;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Fuja de apertos financeiros: aprenda como fazer uma reserva de emergência

Fuja de apertos financeiros: aprenda como fazer uma reserva de emergência

Compartilhe esse post:

Passar por apertos financeiros não é tão incomum quanto algumas pessoas imaginam, para evitar que isso aconteça, você precisa saber como fazer uma reserva de emergência.

Primeiro, você precisa entender o que é uma reserva de emergência, ela funciona como uma poupança, mas o dinheiro que é guardado ao longo de um determinado período é utilizado para quitar despesas advindas de imprevistos.

Com uma reserva de emergência, caso aconteça algum imprevisto, você continua levando o estilo de vida que está acostumado, afinal, não será necessário utilizar a sua renda mensal para arcar com essas despesas.

Para começar a sua reserva, você deve definir qual valor quer guardar. Para saber isso, primeiro, o ideal é fazer uma planilha com todos os seus gastos mensais, deste modo, você saberá o quanto gasta para manter o seu estilo de vida. Feito isso, multiplique o número de meses em que você deseja ter uma reserva de emergência.

Com o valor que você deseja guardar definido, é hora de começar a guardar um pouco todos os meses. O dinheiro pode ser guardado através de um investimento de renda fixa e alta liquidez, mas existem outras opções.

Custo Efetivo Total (CET) de um Empréstimo: aprenda como calcular

Para que serve a reserva de emergência?

Você já sabe o que é uma reserva de emergência e também sabe mais ou menos para o que ela serve, mas agora, vamos retomar este ponto.

Uma reserva de emergência serve para imprevistos, ou seja, situações inesperadas que exigem um certo gasto. É importante destacar que o imprevisto pode não ocorrer de fato com você, mas com algum familiar seu, por exemplo, que dependa financeiramente de você.

Os imprevistos que podem ocorrer são os mais diversos, como uma demissão ou uma doença inesperada que exija medicamentos com preços mais elevados.

Dicas para tentar salvar uma empresa da falência

Estou com dificuldades financeiras, como faço para fazer uma reserva de emergência?

Aqueles que estão passando por dificuldades financeiras, podem economizar começando fazendo um pente fino em todos os gastos e cortando os mais superficiais. Feito isso, você pode ir guardando um pequeno valor por mês.

Passei um cheque sem fundo, como pagar?

Onde guardar o dinheiro?

A reserva de emergência, como dito anteriormente pode ser guardada em um investimento de renda fixa com alta liquidez. Você pode aplicar em contas remuneradas que geralmente oferecem retorno de 100% do CDI, sendo que algumas pagam até mais.

Você também pode aplicar em CDBs, que pagam entre 90% e 100% da taxa DI, produtos com baixo risco de crédito.

O Tesouro Selic e a poupança são ainda outras opções. A poupança, quase não apresenta rendimento, mas para aqueles que não querem arriscar de modo algum, pode ser a melhor pedida.

FGTS poderá ser usado para quitar parcelas de financiamento imobiliário

Como escolher um investimento para a reserva de emergência?

Um bom investimento para a reserva de emergência, deve ter o seguintes pontos:

  • Liquidez: deste modo o dinheiro pode ser sacado a qualquer momento;
  • Baixo custo: não deve apresentar altos custos administrativos e de Imposto de Renda.
  • Segurança: deve ter cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) ou oferecer mecanismos de segurança.
  • Baixa volatilidade: não deve ter grandes oscilações nesta parte do seu patrimônio.

Qual o valor dos descontos sobre o décimo terceiro?

Quando usar a reserva?

Só é indicado utilizar a reserva de emergência em situações específicas e emergenciais que fujam do seu planejamento financeiro. Gastos superficiais e previsíveis jamais devem ser pagos com o dinheiro guardado, afinal, essa não é a função de uma reserva de emergência.

Veja abaixo algumas situações em que o uso da reserva é indicado:

  • Acidentes;
  • Gastos com saúde;
  • Manutenção ou reparos inadiáveis na casa e no carro;
  • Mudança emergencial de cidade, estado ou país;
  • Dívidas com o cartão de crédito;
  • Perda de emprego.

Crianças em casa? Descubra o que fazer nas férias escolares gastando pouco

Para quem é indicada a reserva de emergência?

Todos deveriam fazer uma reserva de emergência, isso porque qualquer um pode passar por imprevistos indesejados e tendo um dinheiro guardado especialmente para essas ocasiões, é muito mais fácil lidar com essas situações.

Quer iniciar um negócio? Veja como conseguir capital inicial para abrir uma empresa.

Sou freelancer, devo fazer uma reserva de emergência?

Sim, como dito anteriormente, a reserva de emergência é indicada para todos e no caso dos freelancers e autônomos, é ainda mais importante, isso porque a renda desses profissionais passa por muitas variações, portanto não há como prever como será o rendimento que eles terão em cada mês.

A reserva de emergência dos freelas e autônomos deve ser ainda maior da que a dos trabalhadores que exercem suas atividades laborais sob o regime Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Planejamento financeiro 2023: o guia completo

Tem mais alguma dúvida sobre como fazer uma reserva de emergência ou alguma outra? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Perguntas frequentes sobre a FinanZero

Como solicitar o refinanciamento de veículo online com a FinanZero?

Para solicitar o refinanciamento de veículo ou empréstimo com garantia de veículo , acesse o site da FinanZero e siga o passo a passo:

  1. Escolha o valor desejado no formulário, ao mexer a flecha entre R$ 40 mil e R$ 1 milhão;
  2. Indique o número de parcelas desejadas;
  3. Clique em avançar;
  4. Insira os dados pessoais;
  5. Finalize o cadastro;

E pronto! Em até cinco minutos podem aparecer as ofertas pré-aprovadas na tela do seu celular ou computador. Caso seu pedido seja aprovado, o dinheiro cai na conta em até 48 horas úteis! Vale lembrar que a FinanZero ou suas parceiras nunca fazem qualquer tipo de cobrança antecipada para liberação de crédito. Isso é válido para todos os seus canais de atendimento!

Em quantas vezes posso pagar pelo refinanciamento de veículo na FinanZero?

O pagamento do refinanciamento de veículo varia conforme cada parceiro, visto que contamos com mais de 50. De toda forma, a condição geral oferecida pela FinanZero é de pagamento entre 6 e 48 meses.

É importante destacar que para definir o valor do crédito liberado, a taxa de juros e a quantidade de parcelas, as instituições financeiras realizam uma análise de crédito, procedimento realizado para conhecer melhor o cliente e regulamentado pelo Banco Central.

Por isso, as condições oferecidas em nosso site funcionam como uma média, que levam em consideração todo o nosso leque de parcerias.

O que é necessário para fazer um pedido de refinanciamento de veículo na FinanZero?

Para solicitar um refinanciamento de veículo ou empréstimo com garantia de veículo existem quatro requisitos:

  1. Ser maior de 18 anos;
  2. Ter conta bancária, todas as contas são válidas com exceção da conta salário;
  3. Apresentar comprovante de renda, como holerite, extrato bancário, imposto de renda ou pró-labore;
  4. Possuir um veículo (carro, moto caminhão, etc) em seu nome;

O que é refinanciamento de veículo?

O refinanciamento de veículo, também conhecido como empréstimo com garantia de veículo, é uma linha de crédito direcionada para a pessoa física, maior de 18 anos, que possua uma necessidade financeira de maior quantia e menor pressa de liberação do dinheiro. Há a necessidade de deixar um bem como garantia do crédito, um veículo. Contudo, essa necessidade vem com um benefício: juros mais baixos, na comparação com o crédito pessoal.

Para mais informações, confira o post do blog “O que é refinanciamento de veículo?“.

O veículo precisa estar quitado?

Algumas parceiras da FinanZero realizam o refinanciamento de veículos que estão com parcelas vigentes, ou seja, que não foram quitados. Contudo, existe um percentual mínimo de quitação do bem, para que ele seja aceito nessa modalidade de crédito.

Sendo assim, o percentual mínimo exigido costuma variar entre 70% e 80% do financiamento, ou seja, é preciso que o consumidor tenha pago, pelo menos, 70% ou 80% do valor total do bem.

Posso perder o veículo se atrasar as parcelas do empréstimo?

Em caso de não pagamento das parcelas do refinanciamento, existe a possibilidade do cliente perder o veículo, já que o bem é utilizado como garantia de pagamento. No entanto, é válido ressaltar que não é benéfico para a financeira que o bem seja tomado.

Isso porque, o automóvel tomado é leiloado e, para isso, há um custo para a financeira. Além disso, o valor da venda costuma ser baixo e envolve um processo burocrático. Logo, o ideal é que o cliente pague as parcelas do refinanciamento em dia.

Próximo artigo

Como morar fora do Brasil: investimento, oportunidades e muito mais!

Morar fora do Brasil: quais os gastos para isso, quanto é preciso investir e o que levar em consideração nessa decisão. Saiba mais.

Ler artigo completo

0 respostas para “Fuja de apertos financeiros: aprenda como fazer uma reserva de emergência”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo