Para obter o extrato do Pix do Banco do Brasil, os correntistas podem utilizar o aplicativo da instituição.

Correntistas do Banco do Brasil também podem utilizar o Pix para realizar pagamentos e transferências de forma instantânea. O sistema de pagamento é uma alternativa às tradicionais operações TED e DOC e funciona 24 horas por dia, em qualquer dia da semana.

Ativo desde novembro de 2020, após um ano de seu lançamento o Pix registrou mais de 1 bilhão de transações, segundo dados divulgados pelo Banco Central. Com isso, o sistema de pagamentos instantâneos se mostra cada vez mais comum na vida das pessoas e, por isso, alguns usuários podem precisar do extrato do Pix.

Esse documento, assim como o extrato bancário comum, registra a entrada e saída de recursos, bem como mostra o recebedor, pagador, data e horário da transação. A seguir, vamos explicar como obter o extrato do Pix do Banco do Brasil.

Como funcionam o Pix Saque e o Pix Troco?

Como tirar o extrato do Pix do Banco do Brasil

O extrato do Pix do Banco do Brasil fica localizado no extrato geral da conta, portanto, uma operação realizada via Pix, contará com o termo “Pix”, seguido de “enviado” ou “recebido”. Esses termos servem para que o usuário identifique que se trata de uma transação Pix, bem como para identificar uma entrada ou saída.

Sendo assim, após baixar o aplicativo da instituição, é preciso realizar o login através do número da conta, agência e senha de oito dígitos. Feito isso, basta realizar o seguinte:

  • na tela inicial, clique no botão “Extrato”, disponível logo abaixo do nome;
  • então, na tela seguinte, na parte superior, é só escolher o tipo de conta que deseja consultar, se corrente ou poupança.

As movimentações mais recentes serão mostradas na tela, mas quem preferir pode navegar entre os meses ou definir um período específico, através do ícone de calendário. Para compartilhar o comprovante do Pix no Banco do Brasil, é preciso clicar sobre a operação e, depois, clicar no botão “Salvar ou compartilhar”, disponível logo abaixo.

O documento poderá ser compartilhado ou salvo no próprio dispositivo em formato PDF ou em imagem.

Como cadastrar uma chave Pix no Banco do Brasil

A chave Pix é uma forma de identificar a conta, isso significa que não é necessário preencher o número da agência e conta para realizar uma operação, basta inserir a chave Pix. No momento de cadastrar, o usuário pode utilizar o CPF/CNPJ, e-mail e número de celular.

Além disso, quem preferir não vincular nenhuma dessas informações, pode utilizar a chave aleatória, que nada mais é do que uma sequência de letras e números, gerada automaticamente.

Portanto, para realizar o cadastro do chave Pix, é preciso clicar na área Pix, na tela inicial, e depois clicar em “Cadastrar chave”. Em seguida, basta seguir um dos passos a passos mostrados a seguir, que variam de acordo com o tipo de chave escolhida.

Cadastrar chave Pix CPF

Ao clicar na opção CPF, informe o número do documento, clique em “avançar” e selecione a conta em que deseja vincular essa chave Pix. A seguir, será necessário informar a senha da conta para confirmar o cadastro.

Feito isso, a chave Pix já poderá ser usada.

Cadastrar e-mail como chave Pix

Na tela que mostra as opções de chaves Pix que podem ser cadastradas, clique em “e-mail” e informe o endereço que deseja cadastrar como chave. Em seguida, será enviado um código de validação para o e-mail em questão, que deverá ser inserido na tela posterior.

Após concluir o processo, a chave poderá ser utilizada para transações via Pix.

Cadastrar celular como chave Pix

Para cadastrar o número de celular como chave Pix, o processo é parecido ao e-mail, portanto, ao escolher a opção “número de telefone celular”, é preciso informar o número com DDD e clicar no botão “avançar”. Então, será enviado um código de validação por SMS, que deverá ser inserido na tela seguinte.

Feito isso, a chave Pix será cadastrada e poderá ser utilizada normalmente.

Cadastrar a chave aleatória

Por fim, para cadastrar uma chave aleatória, basta clicar na opção correspondente e no botão “Avançar”. Então, será preciso selecionar a conta em que deseja vincular a nova chave Pix e, por fim, informar a senha de seis dígitos.

Vale lembrar que a chave Pix aleatória é composta por uma sequência de números e letras, gerada pelo próprio sistema.

O que fazer quando a antecipação do saque-aniversário não cai na conta?

Como excluir uma chave no Pix do Banco do Brasil

Após cadastrar uma chave Pix, o usuário pode excluí-la a qualquer momento. Para fazer isso, é necessário acessar a área Pix, disponível na tela inicial do aplicativo do Banco do Brasil. Depois, clique em “Minhas chaves Pix”, localize a chave que deseja excluir e clique nela.

Na tela seguinte, clique no botão “Excluir”, na parte inferior, e confirme a solicitação inserindo a senha. Pronto, a chave Pix será cancelada.

Tem mais alguma dúvida sobre o extrato do Pix? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.