Se você já pensou em fazer um empréstimo, certamente se deparou com as mais diversas modalidades existentes no mercado. Dentre as linhas mais populares, estão:

  • Cheque especial;
  • Cartão de crédito;
  • Crédito com garantia de imóvel;
  • Crédito com garantia de veículo;
  • Crédito pessoal.

Existem alguns aspectos importantes que devem ser analisados com bastante atenção para que você escolha a melhor opção de empréstimo. Caso não siga essas orientações, você pode acabar pagando por juros muito mais altos ou até ter algumas dores de cabeça.

Para ajudar você a tomar a melhor decisão, separamos alguns pontos muito importantes, que você deve considerar antes de contratar o seu crédito ideal:

1. Taxas de juros – o quanto vai pesar no seu bolso?

É a taxa de juros que vai definir o quanto será acrescido nas parcelas mensais do pagamento. Por isso, quanto menor a taxa, menor será o valor a ser pago.

De maneira geral, elas são definidas pelo risco de inadimplência do pagante, ou seja, pela probabilidade do cliente pagar as parcelas ou não. Em modalidades que tenham garantias, como um imóvel, por exemplo, as taxas de juros são reduzidas significativamente. A Bcredi, que oferece crédito com garantia de imóvel, tem taxas a partir de 1,14% ao mês justamente por ter uma garantia concreta.

2. Prazo para pagamento – ele faz toda a diferença

Se o prazo para pagamento do seu empréstimo é curto, as parcelas ficam mais altas. Isso, justamente porque você tem menos tempo para pagar a dívida. Com prazos alongados, as parcelas ficam menos concentradas.

Quer entender este impacto nas parcelas mensais? A Bcredi preparou um comparativo entre algumas modalidades de crédito, considerando um empréstimo de R$ 50 mil. Confira:

Fonte: Bcredi

Viu só? Combinando taxas mais baixas de juros e prazos alongados de pagamento, dá para pagar até 80% menos pelo seu empréstimo. Muito mais leve para o seu bolso!

Restrições para o uso do crédito

Existem algumas modalidades que exigem que você comprove o uso do crédito que está emprestando. Este, muitas vezes é um processo bastante burocrático. Por isso, se você procura por maior flexibilidade, o ideal é optar por modalidades de empréstimo que tenham o uso livre do crédito.

Onde pegar empréstimo?

Tão importante quanto escolher a modalidade de empréstimo ideal, é a escolha da instituição. Ainda que muita gente pense que operações financeiras sejam exclusividade dos bancos tradicionais, as fintechs têm se tornado cada vez mais expressivas no mercado financeiro, uma vez que costumam trabalhar com processos de contratação de crédito muito mais dinâmicos e menos burocráticos.

A Bcredié uma fintech que oferece crédito rápido e ágil: em até 10 dias úteis, você consegue o seu crédito. Com empréstimos a partir de R$ 30 mil, o crédito com garantia de imóvel é uma modalidade de crédito ideal para quem quer quitar dívidas, investir no seu negócio, abrir uma franquia ou realizar um sonho.