Saiba quais documentos são aceitos como comprovante de residência para quando é necessário demonstrar com certeza o local em que você reside

Comprovante de moradia, ou comprovante de residência são documentos que mostram onde a pessoa reside. Muitas vezes servem para:

  • Cadastros do governo;
  • admissões em empresas;
  • aberturas de conta em bancos;
  • solicitação de cartão de crédito;
  • pedidos de empréstimo;
  • inscrições de cursos.

Esse documento em questão pode ser solicitado com o propósito de identificar:

  • situação econômico do local de residência;
  • entendimento geográfico da região;
  • credibilidade;
  • estado de vulnerabilidade, ou não, da residência.

Tal objeto comprobatório nada mais é do que um papel, que prove que a pessoa possui uma residência fixa. Desse modo, ele serve para que as instituições evitem fraudes estelionatários e golpes.

Sabe o que isso quer dizer?

Que como e ele o responsável por mostrar aonde cada pessoa está morando, ele é um documento necessário algumas vezes para o cadastro de empresas que fazem cobranças.

Tá bem? Mas se é um documento ele precisa ser tirado no cartório? Ou pode ser feito em casa?

Calma que vamos te explicar!

O que serve como comprovante de residência?

Pois, bem! Antes de mais nada é importante entender o que pode servr como comprovante.

Em primeiro lugar é importante saber que ele não é algo que todo mundo vai até algum local retirar, como o RG ou o CPF. O comprovante de residência pode ser qualquer coisa que tenha o nome da pessoa e fale sobre onde ele more.

Hoje não há lei que determine o que serve como comprovante de residência, o governo federal possui uma lista dos que são aceitos em seus procedimentos e que normalmente são aceitos nas demais entidades e empresas. São eles:

  • contas de consumo do imóvel, como IPTU, água, luz, gás, TV, internet e telefone;
  • contrato de aluguel, com reconhecimento em firma;
  • declaração recente de imposto de renda;
  • carnê de cobrança do IPVA;
  • demonstrativos do INSS, FGTS ou algum órgão público;
  • multas de automóveis;
  • demonstrativos bancários, como extrato e fatura;
  • declarações de residência, feitas a próprio punho e autenticadas em cartório pelo dono do imóvel (em caso de moradia de aluguel);
  • contas pessoais, como plano de saúde, boletos escolares e conta de celular.

Agora, se você não tem nenhum desses documentos, confira como fazer um neste link.

Confira mais clicando aqui – Tudo o que você precisa saber sobre o IPVA e IPTU

Qual a validade de um comprovante de residência?

A validade não é definida ou determina. Pois, nesse caso a instituição que vê a necessidade de ter em mãos esse papel é responsável por definir o tempo de atualização de entrega e por quanto tempo é válido.

A maioria dos lugares que solicitam o comprovante ressaltam que ele deve ter no máximo 90 dias de emissão, após isso pode constar como antigo para operações fiscais.

Não tenho nenhuma correspondência em meu nome. Como conseguir um comprovante?

Com a modernidade tudo é digital, não é mesmo? Isso incluí faturas e boletos mensais que podem ser pagos com alguns cliques. Mas, isso contribui com a diminuição de comprovantes de moradia físicos.

Para esses casos, basta ter uma testemunha que a pessoa reside sobre o endereço informado para fazer uma declaração preenchida a próprio punho e reconhecer em cartório com qualquer correspondência do endereço declarado (mesmo que a carta seja antiga), seguindo o modelo abaixo:

“DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA

Eu, _____________, brasileiro (a), portador (a) da Identidade nº ______e CPF nº ___________ , residente e domiciliado no endereço _______________, nº _, bairro ___________ e CEP: ________, declaro para devidos fins de comprovação de residência que ______________, brasileiro (a), portador (a) da Identidade nº _____________ e CPF nº ___________, reside no endereço citado acima conforme comprovante em anexo, em meu nome.

________, _ de ____________ de 20____.

Assinatura do declarante”

Alguns lugares também aceitam comprovantes em nome de parentes para verificação, como filhos, mãe e pai. No entanto, deve ser entregue junto com algo que mostre o parentesco.

Como assim?

Com o comprovante no nome do cônjuge, por exemplo, a certidão de casamento é essencial para comprovação.

Por fim, ficou com mais alguma dúvida sobre comprovante de residência? Deixe aqui pra gente, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.