Posso pegar empréstimo com o mesmo valor do meu imóvel?
Índice de conteúdo
A quantia concedida através do empréstimo com garantia de imóvel é de, no máximo, 60% do valor total do imóvel quitado.
O empréstimo com garantia de imóvel, também conhecido como home equity e refinanciamento de imóvel, é uma modalidade de crédito que permite ao solicitante utilizar um bem como garantia de que as parcelas serão quitadas. Dessa forma, em caso de inadimplência, o bem pode ser tomado pela instituição financeira e leiloado, a fim de quitar o valor restante.
A vantagem dessa modalidade, por outro lado, é que a quantia concedida costuma ser maior, quando comparada às demais opções que não possuem garantia de pagamento, como o empréstimo pessoal. Além disso, o dinheiro pode ser utilizado para diversas finalidades, como investimentos e quitação de dívidas.
Como evitar golpes na Black Friday?
Quais imóveis são aceitos no pedido de empréstimo?
No momento de solicitar o empréstimo com garantia de imóvel, as instituições financeiras costumam aceitar diversos tipos de propriedades, por exemplo:
- imóveis residenciais, como casas e apartamentos;
- salas e prédios comerciais;
- terreno em área urbana, desde que localizado em condomínio residencial.
Vale dizer, contudo, que é preciso consultar previamente a instituição, e verificar quais tipos de propriedades são aceitas nesse tipo de operação, já que cada credora conta com regras próprias.
Posso pegar empréstimo com o mesmo valor do imóvel?
Não é possível obter empréstimo no valor equivalente ao imóvel, isso porque, a quantia concedida pelas instituições é de, no máximo, 60% do valor total da propriedade, quando essa já está quitada. Por outro lado, em caso de financiamento que ainda está sendo pago, o percentual será aplicado somente sobre o valor já pago.
Ou seja, se o proprietário quitou 80% do valor total do imóvel, o crédito será definido a partir desse percentual. Junto a isso, há ainda a análise de crédito, que leva em consideração fatores como histórico de pagamento e perfil de consumo do solicitante.
Como não se endividar na Black Friday?
Quanto posso conseguir no empréstimo com garantia de imóvel?
Conforme citado, o valor concedido é de, no máximo, 60% do valor do imóvel. Entretanto, o consumidor passa pela análise de crédito, logo, a instituição financeira não leva em consideração somente o valor do bem, mas os rendimentos mensais do solicitante e o risco de inadimplência.
Outro fator que impacta diretamente na quantia liberada é a margem consignável, que estipula que os consumidores podem comprometer até 30% da renda mensal com operações de crédito, inclusive o empréstimo com garantia de imóvel. Desse modo, as parcelas do crédito concedido devem caber no bolso do cliente e estarem de acordo com as demais regras da instituição.
Quem pode solicitar empréstimo com garantia de imóvel?
Para solicitar o empréstimo com garantia de imóvel, é preciso cumprir alguns requisitos, são eles:
- ser maior de 18 anos;
- possuir um imóvel ou terreno em seu nome;
- possuir comprovante de renda;
- ter conta bancária, para recebimento da quantia.
Ficou mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
2 respostas para “Posso pegar empréstimo com o mesmo valor do meu imóvel?”:
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
A finanzero exige certificado digital?
Não, jamais! Cuidado,muitas pessoas mal intencionadas podem entrar em contato se passando por empresas sérias e fazem a cobrança antecipada sem qualquer intenção de liberar empréstimos. Além disso, orientamos não informar seus dados pessoais em redes sociais ou em sites estranhos, pois essa é uma prática muito comum e dá margem para que pessoas mal intencionadas entrem em contato. Veja os principais nomes dados para a cobrança antecipada indevida: Taxa de avalista; Tabela, Assinatura Digital; Tarifa pelo score baixo; Fiador; Taxa antecipada de contratação do seguro do crédito; Depósito de liberação; Taxa IOF, Juros antecipados; Certificado Digital, Advogado para liberação.
Qualquer pessoa ou empresa que faça qualquer tipo de cobrança antecipada já está cometendo um delito conforme o artigo 171 do Código Penal.