O Cartão Cidadão pode ser utilizado para saque nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Criado pelo governo federal e emitido pela Caixa Econômica Federal, o Cartão Cidadão é considerado um facilitador de acesso a benefícios trabalhistas e sociais, pois unifica as contas funcionais de pessoas que têm direito ao recebimento e saque de diversos benefícios.

Vale dizer que só pode solicitar o Cartão Cidadão quem possui algum benefício a receber. Além disso, quem já possui uma conta na Caixa Econômica, seja poupança ou corrente, não precisa solicitá-lo, já que o valor será creditado automaticamente na conta em questão.

Cartão Cidadão: senha bloqueada, como desbloquear?

Para que serve o Cartão Cidadão?

Como dito inicialmente, o Cartão Cidadão serve para receber e sacar valores recebidos através de benefícios sociais e/ou trabalhistas. Portanto, através dele é possível ter acesso:

  • Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família;
  • Parcelas do seguro desemprego;
  • Abono salarial;
  • Saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • Rendimentos do Programa de Integração Social (PIS).

Isso significa que é possível utilizar um mesmo cartão, para sacar diversos benefícios diferentes, conforme mostrado acima.

Como faço para ter o Cartão Cidadão?

A primeira coisa a ser levada em consideração, é que para obter o Cartão Cidadão, é necessário ter direito ao recebimento de um dos benefícios citados no tópico anterior. De acordo com a Caixa, a emissão do cartão está condicionada à existência de benefícios disponíveis.
Sendo assim, para solicitar o Cartão Cidadão é preciso se dirigir a uma agência Caixa com os seguintes documentos:

  • documento de identificação com foto, como RG ou CNH;
  • número do NIS, NIT ou PIS/PASEP;
  • comprovante de residência recente.

Outra forma de solicitar o Cartão Cidadão é por telefone, através do Atendimento Caixa ao Cidadão, disponível no número 0800-726-0207. Para isso, é necessário ter em mãos o número do NIS, NIT ou PIS/PASEP e também o RG. Após concluir a solicitação, o cartão será entregue na residência do beneficiário entre 20 e 30 dias corridos.

É possível sacar o FGTS pedindo demissão?

Tem como fazer o Cartão Cidadão pela internet?

Atualmente não é possível solicitar o Cartão Cidadão pela internet. Portanto, quem possui algum benefício a receber, deve comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal ou entrar em contato com a instituição para solicitar o cartão, conforme explicamos acima.

Como usar o Cartão Cidadão no caixa eletrônico?

O Cartão Cidadão pode ser utilizado nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, dessa forma, para sacar o valor recebido, é preciso ter em mãos o cartão e digitar a senha cadastrada previamente.

Além disso, os beneficiários também podem realizar o saque em Casas Lotéricas e nos correspondentes bancários Caixa Aqui. Em ambos os casos também é preciso ter o cartão em mãos, bem como digitar a senha. Entretanto, nas Lotéricas, é comum que seja necessário apresentar um documento de identificação com foto para concluir a operação.

Vale ressaltar, contudo, que não é possível utilizar os caixas eletrônicos da rede Banco24Horas. Isso porque, apesar da Caixa possuir convênio com a rede em questão, o serviço não se aplica a benefícios federais, logo, não é possível usá-lo.

Empregada doméstica tem direito ao seguro-desemprego?

Como verificar o saldo do Cartão Cidadão?

Para verificar o saldo disponível no Cartão Cidadão, basta acessar o site da Caixa Econômica e informar o CPF, NIS ou e-mail, junto à senha cadastrada previamente. Caso ainda não possua cadastro, é possível realizá-lo neste mesmo link, através do botão “Cadastrar/Esqueci senha”, disponível logo abaixo do campo de login.

Outra opção de consulta ao saldo do Cartão Cidadão é a partir do Atendimento Caixa ao Cidadão, citado anteriormente, o 0800-726-0207. Então, ao entrar em contato, é só selecionar a opção “Consulta ao saldo” e fornecer o dado solicitado.

Tem mais alguma dúvida sobre o Cartão Cidadão? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.