;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Como tirar o Habite-se de um imóvel já construído?

Como tirar o Habite-se de um imóvel já construído?

Compartilhe esse post:

Como conseguir o Habite-se de um imóvel antigo, novo ou que já foi feito há anos?

O que não é popularmente dito entre os engenheiros e seus clientes é que existem duas maneiras de se obter a Certidão de Baixa de Construção. Conhecido como o Habite-se, a primeira é quando vai se construir uma edificação ou reformá-la.

Dessa forma, um profissional habilitado faz um projeto de acordo com as normas da prefeitura do local em questão e com o Código de Obras e faz a aprovação desse projeto.

Com isso, após aprovado, o órgão expede uma permissão para ser feita a construção, chamado de alvará, que permite, dessa forma, a regulamentação do imóvel.

Sendo assim, ao construir o imóvel, de acordo com o projeto aprovado, é informado a prefeitura que o mesmo está entregue.

Certamente, ao estar tudo certo, a Prefeitura emite a Certidão de Baixa de Construção, o Habite-se como dito antes.

A segunda maneira de obter o Habite-se é pela Anistia.

O imóvel que está dentro dos requisitos da Lei da anistia pode ser regularizado. Dessa forma, um profissional habilitado executa um levantamento desse imóvel e, além disso, realiza um projeto de acordo com as normas do local de origem.

O projeto e imóvel são vistos pela prefeitura. A mesma solicita ainda algumas reformas e/ou aplicação de multas.

Assim que houver sido atendido as solicitações e pagamento de multas a Certidão de Baixa e Habite-se são expedidas,

São até 10 ofertas pré-aprovadas de empréstimo pessoal para você comparar, vem para a FinanZero!

Quem pode fazer o projeto do Habita-se?

O projeto do Habita-se é um documento com especificações únicas e certificadas. As quais mantem o compromisso de um(a) Arquiteto ou Engenheiro habilitado e com conhecimentos sobre a legislação.

Qual o passo a passo para tirar o Habita-se?

  • Fazer o um documento com o levantamento Arquitetônico do Imóvel;
  • Elaborar o projeto no padrão da Prefeitura (pranchas, planilha);
  • Providenciar toda a documentação pedida;
  • Fazer o protocolo do projeto na Prefeitura (Portal de Edificações) e pagar guias relativas a exames de projeto e/ou vistoria;
  • A Prefeitura, fará a análise do projeto de levantamento e a vistoria no imóvel, para verificar a fidelidade dos desenhos em relação à edificação concluída, bem como se há pendências para a concessão da baixa.

Como é a validação do projeto pela prefeitura?

A Prefeitura vê o projeto e dá a Baixa de Construção, o Habite-se. Que informa os valores dos preços públicos (multas) e de outras taxas a ser pagos para que a Certidão de Baixa, o Habite-se, possa ser retirada.

O Habita-se pode ser entregue com obra em pendências?

Não. Elegível apenas quando tudo está em ordem.

Vale, ainda, ressaltar que: após a:

  • quitação dos débitos (Taxas e Multas);
  • a Certidão de Baixa de Construção;
  • o Habite-se é dado com a Certidão de Endereço Oficial.

Veja também – Como utilizar o FGTS na compra de imóvel?

Como funciona a aprovação com a anistia?

Veja o passo a passo a fim de conseguir a anistia:

  • Elaborar o projeto no padrão da Prefeitura (pranchas, planilhas, etc);
  • Providenciar toda a documentação especifica (formulários, requerimento);
  • Realizar o protocolo do projeto na Prefeitura (Portal de Edificações) e pagar guias relativas a exames de projeto e/ou vistoria;
  • A Prefeitura licenciará o projeto, disponibilizando o Alvará de Construção;
  • Executar a obra de acordo com o projeto aprovado / licenciado; Providenciar toda a documentação especifica (formulários, requerimento) para abrir um processo de comunicado de término de Obra;
  • Abrir um processo de comunicado de término de Obra, emitir e pagar as guias do serviço;
  • A Prefeitura fará vistoria de término de obras para verificar a fidelidade do projeto licenciado, bem como se há pendências para a concessão da Baixa;
  • Após a vistoria, não havendo pendências de obra e/ou documentais, a Prefeitura concederá a Certidão de Baixa de Construção, o Habite-se.

Como saber se um imóvel tem Habite-se?

Através do número da matrícula do imóvel. Com isso, o cidadão tem que ir, posteriormente, ao Cartório de Registro de Imóveis o qual foi registrado o imóvel e solicita uma Certidão de Inteiro Teor. A mesma irá certificar o o Habite-se.

Preciso de dinheiro para o Habita-se. E agora?

Se você precisa de dinheiro para esse ou qualquer outro documento da sua casa a FinanZero pode ajudar!

Somos um buscador de crédito que oferece a melhor oferta de acordo com o seu perfil. Venha conhecer nossos produtos:

Refinanciamentos

De veículo de casa, as duas seguem a mesma linha: a pessoa que fechar o contrato precisa passar o bem para o nome da instituição enquanto o empréstimo estiver em andamento.

Veja mais – Projeto de lei permite uso do FGTS para gastos com educação e reforma

Contudo, se o solicitante não pague o banco pode pegar o imóvel ou automóvel para si.

No entanto, durante o empréstimo, o bem continua com a pessoa para usar da forma que preferir.

Empréstimo pessoal

Conhecido ainda como crédito pessoal, é uma modalidade oferecida para pessoas físicas e é ideal para solucionar emergências financeiras. Entretanto é diferente dos apresentados anteriormente. Pois, não há necessidade de colocar um bem como garantia. Assim é um crédito simples e sem burocracia.

Além disso, ficou com mais alguma dúvida sobre o assunto? Decerto que você pode deixar aqui! E, não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Auxílio Emergencial será estendido até 2021?

O benefício surgiu para ajudar os trabalhadores informais e desempregados durante a pandemia, mas ele vai ser estendido?

Ler artigo completo

1 resposta para “Como tirar o Habite-se de um imóvel já construído?”:

  1. Alberes da Cunha Pacheco. disse:

    Moro há 35 anos em casa construída em terreno próprio registrado em Cartório. Preciso do habite-se para a averbação. Pago corretamente o IPTU. A Prefeitura exige documentos como o imóvel tenha sido construido recentemente para expdir o habire-se Está correto?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
    Solicite seu empréstimo