FinanzeroBlogCrédito

Empréstimo com garantia: entenda como funciona

Empréstimo com garantia: entenda como funciona

Compartilhe esse post:
empréstimo com garantia - 1167x600

Já conhece o refinanciamento? Entenda mais sobre os detalhes deste empréstimo com garantia e consiga já as melhores taxas do mercado.

Quase todo mundo conhece o Refinanciamento de imóvel e de veículo, porém, com outro nome, empréstimo com garantia. Esta linha de empréstimo é quando você pega dinheiro emprestado para comprar carro, moto, casa ou apê. Mas e o refinanciamento desses bens, você sabe direitinho como ele funciona? Aprenda!

Reformar a casa, sair das dívidas, levar as crianças para conhecer a Disney… todo mundo tem um sonho que deseja muito colocar em prática, mas, quando a grana está curta, para que ele vire realidade, um empréstimo pode ser a solução para deixar as contas em dia, se programar e, finalmente, tirar os planos do papel, ou, pelo menos, sair do sufoco.

Além do crédito pessoal — que é super prático e não pede nada como garantia —, aqueles que estão buscando por um empréstimo, podem contar com variadas outras opções, entre elas o refinanciamento de imóvel ou de veículo. Disponível somente para quem tem esses bens quitados (ou prestes a serem quitados) no próprio nome, elas têm como vantagem a liberação de créditos mais altos, por taxas de juros menores e, muitas vezes, com um prazo maior para pagar.

Parece vantajoso, não? E, de fato, ele pode ser! Mas, para isso, é preciso saber tudo sobre como o empréstimo com garantia funciona, para quem ele costuma ser liberado e em quais situações ele é mais indicado. Confira abaixo o guia completo sobre essa modalidade de crédito.

O que é refinanciamento de imóvel ou de veículo?

Você sabe o que é empréstimo com garantia? Ou seja, refinanciamento de imóvel ou de veículo… o termo pode até soar estranho, mas, na prática, o refinanciamento é simples de entender. O empréstimo com garantia de imóvel, funciona assim: ao pedir esse tipo de empréstimo, no lugar de dar somente sua palavra na assinatura do contrato, você deixa um imóvel ou veículo como garantia de pagamento.

A partir da assinatura do contrato, o bem fica como propriedade do banco ou instituição financeira com quem você pegou o crédito, mas calma, apenas temporariamente, até que você quite o valor do empréstimo.

Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!

Por que o empréstimo com garantia costuma ser vantajoso?

Imagine que, num belo dia, um conhecido chega para você e pede um valor emprestado. Vocês se conhecem há algum tempo, e ele nunca deu motivos para desconfiar dele, mesmo assim, sempre bate o medo de sofrer calote, não é verdade?

Agora, imagine que esse mesmo conhecido pede dinheiro emprestado, mas, em vez de só prometer pagar em dia, ele deixa algo de valor financeiro ou afetivo nas suas mãos. Você pode até achar exagero e não aceitar, mas é provável que fique muito mais confiante em emprestar a grana, certo? Afinal, agora você tem um bem dele como garantia. Com os bancos e instituições financeiras é a mesma coisa!

Embora sempre façam uma análise de crédito antes de emprestar qualquer quantia, quanto mais certeza essas empresas têm de que você fará o pagamento em dia, mais dinheiro elas estão dispostas a emprestar. Além disso, menos inclinadas elas ficam a cobrar juros altos para cobrir possíveis calotes dos clientes. Nesta modalidade, o risco de inadimplência também diminui.

Por isso mesmo, enquanto no empréstimo pessoal os juros costumam ficar em torno de 6%, no refinanciamento, eles começam a partir de 1,14% ao mês. Ah! E os valores emprestados costumam ser mais altos: dá para conseguir até 70% do valor do veículo e até 60% do preço de mercado do imóvel.

Existem desvantagens?

