Índice de conteúdo
O Bolsa Família pode ser sacado nos caixas eletrônicos e Correspondentes Caixa Aqui através do Cartão Bolsa Família ou mediante o código gerado no aplicativo Caixa Tem.
De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, atualmente há 21,19 milhões de famílias contempladas com o Bolsa Família, que conta com valor médio de R$670, quantia considerada histórica desde o início do programa.
O Bolsa Família, vale lembrar, é um programa de transferência de renda criado em 2003, e que entre os anos de 2021 e 2022 foi substituído pelo Auxílio Brasil. Entretanto, a partir de 2023, com o retorno do governo Lula, o programa voltou a vigorar e, desde então, incluiu mais de 800 mil famílias.
Qual é o valor adicional do Bolsa Família?
O programa Bolsa Família é um modelo de transferência de renda, criado pelo governo brasileiro em 2003, na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele foi desenvolvido como uma política de combate à pobreza e à desigualdade social, com o intuito de proporcionar assistência financeira às famílias em situação de vulnerabilidade.
Para participar do programa, os interessados precisam fazer um cadastro no CadÚnico (Cadastro Único), que serve como uma ponte para diversos projetos sociais do governo. Vale ressaltar que nesse cadastro são registradas informações sobre a composição familiar, a renda por cada integrante, as condições de moradias etc.
Com base nos dados do Cadastro Único, o governo identifica as famílias que se enquadram nos critérios estabelecidos para participar do programa. Geralmente, são priorizadas as famílias em situação de extrema pobreza e as em situação de pobreza.
Depois disso, as famílias selecionadas passam a receber um benefício financeiro mensal, que varia de acordo com a composição familiar, a renda declarada e o número de crianças e adolescentes de até 17 anos. Além do benefício básico, há também benefícios adicionais para gestantes, lactantes, crianças e adolescentes.
Uma característica importante do Bolsa Família e que deve ser destacada são as condições para ter o benefício, que são compromissos assumidos pelas famílias beneficiárias nas áreas de educação e saúde. Por exemplo, é exigido que as crianças estejam devidamente matriculadas na escola e com frequência mínima de 85% das aulas, e que as gestantes e crianças sejam acompanhadas nas consultas de pré-natal e no calendário vacinal.
Outro ponto importante é que o programa é acompanhado de perto por órgãos de fiscalização para garantir que os recursos sejam destinados às famílias que realmente necessitam e que as condicionalidades estejam sendo cumpridas.
Qual o valor do FGTS para quem ganha um salário mínimo?
Os beneficiários com direito ao Bolsa Família podem fazer o saque de diversas formas diferentes, sendo o cartão a principal delas. Veja um pouco mais abaixo:
Como citamos anteriormente, os beneficiários recebem um cartão magnético, semelhante a um cartão de débito, emitido pela Caixa Econômica Federal (CEF), que é vinculado à conta onde o benefício é depositado. Com esse cartão, é possível fazer saques nos caixas eletrônicos da Caixa, em lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui.
Essa é uma possibilidade para aqueles que possuem conta na Caixa. Dessa forma, o benefício é depositado diretamente na conta, sem a necessidade do cartão Bolsa Família. Os beneficiários podem então utilizar os serviços bancários para movimentar o dinheiro, como saques, transferências ou pagamentos de contas.
Em algumas situações, o benefício pode ser depositado na conta poupança social digital, também vinculada à Caixa e movimentada pelo app Caixa Tem. Com ela, os beneficiários podem realizar transações como transferências, pagamentos de contas e compras online.
É importante destacar que os beneficiários devem ficar atentos ao calendário de pagamento do Bolsa Família, divulgado pelo governo, para saber quando o benefício estará disponível para saque ou movimentação na conta. Além disso, é necessário respeitar as datas de saque conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), que é impresso no cartão do Bolsa Família.
Vale a pena fazer um empréstimo para bancar o dia dos namorados?
Quem quiser cadastrar ou recadastrar a senha do Cartão Bolsa Família, pode entrar em contato com o Atendimento Caixa ao Cidadão, através do número 0800 726 0207. Então, nas opções iniciais, clique em “05 – Cartão Social e Senha do Cartão Social” e, em seguida, digite a opção “02 – Desbloqueio do Cartão Social, cadastramento ou recadastramento de senha”.
Neste momento, é necessário ter o NIS em mãos, bem como o RG e CPF, pois os números serão solicitados. Por fim, após concluir o procedimento no atendimento telefônico, compareça a uma Lotérica com o documento de identificação com foto, para finalizar o cadastramento/recadastramento.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, instituição financeira que administra o pagamento e emissão do Cartão Bolsa Família, atualmente não estão sendo emitidos cartões, seja para novos beneficiários ou segunda via. Sendo assim, em caso de perda, a recomendação é utilizar o aplicativo Caixa Tem para acompanhar a liberação do benefício ou comparecer a uma agência da Caixa, com um documento de identificação com foto.
Se o beneficiário não possuir o Cartão Bolsa Família, o saque pode ser feito diretamente em uma agência da Caixa, desde que o responsável familiar apresente documento de identificação com foto. O saque também pode ser feito em Casas Lotéricas, mediante a mesma documentação.
Além disso, se o benefício tiver sido creditado na Conta Poupança Social Digital, o saque pode ser efetuado diretamente no caixa eletrônico da Caixa ou nos Correspondentes Caixa Aqui. Para isso, é necessário gerar o código de saque através do Aplicativo Caixa Tem da seguinte forma:
Sim, quem possui somente o cartão do Auxílio Brasil, pago entre os anos de 2021 e 2022, poderá utilizá-lo para sacar o Bolsa Família. O procedimento, vale lembrar, é o mesmo, portanto, basta comparecer a uma agência da Caixa ou Casa Lotérica, apresentar documento de identificação com foto e o cartão do benefício. O saque deve ser feito pelo responsável familiar.
O Bolsa Família, conforme mencionado, é um programa de transferência de renda, voltado às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Desse modo, os requisitos para recebimento são:
Além disso, é obrigatória a inclusão da família no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal, bem como atualização das informações a cada, no máximo, dois anos.
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários! Ah, e siga a FinanZero nas redes sociais também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Quero outro cartão bolsa família