Índice de conteúdo
No caso de financiamentos, o valor do FGTS pode ajudar a reduzir o valor das parcelas
O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um direito de todo trabalhador do regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). E, na prática, funciona como uma espécie de seguro do brasileiro, principalmente em casos de demissões sem justa causa.
Além disso, o valor do FGTS também pode ser utilizado no mercado imobiliário, inclusive para financiamentos. Para isso, o serviço está disponível:
O saldo da conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pode ser utilizado no pagamento da casa própria, podendo ser:
O valor do FGTS pode ser usado para comprar um imóvel residencial urbano, novo, usado, concluído ou em construção para moradia própria. Além disso, a casa deve ser financiada pelo SFH.
No entanto, é importante ressaltar que o dinheiro do FGTS não pode ser utilizado na compra de:
Além da opção anterior, o trabalhador por utilizar o FGTS para amortização do saldo, isto é, para reduzir a dívida por meio de um pagamento parcial.
Por isso, o trabalhador pode usar o FGTS para quitar totalmente ou de forma parcial a dívida do imóvel, desde que o contrato de financiamento esteja assinado no Sistema Financeiro de Habitação.
Por fim, o trabalhador também pode usar o FGTS para diminuir o valor das prestações em até 80%, em 12 meses consecutivos. No entanto, é necessário que assinar o contrato no Sistema Financeiro de Habitação.
Veja mais – Projeto de lei permite uso do FGTS para gastos com educação e reforma
Para comprar um imóvel com o valor do FGTS, é necessário que o trabalhador cumpra alguns requisitos, como:
Além disso, o imóvel também precisa estar dentro de alguns critérios, como:
Além disso, segundo a Caixa, o cliente pode pedir a amortização do saldo com o FGTS quantas vezes desejar. No entanto, para isso, é preciso esperar no mínimo dois anos para solicitar novamente no mesmo financiamento.
Além disso, trabalhadores avulsos podem apresentar declaração do órgão gestor da mão de obra ou do sindicato.
Ficou com mais alguma dúvida sobre a amortização do fgts? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
E pra quem mora em favela e não paga nenhum tipo de imposto?