Sim, apesar dessa modalidade de empréstimo contar com inúmeras vantagens, também existem certas desvantagens. Veja abaixo quais são elas:

Risco do bem ficar alienado

O bem pode ficar alienado caso haja atraso nas parcelas por mais de um mês, o que acarreta seu leilão, já que ele ficará como propriedade da instituição financeira, por isso, o cliente deve ficar sempre atento para não correr riscos de perder seu bem.

Determinados bens têm um prazo de pagamento menor

Alguns bens oferecidos como garantia contam com um prazo de pagamento menor, como é o caso do veículo, em que o prazo para efetuar o pagamento das parcelas chega no máximo a 5 anos.

Quem pode pedir um empréstimo com garantia de imóvel ou de veículo?

O primeiro pré-requisito para aproveitar esse tipo de crédito é ter um imóvel ou veículo quitado em seu nome. Mas engana-se quem pensa que, no caso do imóvel, só são aceitas casas ou apartamentos residenciais. A seguir, confira quais propriedades podem ir para o contrato:

  • Imóveis residenciais
  • Salas e prédios comerciais
  • Terreno em área urbana, desde que dentro de condomínio residencial

É importante destacar que, para ser usado como garantia, o imóvel deve estar com todas as documentações em dia, incluindo IPTU e condomínio. O mesmo vale para o refinanciamento de veículo! Desde que esteja quitado (ou quase quitado) em seu nome, ele pode ser de uso pessoal ou da empresa, e o ideal é que esteja sem multas e com o IPVA pago.

Lembrando que, mesmo tendo algo como garantia, o banco ou instituição financeira ainda fará uma análise de crédito, mas quem está negativado também tem chance de ser aprovado.

Como declarar empréstimo com garantia de imóvel no IR?

Posso pedir um empréstimo com garantia de um imóvel ou veículo financiado?

Sim, o fato de o imóvel ou o veículo estarem financiados não impede que eles sejam oferecidos como garantia à instituição financeira, que neste caso, opera como o interveniente quitante do financiamento, ou seja, o banco é que vai quitar o financiamento, portanto, o bem ficará alienado a nova instituição, o que vai liberar uma nova linha de crédito.

Acesse o nosso buscador e encontre o empréstimo com garantia ideal com as condições ideais sem sair de casa!

Posso usar o FGTS para quitar as parcelas do empréstimo com garantia de imóvel ou veículo?

Não, o FGTS não pode ser usado neste caso, seu uso é permitido apenas na entrada ou na amortização de parcelas do financiamento imobiliário.

Para quem e em quais situações o empréstimo com garantia é recomendado?

Uma das maiores vantagens do empréstimo com garantia é que, com ele, você não precisa dar satisfação do que pretende fazer com o dinheiro, diferente do financiamento de veículo.

Por liberar um valor alto a juros amigáveis, o empréstimo com garantia de imóvel pode ser uma boa para investir em projetos grandes. É o caso, por exemplo, de quem quer começar um novo negócio ou sonha em reformar a casa.

Já o refinanciamento de veículo costuma ser uma saída e tanto para conseguir um dinheirinho a juros baixos e pagar as dívidas.

Independente do que decidir fazer, o fato é: empréstimo com garantia só vale a pena para quem tem certeza de que vai conseguir honrar. Isso porque, a partir de 3 parcelas atrasadas, o banco ou instituição financeira já pode iniciar o processo para tomar o bem de você. Então, muito cuidado! Antes de assinar contrato, compare as ofertas na FinanZero e só assine aquela que cabe direitinho no seu bolso.

Existem outras modalidades de empréstimo com garantia além de imóvel e veículo?

Sim, na verdade, existem diversas modalidades de empréstimo com garantia, além do imóvel e veículo, também existe o empréstimo com garantia do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), de celular, de investimentos e de consignado. Veja abaixo como funcionam cada uma dessas modalidades.

Como funciona o empréstimo com garantia do FGTS?

Por meio deste empréstimo, os trabalhadores podem comprometer até 30% de sua renda mensal com a parcela de um empréstimo. A garantia desse crédito é o FGTS, o trabalhador precisa antecipar o saque-aniversário do FGTS e feito isso, a Caixa transfere o valor para o banco que concedeu o crédito.

Como funciona o empréstimo com garantia de celular?

Esta modalidade de crédito oferece valores um pouco menores, já que a garantia será o aparelho celular, que comparado aos outros bens oferecidos, vale menos. O celular pode ser usado normalmente enquanto as parcelas do empréstimo são pagas.

Fechando este empréstimo, o cliente precisa baixar um aplicativo que libere a instituição a realizar o bloqueio de seu celular em caso de inadimplência.

É importante destacar que não são todos os aparelhos celulares que são aceitos como garantia para este empréstimo, por isso, é importante se informar na instituição financeira com a qual você deseja pegar o empréstimo.

Posso pegar empréstimo com o mesmo valor do meu imóvel?

Como funciona o empréstimo com garantia de investimentos?

Esse tipo de crédito é ideal para aqueles que têm aplicações em alguma instituição financeira. O que acontece aqui é que as aplicações ficam como garantia para o banco que concedeu o empréstimo até a sua quitação e enquanto isso, o rendimento continua normalmente.

Como funciona o empréstimo com garantia de consignado?

No empréstimo com garantia de consignado, o cliente não oferece nenhum bem a instituição financeira, a garantia é o fato de as parcelas serem descontadas diretamente da folha de pagamento do benefício, o que praticamente anula a inadimplência.

Esta modalidade pode ser contratada por funcionários públicos ou de empresas privadas, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Pedi o empréstimo do Auxílio Brasil, mas não recebi, o que fazer?

Negativados podem contratar um empréstimo com garantia?

Sim, esta é uma das melhores modalidades para os negativados contratarem, já que o risco de inadimplência diminui devido ao fato de ser necessário oferecer algum bem como garantia da operação de crédito.

Diferente das outras modalidades de crédito, o empréstimo com garantia costuma atender aos negativados, já que ter o nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito não impede o cidadão de oferecer seus bens em troca de um empréstimo.

O bem dado como garantia pode continuar sendo usado?

Sim, em todos os casos, o bem oferecido como garantia a instituição financeira pode continuar sendo usado normalmente enquanto as parcelas do empréstimo estão sendo pagas e após a quitação do crédito, o bem volta a ser propriedade do cliente.

Quais documentos preciso para contratar um empréstimo com garantia?

Os documentos necessários para fazer um empréstimo com garantia vão variar de acordo com o que bem que será dado em troca da operação de crédito, mas, os essenciais são os seguintes:

  • RG e CPG;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência;
  • Se solteiro, certidão de nascimento;
  • Se casado, certidão de casamento;
  • Se separado, divorciado ou viúvo, certidão de casamento com a averbação da situação atual.

O que acontece se não declarar empréstimo no Imposto de Renda?

O que devo fazer antes de contratar um empréstimo com garantia?

Existem alguns cuidados que devem ser tomados antes de realizar essa contratação, é necessário, antes de tudo fazer um bom planejamento financeiro, para evitar obstáculos ao longo do caminho. Uma boa dica é fazer um orçamento mensal, a fim de calcular o quanto está liberado para gastar com compromissos e lazer, sem que haja o comprometimento da renda.

Também é importante verificar as condições do empréstimo, o ideal, é comparar as condições entre diversas instituições financeiras, para ver qual oferece as melhores. Aqui na FinanZero fazemos essa comparação por você, basta fazer uma simulação neste link, você pode receber até 10 ofertas pré-aprovadas em cinco minutos!

Ficou com mais alguma dúvida sobre empréstimo com garantia? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

5 dicas para você que quer montar seu próprio negócio

Quer tirar os planos do papel? Leia este post, aqui você encontrará tudo o que precisa saber para ter o seu negócio.

Ler artigo completo

1 resposta para “Empréstimo com garantia: entenda como funciona”:

  1. luiz antonio biavatti disse:

    saldar dividas

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
    Solicite seu empréstimo