Saque-aniversário: como é pago, o valor mínimo, bancos oferecem, a solicitar e demais questões sobre a antecipação do benefício

O saque-aniversário é uma modalidade de saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), benefício trabalhista referente a quantia depositada em casos de demissão. Na opção de saque, o trabalhador só pode retirar o valor disponível uma vez ao ano, no mês de seu aniversário e nos 2 meses seguintes, além da possibilidade de retirar até 50% da quantia do benefício.

Desde o seu lançamento, o saque-aniversário é utilizado por mais de 9,7milhões de pessoas, segundo a Caixa Econômica Federal. Para os trabalhadores que aderiram a modalidade, existe a opção de antecipar o benefício e adquirir um empréstimo. A seguir serão abordadas as questões sobre o crédito do saque-aniversário.

Quem recebe o saque-aniversário tem direito ao PIS?

Como é pago o empréstimo do saque-aniversário?

Conforme mencionado, o empréstimo do saque-aniversário só pode ser solicitado por trabalhadores que utilizam a modalidade de saque e esse pré-requisito é relacionado a forma como o crédito é pago. Ao solicitar a antecipação do saque-aniversário, o banco credor recebe as parcelas do FGTS e as utiliza como forma de pagamento.

Dessa forma, a instituição financeira passa a ter o acesso a conta do cidadão, que por sua vez tem seu acesso bloqueado. Essa situação permanece até que as parcelas do empréstimo sejam totalmente pagas, conforme o benefício é depositado na conta do solicitante.

Qual o valor mínimo para antecipação do saque-aniversário?

O valor mínimo para a antecipar o saque-aniversário depende do banco credor do empréstimo. As instituições que oferecem a opção de crédito podem contar com diferentes condições e assim como em demais modalidades de empréstimo, são feitas análises para definir as principais características da operação financeira.

Os bancos podem analisar informações como:

  • Renda;
  • Profissão;
  • Histórico financeiro;
  • Quantidade de dependentes;

Além disso, o valor recebido e disponível na conta do FGTS do trabalhador também será analisado, assim como o score do solicitante. Por isso, cada instituição pode oferecer condições distintas para a mesma modalidade e então o trabalhador pode verificar suas opções e escolher o banco que apresentar a opção que mais se encaixa em sua realidade.

Como calcular o empréstimo do saque-aniversário?

Quais bancos estão antecipando o saque-aniversário?

Entre os bancos que estão realizando o empréstimo do saque-aniversário, podemos citar:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú Unibanco;
  • Banco Pan;
  • BMG;
  • C6 Consignado;
  • Sicredi;
  • Daycoval;
  • Inbursa;
  • J.Safra;
  • Banco Mercantil do Brasil;
  • Facta Financira;
  • Fiducia Sociedade de Crédito;

Quantas vezes posso solicitar a antecipação do saque-aniversário?

Entre um dos pré-requisitos para a antecipação do saque-aniversário é a utilização da opção de saque do FGTS que permite a retirada do valor uma vez ao ano. Além disso, não é possível solicitar a modalidade caso ela já esteja sendo utilizada, ou seja, se a quantia disponível já estiver sendo utilizada como forma de pagamento não será possível antecipar o saque novamente.

Dessa maneira, a opção de crédito pode ser utilizada desde que o empréstimo já tenha sido totalmente pago e a conta do cidadão com o benefício esteja liberada. Após a liberação da conta pelo banco credor, o indivíduo poderá solicitar a antecipação quando desejar desde que os bancos o aceitem.

Por que não consigo antecipar meu saque aniversário?

Negativados podem antecipar o saque-aniversário?

Dívidas em atraso de operações financeiras como empréstimos e financiamentos podem comprometer a aquisição da antecipação do saque-aniversário. Isso porque, as condições descritas podem apresentar um risco às instituições credoras, no momento das análises de crédito e score. O risco apresentado está relacionado a inadimplência e pode ser ainda mais representado por pontuações de score abaixo de 300.

Cidadãos com restrições no nome ainda podem solicitar a antecipação do empréstimo do saque-aniversário, desde que a dívida não esteja associada a operações financeiras. Contudo, os pedidos de crédito para indivíduos com o nome sujo tem condições diferentes, como as taxas de juros mais elevadas. As condições apresentadas podem ser diferentes em cada instituição e por isso o indivíduo pode recorrer a mais de uma para analisar todas as possibilidades.

Em quanto tempo a antecipação do saque-aniversário cai na conta?

De acordo com a Caixa Econômica, o cidadão que optar pela modalidade de crédito, na instituição, poderá receber o valor desejado em até 24 horas. Porém, cada banco que oferece a antecipação do saque pode contar com diferentes condições de funcionamento. Por isso, o tempo de demora para cair a quantia solicitada pode variar de instituição para instituição.

Da mesma forma, a conta do FGTS do solicitante volta a ser liberada pelo banco 7 dias após o pagamento total do empréstimo. Contudo, esse período de tempo também varia de acordo com as instituições credoras da antecipação do saque-aniversário.

O que fazer quando a antecipação do saque-aniversário não cai na conta?

E então, restou mais alguma dúvida sobre o tempo para o dinheiro da antecipação do saque-aniversário cair na conta? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.