É melhor pagar o mínimo do cartão ou parcelar a fatura?
Índice de conteúdo
Muitas vezes a fatura do cartão chega e não há como pagá-la integralmente, então, o que é melhor fazer?
Nesta situação, muitos optam por pagar o mínimo do cartão e não parcelar a fatura. O ideal é que a fatura seja paga integralmente até a sua data limite de vencimento, para que ocorram a incidência de juros e multas.
Pagar a fatura integralmente, porém, não é sempre possível, por isso muitos tem dúvidas do que fazer neste caso.
O primeiro fato a ser destacado é que deixar de realizar o pagamento da fatura não deve ser uma opção, visto que deste modo, o nome do cidadão provavelmente ficará “sujo”.
Para entender se é melhor pagar o mínimo do cartão ou parcelar a fatura, é preciso primeiro descobrir a diferença de cada uma dessas ações. Veja abaixo.
Como alterar o limite do cartão no app Nubank?
Qual a diferença entre pagar o mínimo do cartão e parcelar a fatura?
A maioria dos cartões de crédito oferecem aos clientes a possibilidade de eles realizarem o pagamento mínimo da fatura, ou seja, o pagamento mínimo de tudo o que foi gasto durante o mês.
Pagando o mínimo do cartão, o cliente do banco entra no crédito rotativo, onde os juros incidem sobre o valor em aberto da fatura.
Caso o pagamento do mínimo do cartão não seja realizado, o bloqueio do cartão poderá ocorrer por não pagamento e o nome do cliente poderá ir para os órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa.
Apesar disso, além da possibilidade de pagar o mínimo do cartão, alguns bancos oferecem também a chance de parcelar a fatura.
Segundo a resolução n° 4.549, do Banco Central do Brasil (BACEN), o crédito rotativo só pode ir até o vencimento da fatura do mês seguinte, ou seja, 30 dias depois.
Passado este período, o crédito rotativo é convertido em outra modalidade: o parcelamento do saldo devedor da fatura. Nesta modalidade, o saldo do cartão é parcelado como um empréstimo, contando uma taxa de juros própria.
Geralmente, esta taxa costuma ser menor que a do
crédito rotativo.
Agora, sabendo as diferenças entre estas duas operações de crédito, vale a pena optar por qual?
Afinal, é melhor pagar o mínimo do cartão ou parcelar a fatura?
Entre essas duas opções, o mais indicado é parcelar a fatura. O pagamento mínimo só é indicado caso o cliente saiba que terá como pagar o valor da dívida no próximo mês e precisa apenas de tempo para isso.
Outra opção também, é contratar um empréstimo pessoal com uma baixa taxa de juros, uma simulação pode ser feita na FinanZero, por meio deste link.
Ainda que o parcelamento da fatura tenha juros menores do que o crédito rotativo, cada uma destas modalidades tem suas vantagens e desvantagens. Confira abaixo.
Como alterar a conta bancária cadastrada no app FGTS?
Quais as vantagens e desvantagens de pagar o mínimo do cartão e parcelar a fatura?
As duas operações têm seus prós e contras, por isso, para de fato escolher qual optar, é importante conhecer as vantagens e desvantagens de ambas operações de crédito.
Pagamento mínimo
Compromete o limite do cartão, já que o banco só libera crédito referente à parte paga da fatura. Além disso, é preciso dar atenção aos juros que incidem sobre o valor em aberto, já que eles podem restituir uma boa parte do valor mínimo pago.
É importante destacar que os juros do crédito rotativo são compostos.
Um ponto positivo de realizar o pagamento mínimo do cartão, é que esta operação evita que o nome do cliente vá parar nos órgãos de proteção ao crédito, evitando que o cartão seja bloqueado. Ademais, o cliente ganha tempo para conseguir quitar a dívida.
Parcelamento da fatura
O parcelamento da fatura fixa uma taxa de juros, normalmente inferior aos juros do crédito rotativo. Além disso, esta operação possibilita que o valor em aberto seja pago por um prazo maior.
Parcelar a fatura ajuda ainda a organizar melhor a fatura e o saldo do cartão.
Uma desvantagem é que o limite do cartão fica comprometido e vai voltando aos poucos, conforme os pagamentos forem sendo efetuados.
Ficou com mais alguma dúvida sobre se é melhor pagar o mínimo do cartão ou parcelar a fatura ou alguma outra? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “É melhor pagar o mínimo do cartão ou parcelar a fatura?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios