FinanzeroBlogCrédito

Posso perder meu veículo se eu atrasar o refinanciamento de veículo?

Posso perder meu veículo se eu atrasar o refinanciamento de veículo?

Compartilhe esse post:

refinanciamento de veículo: as possibilidades de refinanciar um veículo e a relação de perda ao atrasar o pagamento do empréstimo

O refinanciamento de veículo é uma modalidade de empréstimo que consiste em usar um veículo como garantia do crédito, por essa razão esse tipo de empréstimo também é conhecido como empréstimo com garantia de veículo. Com o refinanciamento de veículo as taxas são mais baixas pois o risco de inadimplência é menor e consequentemente o prazo para quitar a dívida é maior e o valor a ser emprestado também.

No ano de 2020, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) 6 milhões de pessoas pediram empréstimo no período de pandemia causado pelo Covid-19 e houve um aumento de 16% dos pedidos no primeiro trimestre de 2021, de acordo com levantamento feito pela BizCapital. Com isso, surgem dúvidas em relação ao refinanciamento de veículo que serão explicadas nos tópicos abaixo.

Como saber se estou negativado?

Qual a taxa de juros para refinanciamento de veículos?

As taxas de juros para a modalidade de refinanciamento de veículos, varia de acordo com a instituição oferecedora do crédito. Isso porque, a decisão depende de alguns fatores como análise de crédito e score do cliente, ambas são obrigatoriamente analisadas palas instituição e fazem parte dos processos de solicitação não só do refinanciamento de veículo, como de qualquer tipo de empréstimo.

Analise de crédito

A análise de crédito é feita para conhecer melhor o cliente, são analisadas algumas questões para o empréstimo com garantia de veículo, como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Profissão;
  • Grau de escolaridade;
  • Quantidade de dependentes;
  • Renda;
  • Histórico de residência;
  • Quantidade de veículos, quitados ou não;
  • Bens móveis;
  • Históricos de pagamento;
  • Cartão de crédito;

Simule e compare ofertas de refinanciamento de veículo com taxas de juros a partir de 1,29%!

Score

O score é analisado pois por meio dele são medidas as taxas de inadimplência de cada cliente. A pontuação do score varia de 0 a 1000 e funciona da seguinte maneira:

  • Abaixo de 300 pontos o risco de inadimplência é maior;
  • De 300 a 700 o risco é médio;
  • Acima de 700 o risco de inadimplência é baixo;

A partir da análise do score e de crédito são definidas as taxas de juros, tempo para quitar a dívida e o valor a ser emprestado pelo banco. Sendo assim, aumentar o score pode contribuir para melhores condições no refinanciamento de veículo, por isso é válido pagar as dívidas atrasadas e limpar o nome para aumentar o score.

Na FinanZero, buscador de empréstimo online, as taxas de juros mínimas para o refinanciamento de veículo são de 1,29% ao mês, o prazo para quitar a dívida varia de 6 a 48 meses e o valor a ser empresado de R$ 40 mil a R$ 100 mil.

Autônomos podem fazer refinanciamento de veículos?

Tem como refinanciar um veículo com parcelas atrasadas?

O refinanciamento de veículo possui algumas condições que são decididas por cada instituição financeira que oferece a modalidade, além de análises de crédito e score que fazem para obter informações sobre o perfil de cada cliente. Com isso, refinanciar um veículo com parcelas atrasadas pode ser aceito por alguns bancos e por outros não.

Para a grande maioria das instituições é preciso que o veículo esteja 50% quitado, ou seja, com pelo menos metade das suas parcelas já pagas e que esteja no nome do solicitante. Por isso, é preciso verificar quais são as condições de cada instituição sobre o empréstimo em questão.

Dá para refinanciar veículo que está no nome da empresa?

Como mencionado, as condições de refinanciamento de veículo são estipuladas pelas instituições, mas normalmente, é preciso que o veículo refinanciado esteja no nome do solicitante e 50% quitado. Isso porque, o veículo será de pose do banco caso a dívida não seja paga e portanto precisa estar no nome e ser do solicitante por garantia.

Veículos de empresas, em geral, não estão no nome do funcionário já que pertencem a empresa e por isso não podem ser usados como garantia no refinanciamento de veículo.

Empréstimo: qual é o melhor tipo para negativados?

Quantas vezes posso refinanciar um veículo?

O refinanciamento de veículo, conhecido como empréstimo de garantia, é uma modalidade que consiste em colocar um veículo como garantia caso ocorra inadimplência por parte do devedor, ou seja, no caso de não pagamento da dívida.

Não existe um número máximo de vezes em que um veículo pode ser usado como garantia de empréstimo. Contudo, um veículo só pode ser usado em um refinanciamento de veículo por vez, ou seja, só pode ser refinanciado novamente após o pagamento do empréstimo em que está sendo usado.

O refinanciamento de veículo é indicado quando suas condições são as melhores quando comparadas a outras modalidades de crédito. Por isso, o indicado é verificar quais são as condições ofertadas para diferentes modalidades e em diferentes instituições financeiras. No site da FinanZero é possível analisar as opções seguindo o passo a passo:

  1. Entre no site da FinanZero;
  2. Escolha o valor que deseja emprestado no simulador encontrado ao abrir o site, o valor pode ser escolhido ao movimentar a linha ou nos botões de (-) para diminuir ou no (+) para aumentar o valor;
  3. Após a escolha do valor clique em “Avançar”;
  4. Informe os dados pessoais que serão solicitados e aguarde as propostas serem enviadas;

Após seguir os passos as propostas com as condições serão enviadas e com isso a analise da modalidade e outras de crédito poderão ser feitas.

Posso perder meu veículo se eu atrasar o refinanciamento de veículo?

Como comentado, o veículo é utilizado como garantia de empréstimo, no refinanciamento de veículo, caso a dívida não seja paga. Com isso, se a dívida do crédito não for paga a instituição financeira contratada possui o direito de tomar pose do veículo em questão como forma de pagamento e dessa forma, fazendo o devedor perder o veículo que possuía.

Contudo, a perda do veículo por parte do devedor não acontece de forma rápida. Ao atrasar as parcelas do refinanciamento de veículo o banco credor do empréstimo pode entrar em contato e oferecer propostas para o pagamento dos atrasos, antes de tomar posse do carro, moto ou caminhão. Assim, o devedor pode tentar entrar em acordos para pagar a sua dívida da forma que mais se encaixa em sua realidade.

Como funciona a FinanZero?

E então, restou mais alguma dúvida sobre a perda do veículo caso atrase as parcelas no refinanciamento de veículo? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como saber se estou negativado?

Infelizmente, estar negativado atualmente é uma realidade para milhões de brasileiros. Confira nesse post como […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Posso perder meu veículo se eu atrasar o refinanciamento de veículo?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo