Como sustar um cheque?
Índice de conteúdo
Veja o que fazer se precisar sustar um cheque e quais as complicações desta ação
Atualmente, as principais formas de pagamento são os cartões de crédito e o PIX. Mas até algum tempo atrás, os cheques eram utilizados com muita frequência.
A verdade é que muitos consumidores ainda gostam de utilizar o cheque e continuam o oferecendo como pagamento nos estabelecimentos.
Neste post, vamos falar um pouco mais sobre esse tema e dar detalhes de como sustar um cheque. Acompanhe:
Fuja de apertos financeiros: aprenda como fazer uma reserva de emergência
O que significa sustar um cheque?
A definição de sustar um cheque é simples: significa que o documento oferecido como pagamento foi invalidado por quem emitiu.
Vale ressaltar que apenas o titular pode fazer isso. O processo envolve a agência que emite o documento e o processo deve ser feito pessoalmente.
Como morar fora do Brasil: investimento, oportunidades e muito mais!
Quais as razões para sustar um cheque?
Normalmente, as pessoas resolver sustar um cheque por conta de um roubo ou furto. Afinal, é possível que, quem tenha levado, use as folhas em brancos para tirar dinheiro da conta bancária ou até mesmo usar em estabelecimentos comerciais.
É importante ressaltar que, no caso de roubo ou furto, o proprietário do chegue só pode sustá-lo se apresentar um boletim de ocorrência.
Outra possibilidade para sustar um cheque acontece quando você faz uma compra, mas acaba entrando em desacordo com o vendedor. Assim, acaba sustando o documento para invalidar o documento e evitar o pagamento.
Nesse segundo caso a situação é mais complicada, pois o vendedor pode se sentir lesado e acusá-lo de tentativa de golpe. Por essa razão, é extremamente necessário ter cuidado na hora de sustar um cheque por este motivo.
O recebedor do cheque sustado pode denunciar o dono do documento. Assim, existem chances de um indiciamento.
Custo Efetivo Total (CET) de um Empréstimo: aprenda como calcular
Qual a diferença entre cheque sustado e cheque sem fundo?
O termo cheque sem fundo também é muito conhecido por quem ainda usa essa forma de pagamento. Mas existe diferenças entre ele e um cheque sustado?
A grande diferença entre ambos os casos é que no caso de um cheque sem fundo, a ação é considerada ilegal. Isso acontece porque trata-se de um cheque oferecido como pagamento, sem que o emissor tenha saldo para cobrir o valor.
Já no caso de um cheque sustado, existe um motivo plausível para que o pagamento seja cancelado.
Quais cuidados devo ter antes de sustar um cheque?
Antes de decidir sustar um cheque é necessário pensar a avaliar o porquê dessa decisão. Ao fazer isso, dependendo do caso, o consumidor pode ser inserido nos cadastros de proteção ao crédito.
Se você comprou um produto ou contratou um serviço e se arrependeu, a melhor opção é comunicar a empresa sobre a sua decisão.
O passo seguinte consiste em entrar na justiça para tentar que o contrato seja encerrado. Assim, fica mais fácil evitar problemas ao sustar o cheque.
Essa ação permite que você possa ter acesso a uma autorização judicial e assim não corre risco de ter seu nome enviado para protesto ou para demais órgãos de proteção ao crédito, como SPC e o Serasa, por exemplo.
Para que a autorização judicial seja liberada é imprescindível que o consumidor consiga comprovar que o produto ou serviço contratado não foi entregue ou está com defeito.
Para ficar mais fácil de entender, vamos a um exemplo: você contrata uma empresa para fazer um armário planejado na sua cozinha, mas isso nunca acontece. Nesse caso, você pode sustar o cheque, mas é preciso que você tenha um contrato que comprove o serviço solicitado.
Já no caso de roubo ou furto, como já citamos, o cliente tem o direito de sustar o cheque, desde que faça um boletim de ocorrência comprovando o ocorrido.
Passo a passo para sustar o cheque
Para sustar um cheque é necessário que você se dirija até a agência relacionada ao banco emissor do documento. Para isso é preciso estar com os documentos pessoais em mãos.
Se a razão para sustar o cheque for o motivo 28, roubo ou furto, será preciso apresentar o boletim de ocorrência.
Já o desacordo comercial é chamado de motivo 21 e o processo pode ser mais complexo. Neste caso é necessário informar, por escrito, a razão para não querer prosseguir com o pagamento de um determinado produto ou serviço.
Mas como já citamos, essa é uma opção que demanda cuidado e serve para casos em que seja possível comprovar que não recebeu o que contratou.
Usar cheque ainda vale a pena?
Como falamos no início do conteúdo, os cheques estão sendo cada vez menos utilizados. Hoje é possível encontrar outras formas de pagamento, mais rápidas e mais práticas.
Com a chegada do PIX, fica ainda mais difícil encontrar pessoas que ainda passam cheques.
De qualquer forma, se essa ainda for sua preferência, analise bem cada situação antes de usar o cheque como forma de pagamento.
Você tem mais alguma dúvida sobre como o que é preciso para sustar um cheque? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Como sustar um cheque?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios