A certidão do PIS Pasep é fundamental para que os trabalhadores consigam fazer o saque desses benefícios

O saque do PIS Pasep referente ano base 2019 pode ser feito até o dia 30 de junho. Todavia, para fazer a retirada do valor, os trabalhadores precisam da certidão. Isto é, sem esse documento em mãos não é possível fazer o saque desse benefício.

Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), por exemplo, o PIS abrange abrange 22.238.600 de trabalhadores. Em contrapartida, o pagamento do Pasep feito pelo Banco do Brasil, abrange 2.712.900 trabalhadores. Ambos os dados referem-se ao calendário 2020/2021.

Portanto, levantamos nesse post as principais informações acerca da solicitação de certidão para o saque do PIS Pasep. Desse modo, os trabalhadores conseguem averiguar os principais pontos antes de fazer o pedido da certidão, e assim, conseguem sacar o dinheiro de forma assertiva.

Como solicitar o empréstimo pessoal online com a FinanZero?

O que é a certidão do PIS Pasep?

De modo geral, a certidão do PIS Pasep é o documento que permite aos brasileiros a solicitação para o saque do PIS Pasep. Além disso, o documento também permite o saque do FGTS e autoriza as instituições financeiras a fazer a antecipação de valores que ainda não foram pagos destes benefícios.

Para fazer a solicitação da certidão, será necessário ter em mãos a procuração ou termo de representação legal, o documento de identificação com foto e o CPF do procurador (se houver). Desse modo, entre os indivíduos que possuem o direito de solicitar a certidão para o saque, vale destacar:

  • Primeiramente, os aposentados;
  • Em seguida, os indivíduos que recebem pensão por morte;
  • E por fim, os beneficiários por assistência à pessoa com deficiência ou ao idoso.

Meu INSS: como posso fazer um novo cadastro?

Onde consigo o comprovante de inscrição do PIS Pasep?

O número de inscrição do PIS Pasep encontra-se sempre na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Entretanto, caso o trabalhador não consiga localizá-lo, basta comparecer em uma agência bancária com algum documento de identificação e solicitar a 2ª via.

Em resumo, o que vai definir em qual agência bancária o trabalhador deve comparecer é seu próprio setor trabalhista. Como o PIS é destinado aos funcionários do setor privado, estes devem comparecer em alguma agência da Caixa Econômica Federal. O Pasep, por outro lado, é destinado aos funcionários do setor público e a solicitação do comprovante pode ser feita em qualquer agência do Banco do Brasil.

Quem tem direito a escritura gratuita?

Como pedir a certidão do PIS Pasep?

Para solicitar a certidão do PIS Pasep, os beneficiários podem ligar no telefone 135. O número é da central telefônica do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e é o único canal oficial de telefone desse órgão. Nesse sentido, a central funciona das 07h às 22h, de segunda-feira a sábado.

Contudo, também é possível fazer a solicitação através da internet. Por isso, os usuários que desejam fazer o pedido através da web devem seguir as devidas instruções:

  1. Acessar o site da Certidão Previdenciária. Para acessá-lo, basta clicar aqui;
  2. Em seguida, será necessário preencher os dados solicitados (nome completo, CPF, data de nascimento e número do benefício);
  3. Por último, basta aguardar a confirmação e a certidão será enviada para o endereço do solicitante.

Assim sendo, é muito importante que os dados da residência estejam atualizados no sistema do INSS. Caso queira fazer a alteração desses dados residenciais, por exemplo, o beneficiário pode prosseguir com as devidas modificações através deste link.

O que fazer quando não consigo transferir dinheiro do iti?

Por fim, ficou com dúvidas sobre a certidão do PIS Pasep? Se sim, deixe aqui nos comentários que a FinanZero te ajuda.

Ademais, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.