FinanzeroBlogMercado

Emprego: Indústria volta a contratar no 3º trimestre

Emprego: Indústria volta a contratar no 3º trimestre

Compartilhe esse post:

Uma boa notícia para quem está em busca de emprego durante a pandemia

De acordo com pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) as expectativa de retomada da economia após tombo de 9,7% no PIB causado pela Covid-19 está cada vez mais próxima de se tornar real.

Os dados setoriais divulgados no IBGE indicam que o País iniciou o terceiro trimestre em ritmo de retomada da economia. Se comparado aos meses anteriores da quarentena. Isso porque, houve uma queda de 9,7% no segundo trimestre.

O cenário melhorou a confiança da indústria e já se traduz em recontratação no setor de pessoal demitido no pico da crise, logo a tendência é que o desemprego atual diminua efetivamente.

Veja também – Setor de serviços tem crescimento de 2,6% em julho

Em julho, assim como no mês anterior, houve avanço nos três grandes setores pesquisados pelo IBGE os quais são:

  • indústria;
  • comércio;
  • serviços.

Mas, enquanto o segundo já retomou o nível de vendas pré-pandemia, o terceiro ainda vem em ritmo lento de recuperação, mais impactado pelos efeitos do distanciamento em serviços prestados às famílias que permanecem na quarentena.

Leia também – Zona do Euro: o que é e como afeta o Brasil

Recuperação da economia

O cenário permanece complicado, porém, no mercado global de trabalho, a busca de emprego está a todo vapor, já que ainda não deu sinais de recuperação e é bastante dependente da evolução do setor de serviços.

Após as divulgações do IBGE, a Faculdade Getúlio Vargas (FGV) calcula que o cenário aponta para um crescimento de:

  • cerca de 2,8% da economia em julho, na comparação com o mês anterior.
  • terceiro mês seguido de alta no indicador, que subiu aproximadamente 3,9% em junho e 0,9% em maio.
  • algo considerado insuficiente para recuperar as perdas do pico da pandemia, mas que já eleva a moral da economia.

A expectativa atual de todo o mercado é que os números continuem positivos, embora em ritmo menos intenso, já que o elevado desemprego e a redução do valor do auxílio emergencial devem enfraquecer o poder de compra das pessoas.

Encontre agora as condições ideais de taxas de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal online!

O que diz o mercado?

Representantes da indústria mostram que a retomada das encomendas após a reabertura da economia vem mudando os ânimos do empresariado. Mesmo que que o setor opere com grande capacidade ociosa mesmo em segmentos que já apresentam recuperação.

Mesmo que a utilização da capacidade instalada esteja em torno de 70%, a indústria eletroeletrônica já repôs metade dos 9.000 demitidos no período de maior intensidade de perda econômica dentro da crise.

Setores mais afetados pela pandemia, como:

  • as indústrias têxtil;
  • calçados;
  • entre outros;

Já começaram a repor mão de obra. A primeira, por exemplo, chegou a fechar 70 mil postos de trabalho no começo da crise. Mas teve saldo positivo de 2.200 vagas abertas no mês de agosto desse ano.

Mesmo na indústria automotiva, que chegou a paralisar quase que 100% a atividade, a confiança também é melhor

Os três setores foram pegos pela pandemia já em situação delicada, tentando se reerguer da crise iniciada em 2014.

Outra preocupação é a alta de preços, principalmente no setor agrícola, que não chegou a parar no pico da pandemia e hoje produz em nível recorde.

Veja também – Arroz: preço sobe e governo zera imposto de importação

Inflação

Além do risco inflacionário e de seu efeito na economia, a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) vê impactos na rentabilidade do setor devido a atual situação de inflação em certos produtos agrícolas.

Ficou com mais alguma dúvida sobre: Emprego: Indústria volta a contratar no 3º trimestre. Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

FGTS emergencial: Caixa paga trabalhadores nascidos em novembro

Caixa Econômica segue calendário a partir do mês de aniversário dos trabalhadores para pagamento do benefício. Saiba mais

Ler artigo completo

0 respostas para “Emprego: Indústria volta a contratar no 3º trimestre”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo