;
FinanzeroBlogSem categoria

Eleições 2020: candidatos indígenas aumentam 27%

Eleições 2020: candidatos indígenas aumentam 27%

Compartilhe esse post:

Por ora, estão registrados 2.177 candidatos indígenas em 2020, contra 1.715 em 2018

Em resumo, dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) indicam que a maioria dos candidatos às Eleições de 2020 são homens pretos. No entanto, o levantamento também demonstra aumento no número de candidatos indígenas inscritos.

Em 2020, por ora, 2.177 candidatos indígenas estão elegíveis. O número representa 27% de aumento em relação a 2018, quando 1715 indígenas participaram do pleito.

Leia mais: Como um empréstimo consignado pode te ajudar?

Candidatos indígenas ainda são subrepresentados

Apesar do crescimento, entretanto, indígenas ainda são minoria entre os inscritos. Do total, representam apenas 0,39% das candidaturas.

Há, portanto, uma subrepresentação de indígenas. Isso porque, segundo o Censo IBGE 2010, povos indígenas somam 896.917 pessoas, correspondente a 0,47% da população.

Eleições 2020: como funciona a doação para fundo eleitoral?

Ainda que sejam minoria, os candidatos indígenas estão distribuídos em 32 partidos. Lideram o ranking, com mais candidatos:

  • PT: 263 candidaturas;
  • MDB: 152 candidatos;
  • PP: 152 candidaturas;
  • PSD: 139 candidatos;
  • PDT: 122 candidaturas.

Apesar de parecer um volume alto, os indígenas são apenas 0,96% do total de candidatos do PT, 0,39% dos candidatos do PP e 0,33% dos do MDB.

O PSTU, partido com menor chapas no total, é o que tem maior proporção de indígenas. Assim sendo, dos 204 candidatos, 3,31% são indígenas.

Simule um empréstimo com a FinanZero!

Aumento segue tendência

O aumento de 2020 segue uma tendência de crescimento já vista em 2018. Da mesma forma que neste, o número de indígenas na eleição anterior subiu 46% em relação a 2014.

De fato, um dos candidatos indígenas assumiu, pela primeira vez desde a medição do TSE começar, o cargo de vice-presidente: o General Hamilton Mourão (PRTB), que se autodeclarou indígena em 2018, e compõe a chapa de Jair Bolsonaro (sem partido).

O que mais você gostaria de saber sobre as Eleições 2020? Comente suas dúvidas!

Siga a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Caderneta da poupança: captação bate recorde em setembro

Veja como funciona a caderneta da poupança, qual é a rentabilidade média e e outros detalhes sobre essa modalidade de investimento.

Ler artigo completo

0 respostas para “Eleições 2020: candidatos indígenas aumentam 27%”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo