O extrato do Pix Caixa Tem permite consultar a entrada e saída de recursos da conta, e para obter o documento o usuário deve utilizar o aplicativo.

O Caixa Tem é um aplicativo da Caixa Econômica Federal, criado pelo governo para realizar o pagamento de programas sociais, como o Auxílio Emergencial, FGTS e o BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda). Após seu lançamento, foi disponibilizado também a Poupança Social Digital, que funciona como uma conta digital, aberta aos beneficiários que realizarem a atualização do cadastro.

O aplicativo Caixa Tem pode ser utilizado para outras finalidades, além do recebimento de benefícios, como realizar pagamento de boletos, compras através do cartão de débito virtual ou QR Code e transferências. Além disso, o serviço também disponibiliza o Pix, um sistema de pagamentos instantâneos, criado pelo Banco Central em novembro de 2020.

Diante disso, os usuários do Caixa Tem podem realizar a consulta ao saldo da conta, bem como tirar o extrato do Caixa Tem, inclusive das movimentações realizadas via Pix, conforme mostraremos a seguir.

Caí no golpe do Pix, e agora?

Como tirar o extrato do Pix Caixa Tem?

O extrato do Pix Caixa Tem mostra todas as movimentações realizadas na conta, seja de entrada ou saída. Ou seja, é possível consultar o recebimento de quantias, transferências e também pagamentos realizados. Para isso, basta realizar o seguinte passo a passo:

  • ao acessar a tela inicial do aplicativo, clique na opção “Pix”;
  • então, clique na opção “Extrato, devolução e agendamento”.

Na tela seguinte, serão apresentadas as transações via Pix dos últimos 30 dias. Além disso, é possível selecionar os meses anteriores, que estão disponíveis na parte superior da tela, em ordem decrescente, isso é, do mais recente para o mais antigo.

Para consultar os detalhes das transações, basta clicar em cima da operação desejada, então, será possível verificar data e hora da operação, bem como os dados de quem recebeu ou realizou o pagamento, como nome completo, CPF/CNPJ e dados bancários. É possível, ainda, compartilhar o comprovante, para isso, é preciso clicar no botão de compartilhamento, disponível na parte superior do comprovante.

Precisa ter CNPJ para emitir nota fiscal?

Como cadastrar uma chave Pix no Caixa Tem?

A chave Pix é utilizada para identificar a conta de uma pessoa durante as transações, com isso, ao invés de utilizar agência, número da conta e CPF para efetuar uma transação, basta inserir a chave Pix.

Para cadastrá-la, os usuários podem usar o CPF, e-mail, número do celular ou chave aleatória, que é uma sequência de números e letras gerada automaticamente. Além disso, uma pessoa física pode cadastrar até cinco chaves Pix por conta, contudo, não é possível utilizar a mesma chave em contas diferentes.

Dessa forma, ao cadastrar o número de celular como chave Pix no Caixa Tem, não será possível usá-lo como chave em outra conta. Vale dizer, ainda, que a chave Pix não é obrigatória, porém, para receber ou realizar uma operação via Pix de forma simplificada, isso é, sem utilizar todos os dados bancários, a chave deve ser cadastrada.

Portanto, para cadastrar uma chave Pix no Caixa Tem, é preciso fazer o seguinte:

  • na tela inicial do aplicativo Caixa Tem, clique na opção “Pix”;
  • então, clique em “Cadastrar chave”;
  • escolha qual tipo de chave Pix deseja, se e-mail, celular, CPF ou chave aleatória.

Quem optar pelo e-mail ou celular, deverá digitar a informação e depois confirmar o cadastro. Por outro lado, quem selecionar a opção CPF deverá somente confirmar se o dado está correto, já que o CPF está vinculado à conta no Caixa Tem.

Além do cadastro via aplicativo, a Caixa Econômica realiza o processo através da Central de Atendimento, nos números 4004-0104 para capitais e regiões metropolitanas e 0800-104-0104 para as demais regiões, bem como em uma agência física.

Como agendar um Pix?

Como transferir dinheiro no Pix Caixa Tem?

As transferências via Pix podem ser realizadas a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana. Inclusive, o valor é depositado na conta do recebedor em até dez segundos, isso porque, o reconhecimento da operação acontece em tempo e não há restrição de dias e horários.

Sendo assim, para realizar transferências no Pix Caixa Tem, é necessário fazer o seguinte:

  • ao acessar o aplicativo, clique na área “Pix”;
  • dentre as opções apresentadas, escolha “Pagar”;
  • então, escolha se deseja realizar a transferência através da chave Pix, QR Code, Pix copia e cola, que é um código disponibilizado pelo recebedor, ou se por dados bancários.

Quem optar pela chave Pix, deverá informá-la no campo correspondente, junto ao valor da transferência. Em caso de QR Code, será necessário mirar a câmera do celular para o código em questão, disponibilizado pelo recebedor.

Já para realizar a transferência Pix através do copia e cola, o recebedor deve compartilhar um código, que por sua vez, será copiado e colado no campo correspondente. Por fim, a transferência via dados bancários será feita da maneira tradicional, isso é, informe a agência e número da conta do recebedor.

Em ambos os casos, é de suma importância conferir os dados de quem vai receber a transferência, bem como o valor a ser transferido, a fim de evitar erros que gerem prejuízo posteriormente.

Tem mais alguma dúvida sobre o Pix? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.