.

Tem mais alguma dúvida sobre o empréstimo com garantia de veículo? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Não preciso mais fazer a prova de vida presencial do INSS?

Entenda agora o que mudou na prova de vida do INSS, quais as novas regras, quais medidas serão implementadas e mais.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como funciona um empréstimo com garantia de veículo?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo