FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Empregada doméstica tem direito ao saque-aniversário?

Empregada doméstica tem direito ao saque-aniversário?

Atualizado em: Sexta-feira, 17/06/2022 às 16h55
Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

Empregada doméstica: PIS, acerto de contas, FGTS e demais informações o direito da profissional aos benefícios trabalhistas

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o número de empregadas domésticas era de 6,2 milhões no ano de 2019, essa quantia diminui para 4,9 no ano de 2021. Do número mencionado, apenas 26% são trabalhadoras que possuem a carteira assinada.

Com o alto número de profissionais dessa área, aliado a baixa quantia que possuem registro, algumas dúvidas podem surgir. A seguir estão listadas as principais dúvidas sobre os direitos de uma empregada doméstica, principalmente sobre o saque-aniversário, modalidade de saque do FGTS.

É possível refinanciar um carro que está financiado?

Empregada doméstica tem direito ao PIS?

Os profissionais domésticos possuem vínculo com pessoas físicas, já que o comum é que sejam registrados por pessoas físicas. Essa condição impede os trabalhadores de receberem o PIS. O programa do Governo tem como objetivo pagar uma determina quantia para os cidadãos dependendo do tempo de contribuição e essa quantia pode ser usada para o recebimento do abono salarial e do seguro-desemprego.

Contudo, se o indivíduo já trabalhou em outros lugares onde teve vínculo com pessoas jurídicas e cumpre os requisitos mencionados acima ele poderá receber ainda benefício por suas contribuições passadas. Porém, novos valores não serão pagos para ele.

Acesse e veja as melhores ofertas do empréstimo FGTS para você!

Empregada doméstica tem direito a acerto por tempo de serviço?

O acerto por tempo de serviço se trata do valor pago aos trabalhadores no momento de desligamento do trabalho, ou seja, de demissão. Essa condição também é conhecida como rescisão e inclui o pagamento de benefícios como férias, décimo terceiro e entre outros citados acima.

Os trabalhadores que realizam os seus serviços seguindo a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) podem receber benefícios trabalhistas, incluindo a rescisão. Dessa forma, as empregadas domésticas que possuem a carteira assinada podem receber o acerto por tempo de serviço.

Qual o melhor banco para fazer empréstimo com garantia de imóvel?

Quantas horas por dia uma empregada doméstica tem que trabalhar?

A jornada de trabalho de um empregado doméstico pode ser de até 44 horas semanais, com pelo menos um dia de descanso obrigatório. Os profissionais de trabalham por mais de 6 horas diárias possuem o direito de 1 hora de intervalo para repouso e alimentação. Contudo, com acordos entre o empregador e o funcionário os horários podem ser revistos desde que sejam vantajosos para ambas as partes.

Encontre as melhores condições para a antecipação do saque-aniversário do FGTS!

Qual é o salário de uma empregada doméstica que lava passa e cozinha?

As atividades extras realizadas por uma empregada doméstica devem ser analisadas pelo empregador, já que também impactam no tempo de serviço realizado. Nesses casos, é obrigatório o pagamento de hora extra e adicional noturno, além disso, os trabalhos cobrados devem ser informados no momento de contrato ou por meio de acordo entre as partes.

Aviso no app Auxílio Brasil que não há benefício? Entenda.

Empregada doméstica tem direito ao FGTS?

O direito ao FGTS para o empregado doméstico era facultativo até o ano de 2015. Isso significa que o empregador poderá decidir se pagava o benefício ou não ao seu funcionário. Contudo, a partir do ano de 2015 todos os profissionais dessa área com carteira assinada possuem o direito de receber o valor.

De acordo com a Lei Complementar N° 150, o trabalhador doméstico se caracteriza por:

“Art. 1o Ao empregado doméstico, assim considerado aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 (dois) dias por semana, aplica-se o disposto nesta Lei.”

Dessa maneira, os funcionários que se encaixarem nessas condições devem ser registrados para que recebam todos os benefícios trabalhistas dispostos a eles. O não registro pode ter como consequências penalidades administrativas e financeiras sobre o empregador.

Simule já o empréstimo do FGTS com a FinanZero!

Empregada doméstica tem direito ao saque-aniversário?

O saque-aniversário é uma modalidade de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Essa opção é liberada para todos os cidadãos que possuem o direito de receber o FGTS, benefício trabalhista pago aos trabalhadores por seu tempo de contribuição.

Recebem o FGTS os cidadãos que possuem a carteira de trabalho assinada, ou seja, que possuem o seu serviço registrado. Dessa maneira, todos os trabalhadores que podem receber o FGTS, também podem optar pelo saque-aniversário.

Então, as empregadas domésticas que já recebem o FGTS podem escolher a opção de saque-aniversário, que consiste na retirada do valor uma vez ao ano. A quantia é depositada no primeiro dia do aniversário do trabalhador e fica disponível por mais dois meses. Além dessa característica, o indivíduo não pode retirar o valor disponível em sua totalidade, apenas uma porcentagem dependendo da quantia total.

Empregada doméstica tem direito ao seguro-desemprego?

E então, restou mais alguma dúvida sobre o direito ao saque-aniversário das empregadas domésticas? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como se cadastrar na plataforma Meu INSS?

Quais os serviços da plataforma Meu INSS?Como fazer a simulação de benefícios […]

Ler artigo completo

1 respostas para “Empregada doméstica tem direito ao saque-aniversário?

  1. Joana Darc Corrêa disse:

    Estou registrada a catorze anos como doméstica e na caixa econômica federal eles disse que não tenho direito no saque aniversário porque sou registrada no spf do patrão daí não tenho nenhum beneficio que é direito do trabalhador pode me explicar isso e também não tenho almento salário já faz alguns anos ele disse que é porque meu salário é acima do normal isso é verdadeiro

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo