FinanzeroBlogCrédito

Consórcio para quitar financiamento vale a pena?

Consórcio para quitar financiamento vale a pena?

Compartilhe esse post:

Usar um consórcio para quitar financiamento é uma das possibilidades que essa linha de crédito tem. Saiba como esse processo funciona.

Na hora de realizar o sonho da casa própria, muita gente acaba recorrendo ao financiamento ou ao consórcio imobiliário. Isso porque essas são as duas opções mais viáveis para quem não tem condições financeiras de fazer o pagamento à vista.

Ambas as modalidades de crédito permitem que o imóvel seja adquirido de forma parcelada. Entretanto, suas características são distintas em todas as etapas.

De qualquer forma, muita gente não sabe, mas é possível utilizar um consórcio para quitar financiamento. Pensando nisso, falaremos mais sobre esse tema e explicaremos como essa estratégia funciona. Acompanhe:

Crédito imobiliário: como escolher o melhor para você

Quais as diferenças entre o consórcio e o financiamento?

Antes de entender como usar o consórcio para quitar financiamento, é muito importante entender como cada uma dessas modalidades funciona e quais são as diferenças entre elas.

Uma das principais diferenças está no fato de que ao financiar um imóvel, o comprador já pode usufruir do bem enquanto vai pagando as prestações. Já no consórcio, o solicitante precisa ser mais paciente, uma vez que é necessário aguardar ser contemplado para receber a carta de crédito.

Mas para exemplificar melhor, veja:

Financiamento

Nesse caso, o consumidor faz o pedido do crédito a um banco ou instituição financeira, com o intuito de comprar uma casa ou apartamento. Após a provação do valor, o indivíduo tem acesso ao bem, pagando a dívida parceladamente, diretamente ao credor.

Consórcio

Já no consórcio, o tomador entra em um grupo de pessoas que têm o interesse em adquirir o mesmo bem. Sendo assim, todos os participantes fazem pagamentos mensais para montar um fundo.

Todos os meses são realizados sorteios, que vão selecionar um consorciado para receber a carta de crédito para a compra do imóvel. Outra forma de ser contemplado é por meio de lances durante as assembleias.

Sistema Financeiro Habitacional: Como comprar um imóvel pelo SFH

Como usar o consórcio para quitar financiamento?

Se você resolveu que ser usar um consórcio para quitar financiamento, saiba que é preciso entender exatamente como esse processo funciona.

Basicamente, seria da seguinte maneira: um indivíduo tem um financiamento imobiliário em seu nome, mas resolve usar a carta de crédito do consórcio para quitar ou amortizar o saldo devedor.

Essa técnica só se tornou possível no ano de 2022, quando a Lei dos Consórcios foi assinada.

Mas é importante ressaltar que existem algumas regras para que esse processo possa ser feito. Veja quais são:

  • Ambas as modalidades de crédito precisam ser de mesma titularidade;
  • A possibilidade precisa estar descrita no contrato;
  • O valor da carta de crédito deve ser igual ou superior ao saldo devedor;
  • Isso só pode ser feito em contratos posteriores ao ano de 2009;
  • Tanto o consórcio quanto o financiamento precisa ser do mesmo segmento, nesse caso é o imobiliário.

Para efetuar o processo é preciso que o tomador esteja com a carta de crédito em mãos. Em seguida, basta entrar em contato com a empresa responsável pela compra do imóvel e solicitar a quitação do financiamento com o consórcio.

Outro ponto que deve ser destacado é que a administradora do consórcio e a instituição financeira responsável pelo financiamento precisam estar em sintonia. A operação deve ser feita com a concordância de ambas.

O que é financiamento pró cotista?

Além de usar o consórcio para quitar financiamento, quais são as outras opções?

A forma mais tradicional de usar um consórcio imobiliário é para a aquisição de um imóvel. Mas como estamos vendo neste post, também há a possibilidade de pagamento de financiamento.

Mas além dessas opções, o tomador pode: comprar terrenos, construir ou reformar.

Vale ressaltar que o consórcio ainda pode ser uma opção de investimento, que serve como uma forma de garantir uma aposentadoria mais tranquila e segura.

Quais as vantagens de usar um consórcio para quitar financiamento?

Agora que você já sabe como usar um consórcio para quitar financiamento, que tal entender quais são as vantagens disso? Veja:

Boa parte dos financiamentos imobiliários chegam aos 30 anos de parcelamento. Boa parte das pessoas têm receio de contratar essa linha de crédito por conta do prazo que é muito extenso.

Uma boa vantagem de usar a carta de crédito é que há a possibilidade de economizar até 60% do seu saldo devedor. Além disso, ao adiantar o pagamento da dívida, você consegue eliminar os juros e algumas taxas extras.

Outro ponto positivo é a oportunidade de reduzir o prazo de pagamento em até 20 anos.

Afinal, vale a pena usar um consórcio para quitar financiamento?

É preciso compreender que usar um consórcio para quitar financiamento pode ser uma boa opção, principalmente para quem quer aproveitar os benefícios mostrados no tópico anterior.

Isso acontece porque o consumidor tem a oportunidade de se livrar de uma obrigação financeira mais extensa, por uma menor. Além disso, permite ter uma folga no orçamento, podendo colocar as contas em dia.

De qualquer forma, antes de tomar uma decisão, procure saber quais são os detalhes contratuais. Afinal, qualquer operação que envolva o mercado imobiliário precisa de atenção.

Você tem mais alguma dúvida sobre como usar um consórcio para quitar financiamento? Caso tenha, deixe aqui seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

O que é financiamento pró cotista?

Saiba o que é o financiamento pró-cotista, como funciona, quais são as regras e condições, vantagens e desvantagens e como solicitar.

Ler artigo completo

0 respostas para “Consórcio para quitar financiamento vale a pena?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo