Dia Nacional do Trânsito: data busca levar conscientização
Índice de conteúdo
25 de setembro coloca em evidência a importância da educação no trânsito
A Semana Nacional do Trânsito acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, e tem como data principal o dia 25. A campanha propõe o objetivo de promover debates para conscientizar a população em geral sobre um trânsito mais seguro.
A Semana Nacional de Trânsito foi instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no ano de 1997. Desde então todo ano diversas atividades são realizadas para a população nacional.
Veja também – Refinanciamento de veículos para negativados
Quais são os principais acidentes no trânsito?
Acidentes envolvendo motocicletas lidera o ranking, com 70 mil indenizações dentro de todo o Brasil. A maioria das vítimas é composta por condutores que estão entre a faixa etária dos 25 aos 40 anos, além disso, 75% são homens. Pedestres aparecem em segundo lugar como vítimas fatais nos acidentes, muitas vezes por estarem andando fora da faixa de que permite a travessia com maior segurança.
Situações que causam o maior número de acidentes;
- Falta de atenção 42461
- Não guardar distância de segurança 8130
- Velocidade incompatível 6024
- Defeito mecânico em veículo 5403
- Animais na Pista 4203
- Desobediência à sinalização 4055
- Dormindo 3367
- Ingestão de álcool 3130
- Ultrapassagem indevida 2841
- Defeito na via 2349
O que fazer para redução dos números?
Ações como utilizar o:
- cinto de segurança;
- respeitar o limite de velocidade;
- prestar atenção no fluxo de veículos e pedestres;
- além de manter uma distância segura entre veículos e não usar aparelhos celulares enquanto dirige, são algumas das medidas simples que todos devem realizar todos os dias;
- e é claro, não dá pra esquecer: “Se beber não dirija”.
Leia também – Enem 2020: Inep abre inscrição para professores auxiliarem na elaboração da prova
Direção segura no trânsito
De acordo com uma pesquisa do Departamento de transporte britânico, quando ocorre uma colisão com o carro acima de 64km/h, 85% das pessoas que estão no carro morrem e os 15% restantes sofrem algum tipo de lesão.
Quando um carro acima da velocidade permitida bate em um obstáculo, ocorrem, três colisões ao mesmo tempo: a do carro em si, dos passageiros com o interior do carro e dos órgãos internos dos passageiros contra o corpo. Por isso, quanto mais alta for a velocidade, maior o impacto.
Outros fatores que também são grandes causadores de acidente são: tempo, como chuva e neblina ou pista defeituosa.
Como esses fatores não dependem totalmente do motorista, todo cuidado é pouco. Quando estiver chovendo muito, diminua a velocidade, acenda os faróis e sempre faça a redução das marchas enquanto diminui a velocidade do carro.
Veja também – Pensando em financiar o carro? Saiba agora como fazer
Manutenção do carro evita acidentes
Um fator crucial para manter o veículo sempre em segurança é manter a manutenção em dia, evitando possíveis falhas no funcionamento.
A revisão do carro deve ser feita conforme a orientação do fabricante para que não se tenha problemas quando está no meio da via. Não deixe para visitar o mecânico apenas quando o carro der problema, esse é um erro grave da população.
As revisões não costumam custar caro, mas se o problema for dinheiro não arrisque sua vida, pois a FinanZero pode ajudar! Com um empréstimo pessoal sem burocracia você sai com o dinheiro na conta em até 48 horas e poderá fazer a revisão do carro sem dor de cabeça. Simule já!
Ficou com mais alguma dúvida sobre o Dia Nacional do Trânsito? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Dia Nacional do Trânsito: data busca levar conscientização”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios