“Bug” do aplicativo Caixa TEM pode apresentar a mensagem de conta não localizada; veja como solucionar

Diversos internautas estão apresentando queixas no Twitter sobre o aparecimento da mensagem “Conta não localizada” no aplicativo Caixa TEM nesta terça-feira (28). O app para smartphones é o meio de acesso à Poupança Social Digital, conta sem taxas e tarifas que o governo utiliza para fazer pagamentos em meio à pandemia do coronavírus.

Dentre os pagamentos realizados estão o auxílio emergencial, o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda e o saque emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Veja também – Faça a cotação e receba ofertas pré-aprovadas com o simulador de empréstimo pessoal!

“Conta não localizada”

A mensagem da conta não localizada aparece após o usuário informar seu CPF no app, seguida de “Não identificamos Poupança Social Digital aberta para você”.

Entretanto, esta mensagem significa que a conta foi criada sim, pois o texto que aparece para quem ainda não possui a poupança criada é “Verifique sua solicitação”.

Atualização do aplicativo Caixa TEM

A primeira recomendação para quem for notificado que a conta não foi localizada é atualizar o app. Isto pode ser feito desinstalando e instalando o Caixa TEM no dispositivo, ou apertando o botão “Atualizar” se estiver disponível:

A última atualização do aplicativo disponibilizada pela Caixa Econômica Federal (CEF) até a publicação deste post havia sido feita em 24 de julho de 2020.

Limpeza de cache e de dados do Caixa TEM

Também vale a pena limpar o cache e os dados da aplicação no dispositivo smartphone. Basicamente, isto força a atualização da comunicação entre o aparelho e o sistema provedor da Caixa. Veja como fazer a limpeza:

  1. Acessar as configurações do app;
  2. Selecionar “Aplicativos” ou “Gerenciar aplicativos”;
  3. Encontrar e tocar no Caixa TEM;
  4. Selecionar “Armazenamento”;
  5. Tocar em “Limpar cache” e em seguida em “Limpar dados”;

Veja também – FGTS emergencial sumiu do saldo e não entrou no Caixa TEM. O que fazer?

Permissões do Caixa TEM no celular

Caso a mensagem ainda apareça, também é possível checar se o aplicativo Caixa TEM está com as permissões ativadas no aparelho. Para fazer esta checagem basta:

  1. Acessar as configurações do app;
  2. Selecionar “Aplicativos” ou “Gerenciar aplicativos”;
  3. Encontrar e tocar no Caixa TEM;
  4. Tocar em “Permissões”;
  5. Dar permissão para o app a todas as funções do celular;

Forçar a parada do app Caixa TEM

Por fim, a última dica é forçar a parada do aplicativo Caixa TEM. O passo-a-passo desta função é similar ao tópico anterior, confira abaixo:

  1. Acessar as configurações do app;
  2. Selecionar “Aplicativos” ou “Gerenciar aplicativos”;
  3. Encontrar e tocar no Caixa TEM;
  4. Tocar em “Forçar a parada”;
  5. Confirmar na tela seguinte;

Veja também – Como resolver o “sistema modificado” no Caixa TEM?

Ativação da Poupança Social Digital do Caixa TEM para receber o FGTS emergencial

Um ponto a destacar é que a Poupança Social Digital só fica disponível para acesso após a aprovação do benefício emergencial ou do auxílio emergencial para quem recebe algum destes pagamentos do governo.

Contudo, no caso de quem recebe o FGTS emergencial e não recebeu outro benefício pelo Caixa TEM, a ativação da Poupança Social Digital deve ser feita. Este processo se dá pelo aplicativo “FGTS”, que também é da Caixa:

Após o cadastro do usuário e a entrada no app, haverá uma área intitulada “Saque emergencial do FGTS”. É nesta área que o usuário, que não recebeu o auxílio emergencial ou o BEm, poderá dar a permissão para a criação de sua Poupança Social Digital no app Caixa TEM. Quem recebeu ou foi aprovado para receber o benefício emergencial ou o auxílio não precisa fazer essa ativação.

A última atualização do app “FGTS”, do dia 18 de julho de 2020, conta com a confirmação e a inclusão do número de um celular smartphone para aumentar a segurança virtual.

Isto, pois o número de golpes e fraudes financeiras entorno dos benefícios aumentou consideravelmente na quarentena e na pandemia do coronavírus. É essencial que todos os beneficiários do FGTS emergencial façam o cadastro do número do seu celular no app para evitar estelionatos.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o Caixa TEM? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.