No Dia do Bancário, contamos mais sobre essa profissão importante para tantas transações financeiras

Pagamento de salários, recebimento de boletos, emissão de comprovantes, pagamentos de auxílios, como o abono salarial e o auxílio emergencial, por exemplo.

Todas essas transações financeiras fazem parte do dia a dia de um bancário, profissionais que são celebrados nesta sexta (28), quando se comemora o Dia do Bancário.

Para quem acha que ser bancário é um trabalho simples está muito enganado!

O bancário é extremamente importante para que o mercado financeiro flua – desde nossos boletos e salários até grandes ações.

Veja também – Casa Verde e Amarela: o que é, como funciona e quem tem direito?

O que faz um bancário?

Esse conceito vem mudando muito ao longo dos anos, especialmente em função da tecnologia.

De forma básica, um bancário é responsável pelas rotinas de pagamentos, saques, abertura e fechamentos de contas, aconselhamento financeiro e venda de produtos como planos de capitalização, investimentos, seguros e consórcios.

Hoje, uma parte deste trabalho pode ser feito digitalmente – via aplicativo de bancos, por exemplo.

Mas, ainda assim, por trás dessas transações on-line ainda há um profissional administrativo, como os bancários.

Faça a cotação e receba ofertas pré-aprovadas com o simulador de empréstimo pessoal da FinanZero!

Qual a importância dessa profissão?

Além do atendimento aos clientes, os bancários também cumprem funções administrativas que complementam o expediente.

Algumas são virtuais, como baixas em sistema de cadastro e fechamento de caixas, e outras são físicas, como contagem de dinheiro nas transações feitas no dia.

Quem pode ser bancário?

Para aqueles que querem ser bancários em bancos públicos, como a Caixa, é preciso fazer concurso. Em geral, os editais pedem Ensino Médio completo.

Em instituições privadas, no entanto, é preciso se candidatar às vagas. O mais comum é começar carreira via programas de trainee e estágio. Nesses casos, os perfis mais próximos são os de pessoas cursando Administração de Empresas, Direito, Marketing, Tecnologia da Informação, Contabilidade e algumas Engenharias.

Leia: Cadastro do SUS: até quando pode ser atualizado?

E empréstimo?

Durante muito tempo, os bancários eram também os únicos responsáveis por análise e concessão de empréstimos e outros tipos de créditos.

Hoje, porém, há empresas digitais que atuam neste mercado. Seja na forma de análise de crédito ou como buscadores de empréstimos – como a gente, aqui na FinanZero.

E os bancos continuam sendo importantes nesses processos!

Muitos bancos, por exemplo, trabalham como nossos parceiros, fazendo parte da nossa carteira de instituições disponíveis quando você simula um empréstimo.

Esse cenário garante que você tenha em mãos todas as opções para decidir qual o melhor empréstimo para você.

Gostou do conteúdo? Comente! E feliz dia do bancário para todos os profissionais da área <3

Não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.