(atualização 16/03/2020) Com um grande número de brasileiros com dívidas, entender o processo do empréstimo para negativado torna-se essencial

Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) no início de janeiro de 2020 apontou que 48% dos brasileiros tiveram o nome sujo em algum momento de 2019.

Os dados alarmantes são um reflexo da economia e também da educação financeira do país. Confira abaixo as principais perguntas sobre empréstimo para negativado.

Por que é mais difícil conseguir empréstimo para negativado?

O empréstimo para negativado não é uma modalidade de crédito. Mas, sim, o crédito concedido a um tipo de perfil. Deste modo, o que depende de uma instituição financeira para outra é a possibilidade de ser credor para perfis mais “arriscados”.

Pois o pedido de empréstimo do indivíduo com nome sujo, como os pedidos dos demais cidadãos, passa por uma análise de crédito. Nesta análise constará o risco de inadimplência de cada consumidor, que pode ser alto ou baixo.

Veja também – Simule seu empréstimo pessoal e receba ofertas pré-aprovadas em até 5 minutos!

Em outras palavras, este risco será um parâmetro para dizer se aquela pessoa tem chances boas ou ruins de pagar as parcelas do empréstimo. Quanto maior esse risco, a financeira entende que o indivíduo tem menos probabilidade de fazer os pagamentos do crédito.

É o que ocorre com o perfil da pessoa com CPF negativado. Com o alto risco de inadimplência do seu perfil, menos as instituições financeiras tornam-se disponíveis para conceder o empréstimo por temer o calote.

E mais: mesmo em casos de aprovação do empréstimo para a pessoa com restrição de crédito, o risco de inadimplência é compensado com uma alta taxa de juros. Desta forma:

  • quanto maior o risco de inadimplência, maior a taxa de juros do empréstimo;
  • quanto menor o risco de inadimplência, menor a taxa de juros do empréstimo;

Quem tem mais chances de conseguir empréstimo para negativado?

Tendo em vista o grau de inadimplência dos consumidores, as pessoas com mais chances de obterem empréstimo para negativado são aquelas que trabalham nas seguintes condições:

  • Aposentados e pensionistas do INSS;
  • Servidores públicos;
  • Trabalhadores com carteira assinada;
  • Profissionais autônomos formalizados (MEI ou pessoa jurídica).

Sem conseguir comprovar a renda, dificilmente o consumidor conseguirá um empréstimo. No caso de quem trabalha por conta própria, uma dica é buscar se formalizar como microempreendedor individual (MEI).

Ou apresentar algum dos documentos aceitos na comprovação da renda:

  • Pró-labore
  • Imposto de renda
  • Extrato bancário
  • Holerite

Documentos necessários para a solicitação de empréstimo para negativado

Além do comprovante de renda mencionado no tópico anterior, os documentos solicitados em pedidos de empréstimo para negativado são:

  • RG e CPF;
  • comprovante de residência — conta de luz, água, telefone ou Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de um dos últimos 3 meses;

Qual banco faz empréstimo para negativado?

O indivíduo terá de se informar se a financeira almejada aprova crédito para pessoas com nome sujo. Ou se são baixas as chances de aprovação para este perfil.

Outra opção para os negativados é solicitar o crédito em um market place de empréstimos, que nada mais é que um comparador de empréstimos.

Com vários bancos e fintechs parceiros, com um único cadastro o usuário poderá ter acesso a mais de uma empresa que conceda empréstimo para negativado. A FinanZero é um market place de empréstimos.

Como fazer empréstimo para negativado online?

Para fazer empréstimo para negativado basta fazer um cadastro no site da instituição financeira desejada, como em um pedido de empréstimo pessoal comum:

  1. Acesse o site da empresa;
  2. Encontre a área para fazer a solicitação de empréstimo;
  3. Coloque os dados do seu pedido (valor e parcelas);
  4. Insira seus dados pessoais (eles são necessários para que a empresa faça a análise de crédito do seu perfil);
  5. Aguarde a proposta da financeira;

Veja mais – Como identificar golpes do empréstimo na internet?

Como identificar um empréstimo para negativado confiável?

Para saber se a empresa que concede um empréstimo confiável para aqueles com nome sujo, o consumidor terá de ficar atento aos estelionatários.

Com a alta dos pedidos de empréstimo online, mais os golpistas se especializam em fazer vítimas. E mais o golpe do empréstimo é aplicado. O principal fator para identificar um empréstimo para negativado confiável é verificar se o banco ou fintech está fazendo uma cobrança antecipada.

De acordo com as normas do Banco Central, a cobrança antecipada em pedidos de empréstimo NÃO é permitida legalmente. Assim, ao fazer este pedido, a financeira em questão já está cometendo um crime.

Veja abaixo os termos utilizados pelos estelionatários para convencer as vítimas de que a cobrança é comum:

  1. Taxa de avalista;
  2. Tarifa pelo score baixo;
  3. Taxa antecipada de contratação do seguro do crédito;
  4. Depósito de liberação;
  5. Juros antecipados;

Confira abaixo outros pontos para o cidadão ficar atento e não cair no golpe do empréstimo online:

  • E-mail ou SMS com oferta de empréstimo: o usuário deve tentar se lembrar se realmente se cadastrou com a empresa em questão para receber ofertas de crédito
  • Tabelamento de empréstimo: conforme mencionado no tópico acima, uma análise de crédito é feita do perfil da pessoa. E os juros do empréstimo dependerão diretamente desta análise. Portanto, o tabelamento de empréstimo não é real, e na maioria dos casos, uma isca para os golpistas atraírem as suas vítimas.

Ficou com alguma dúvida sobre empréstimo para negativado? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.