Para solicitar a segunda via do Cartão Cidadão, os beneficiários podem entrar em contato com o Atendimento Caixa ao Cidadão ou se dirigir a uma agência da Caixa.

O Cartão Cidadão é considerado um facilitador de acesso a benefícios sociais e trabalhistas. Criado através de uma parceria entre o governo federal e a Caixa Econômica Federal, o Cartão Cidadão unifica as contas funcionais de pessoas que têm direito a benefícios, de modo que a consulta e o saque desses valores possam ser realizados através deste cartão.

Dessa forma, quem não possui conta na Caixa, pode utilizar o Cartão Cidadão para acessar seus benefícios, como

  • Auxílio Brasil;
  • Seguro desemprego;
  • Abono salarial;
  • Rendimentos do Programa de Integração Social (PIS);
  • Saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O saque do benefício, por sua vez, pode ser realizado com o Cartão Cidadão em qualquer agência Caixa, nos caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Como consultar o saldo do Cartão Cidadão?

Como solicitar a segunda via do Cartão Cidadão?

Para solicitar a segunda via do Cartão Cidadão, o processo é igual à primeira solicitação, portanto, o beneficiário deve entrar em contato através do Atendimento Caixa ao Cidadão ou comparecer a uma agência da Caixa. É importante ressaltar que em ambos os casos a solicitação é gratuita.

Atendimento Caixa ao Cidadão

Quem optar por solicitar a segunda via do Cartão Cidadão através do telefone, deve entrar em contato no número 0800 726 0207 e selecionar a opção “06 – Cartão Social e senha do Cartão Social”.

Em seguida, a ligação será direcionada para um atendente, que solicitará o número de alguns documentos, como o PIS/PASEP, NIS e RG. Por isso, é importante tê-los em mãos. Vale ressaltar que após receber o Cartão Cidadão, o beneficiário deve se dirigir até uma lotérica para realizar o cadastro da senha cidadão, etapa que desbloqueia e permite o uso do Cartão Cidadão.

Agência Caixa

Por outro lado, quem preferir realizar a solicitação da segunda via do Cartão Cidadão presencialmente, deverá comparecer em uma agência da Caixa Econômica Federal com os seguintes documentos:

  • documento de identificação com foto, como CNH ou RG;
  • comprovante de residência atualizado;
  • número do NIS, NIT ou PIS/PASEP.

Após receber o Cartão Cidadão, será necessário cadastrar a nova senha.

Como cadastrar a nova senha do Cartão Cidadão?

Como dito anteriormente, após receber a segunda via do Cartão Cidadão, é necessário criar a senha cidadão, pois a partir dela a consulta e o saque dos benefícios é habilitado. Para isso, o beneficiário pode contar com a lotérica ou se dirigir até uma agência Caixa.

Em ambos os casos é preciso se apresentar munido de um documento oficial com foto. Conforme a Caixa explica, são válidos os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Carteira profissional, como OAB;
  • Carteira de Trabalho Digital (CTPS);
  • Identidade militar;
  • Passaporte.

Contudo, quem optar pela lotérica deve apresentar também o Cartão Cidadão, enquanto na agência da Caixa não é obrigatório a apresentação.

O que fazer com o décimo terceiro salário (13°)?

Quanto tempo demora para o Cartão Cidadão ficar pronto?

Após solicitar a segunda via do Cartão Cidadão, é necessário aguardar, em média, de 20 a 30 dias corridos. Inclusive, o cartão pode ser enviado para a residência do beneficiário ou para uma agência da Caixa Econômica, cabe ao solicitante definir qual é a melhor opção.

Quem pode solicitar a segunda via do Cartão Cidadão?

A emissão do Cartão Cidadão está vinculada diretamente à existência de algum benefício, portanto, só pode ser solicitado pela pessoa que tem direito ao recebimento de um dos benefícios sociais ou trabalhistas citados. Essa regra, inclusive, também vale para a solicitação da segunda via do Cartão Cidadão.

Além disso, quem já possui uma conta na Caixa Econômica Federal, seja corrente ou poupança, desde que individual, não precisa solicitar o Cartão Cidadão, pois o valor do benefício é creditado automaticamente na conta em questão.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o Cartão Cidadão? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.