Como solicitar a Carteira de Trabalho durante a quarentena?
Índice de conteúdo
Aplicativo do Poupatempo, desenvolvido pelo Governo, permite solicitar a Carteira de Trabalho sem precisar sair de casa
Tecnologia do novo aplicativo foi lançada na quarta-feira, dia 6 de maio, pelo governo estadual e também tem serviços do Detran acoplados. O app, Poupatempo Digital, permite a solicitação da Carteira de Trabalho (CTPS) sem precisar sair de casa.
Essa nova ferramenta foi lançada recentemente, como medida de evitar aglomerações nos postos de atendimento durante a quarentena. Isso porque as unidades do poupatempo estão fechadas, e não possuem data pré-definida para voltar às atividades.
Entretanto, as funções para renovar ou emitir a segunda via da Carteira de Habilitação (CNH), apesar de já constarem no aplicativo, só serão habilitadas após o término da quarentena, decretada pelo Governo Estadual em 24 de março. Isso ocorre pela necessidade da entrega pessoal de:
- exames médicos;
- ou renovação documental.
O aplicativo oferece outros 60 serviços públicos diferentes, dos quais 25 são exclusivos para o período de isolamento social atual.
Veja também – CNH vencida na pandemia do coronavírus. O que fazer?
Como instalar o aplicativo para solicitar a Carteira de Trabalho?
O aplicativo pode ser instalado pelo sistema Android ou iOS. Quem já tem o cadastro no site do Poupatempo pode utilizar o mesmo login e senha. No caso dos usuários que nunca acessaram o site, é necessário cadastrar uma nova conta.
Para isso, o usuário precisa:
- colocar um e-mail de acesso;
- validar o e-mail;
- inserir uma senha com no mínimo 6 dígitos;
- preencher o cadastro com o nome e documentos solicitados.
Logo após acessar o aplicativo as funções já estarão disponíveis 100% gratuitas.
Quais os outros serviços o aplicativo oferece?
- emissão de RG;
- acompanhamento da emissão do RG;
- solicitação de seguro desemprego;
- consulta de IPVA;
- verificação da data de vencimento da CNH.
A empresa que pediu a Carteira de Trabalho aceita o documento online?
A Carteira de Trabalho já se tornou digital, desde setembro de 2019. Por isso, o documento físico se tornou desnecessário para as empresas. Na maioria dos casos de contratação é suficiente informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e documento com foto oficial (RG ou CNH) ao empregador.
Para ter acesso a própria carteira é fácil:
- Acesse o app ‘’Carteira de Trabalho Digital’ no smarthphone ou pela Internet no site gov.br e cadastre uma senha instranferível.
- O aplicativo disponibiliza uma relação de dúvidas frequentes para consulta, é possível verificar como o documento funciona e todos os detalhes referente as mudanças que estão vigentes desde 2019.
Entretanto caso o usuário necessite de mais orientações, basta escrever para o ‘’Fale Conosco’’ do Governo e enviar a questão específica. Ou ainda pode usar o telefone 158 (Alô Trabalho). A ligação é gratuita de telefone fixo de todo o país.
O Registro Profissional pode ser feito online?
O Registro Profissional, cadastro responsável do trabalhador no órgão que regulamenta a profissão, também pode ser feito via internet pela empresa que está realizando a contratação da pessoa durante o período de quarentena.
Nesse caso, o pedido deve ser feito no site da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, com a documentação sendo enviada, posteriormente, para o site de Protocolo Eletrônico. Essa documentação pode ser enviada pelas agências dos Correios as quais estão em pleno funcionamento atual.
Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!
Como solicitar a CTPS pelo site do Governo?
Para pedir a primeira via da Carteira de Trabalho pelo site é preciso seguir o passo a passo abaixo:
- Acessar o portal aqui.
- Cadastrar um novo usuário;
- Solicitar nova via ou primeira via da Carteira de Trabalho;
- Colocar o motivo, que pode ser “contratação”, “necessidade do documento para cadastramentos do Governo” ou outros.
Depois disso a Carteira de Trabalho já estará disponível no site, vale lembrar que o usuário só terá a mesma em formato digital. O documento impresso não será enviado devido a não necessidade do mesmo.
Quem perdeu o trabalho durante a quarentena precisa dar baixa na Carteira?
A resposta é sim, nesse caso a pessoa precisa entregar o número de série da Carteira de Trabalho para que a empresa possa dar baixa e reiterar o motivo de dispensa do trabalhador.
Além disso, só é possível solicitar o seguro desemprego após a baixa. O primeiro passo para empresa então, é pegar a Carteira de Trabalho do funcionário, mesmo que seja na versão online, com um registro escrito em duas vias de que o funcionário está entregando a carteira de trabalho para atualização.
O segundo passo é atualizar as informações da carteira, incluindo:
- valores de salário;
- dados da empresa
- motivo de possíveis afastamentos.
Depois a empresa precisará preencher a data de saída com a data para a qual foi projetado o final do aviso prévio de 30 dias, adicionando 3 dias por ano que o funcionário trabalhou na empresa até um máximo de 90 dias (no caso de demissão sem justa causa).
Mesmo com a quarentena, as regras de demissão continuam as mesmas e, por isso, a empresa precisa ter acesso a Carteira de Trabalho do colaborador.
Ficou com mais alguma dúvida sobre como solicitar carteira de trabalho durante a quarentena? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
4 respostas para “Como solicitar a Carteira de Trabalho durante a quarentena?”:
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Parabéns pelo trabalho!
Desejo-lhes sucesso.
Quero fazer a carteira profissional da minha filha
Onde posso fazer
Para tirar a CTPS não é necessário pagar nenhum tipo de taxa, basta ser brasileiro maior de 14 anos. A emissão pode ser feita em Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, além de Postos de Atendimento (PAT) dos municípios.
Oi Shirlei, você pode pedir sem sair de casa pelo aplicativo do Poupa Tempo Digital.