FinanzeroBlogCrédito

Empréstimo para pagar IPTU e IPVA: vale à pena?

Empréstimo para pagar IPTU e IPVA: vale à pena?

Compartilhe esse post:

Pagar o IPVA e o IPTU adiantado pode garantir um desconto, mas se você quiser um empréstimo para pagar deve calcular se vale a pena

O IPTU e o IPVA são impostos anuais e podem ser a vista ou não. Se acaso você decidir pagar a vista pode ter um bom desconto, dependendo do estado ele pode mudar. O IPVA do Amapá, por exemplo, tem desconto de 20% se pagar com cota única em 2021.

Se você conseguiu economizar dinheiro durante o ano e tem uma quantia, que não é sua reserva de emergência, vale a pena pagar a vista e economizar.

Se não for o caso, você pode parcelar, mas IPVA e IPTU tem número de parcelas diferentes, além de mudar de local para local. Você pode fazer um empréstimo, mas para saber se ele vale a pena vai depender de alguns fatores:

  • Sua cidade em primeiro lugar, já que o valor pode mudar;
  • O desconto sobre o imposto, também vai mudar de lugar para lugar;
  • Além disso o IPVA muda dependendo do ano e modelo do seu carro;
  • O IPTU também tem valores diferenciados de pendendo do local, tamanho e tipod e imóvel;
  • O tipo de empréstimo que você vai fazer influencia no valor final pago;
  • Por fim, o banco onde você quer pedir o empréstimo, cada um tem condições diferentes

Para avaliar se fazer um empréstimo para isso compensa você precisa avaliar todos esses fatores, é impossível dar uma resposta genérica pois é diferente para cada caso. Mas um empréstimo só deve ser usado como recurso em emergências, é importante salientar isso.

IPVA Paraíba 2021: qual calendário de pagamento?

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Onde pedir crédito para pagar impostos?

Você pode pedir empréstimos em qualquer financeira autorizada pelo Banco Central (BC), e o tipo de empréstimo vai depender do seu perfil. Mas você pode pedir um empréstimo em praticamente qualquer um deles, desde que seja aprovado.

No Banco do Brasil por exemplo, você pode pedir o empréstimo pessoal que é para correntistas. O prazo para pagar pode ser de até 96 meses e pode começar a pagar seis meses depois.

Enquanto o crédito pessoal do Santander, um dos parceiros da FinanZero, tem prazo de dois até 60 meses para pagar e você escolhe a que melhor atende suas necessidades. Mas esse prazo vai mudar de acordo com o tipo de crédito e da avaliação. Além disso eles também oferecem um seguro, que garante que sua dívida esteja quitada em caso de imprevistos.

A grande maioria dos bancos oferecem o prazo de até 60 meses, podendo ser menos dependendo da sua avaliação, O Itaú por exemplo permite que você comece a pagar até 90 dias depois, e o banco não pede justificativa para o empréstimo pessoal.

Antes de pedir um empréstimo para o IPTU ou IPVA, independente do banco que você escolher, é importante pesquisar e comparar todas as opções, para isso você pode usar o site da FinanZero. Aqui você encontra a simulação de empréstimo, comparamos as opções que você quer em vários lugares. Depois dessa avaliação te respondemos com as melhores condições para você.

O que é IPTU e IPVA?

O Imposto Sobre a Propriedade de veículos Automotores (IPVA) é anual e as regras mudam de um estado para outro. Esse imposto é somente para veículos terrestres. De acordo com a constituição 50% do valor vai para o estado/distrito federal, e os outros 50% vão para o município do veículo.

O valor desse tributo é definido pelos estados e são porcentagens do valor do veículo. No estado de São Paulo, por exemplo, a alíquota é de 4% do valor. Esse valor pode mudar de acordo com modelo, se é nacional e tipo de combustível. Carros movidos a etanol ou eletricidade, por exemplo, tem descontos.

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um tributo que todos os proprietários de imóvel, em área urbana, devem pagar, também cobrado anualmente. Bem como o IPVA, o IPTU é pago por cada imóvel/veículo e não um só por pessoa.

Para saber como é o cálculo o valor, basta saber o valor venal do imóvel, que é o valor próximo que o poder publico calcula, em cima desse valor eles definem a alíquota. Esse imposto tem reajuste anual, de acordo com a valorização, ou não, do imóvel e há um limite para esse reajuste, definido por cada município.

O que acontece se não pagar IPTU e IPVA?

Não é recomendável deixar de pagar o IPTU e o IPVA. Afinal de contas, estamos falando de tributos obrigatórios e podem ter incidência de juros e multas por atraso no pagamento.

No caso do IPTU, cada cidade possui sua cobrança, mas todas levam em conta IPCA (inflação oficial) e em juros mensais de 1%. Assim, quanto mais atraso, maior o valor fica.

Outro ponto importante é que, ao não pagar esse tributo, o cidadão pode ter o risco de ver seu imóvel ir à leilão.

No caso do IPVA, o imposto também tem cobrança de juros e multa em caso de atraso. Mas além disso, a falta de pagamento pode fazer com que o nome do proprietário vá para a dívida ativa.

Outra punição para quem não paga o IPVA é a impossibilidade de licenciar o veículo. Sem licenciamento, ele não pode rodar e se descumprir, o indivíduo pode ter o automóvel apreendido.

O que analisar antes de pedir um empréstimo para pagamento dos impostos?

Planejamento

Antes de solicitar dinheiro para pagar o IPTU e o IPVA é essencial entender como essas prestações vão se encaixar nas suas despesas mensais. Analise bem as taxas de juros e quanto será preciso dispor mensalmente para o pagamento das parcelas.

Taxas de juros

Outro ponto relevante é entender se as taxas de juros são equivalentes ou inferiores ao valor pago à vista, tanto do IPTU, quanto do IPVA.

Vamos a um exemplo prático: um cidadão pega um empréstimo para quitar o IPTU à vista e consegue um desconto de R$ 300. Porém, o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo será de R$ 500 a mais. Sendo assim, é possível perceber que não vale a pena pedir o empréstimo.

CET

Como citamos acima, antes de fechar o contrato é importante avaliar quais serão os custos totais do empréstimo. A partir daí é possível entender se é válido ou não pegar um empréstimo para pagar IPTU e IPVA.

Conclusão

Todo pedido de empréstimo deve ser bem pensado antes de ser feito. Afinal, é essencial avaliar todas as vantagens e desvantagens do negócio. O empréstimo é válido quando o cidadão não possui o dinheiro para o pagamento dos impostos e quer evitar perder os bens. Assim, antes de contratar o crédito, certifique-se de que as parcelas caberão no seu bolso. Assim, você evita um possível endividamento.

Leia: O que é o Conar e como fazer denúncias?

Você tem mais alguma dúvida sobre como funciona o empréstimo para pagar IPTU e IPVA? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

E, por fim, não esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram; FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

IPVA Paraíba 2021: qual calendário de pagamento?

Na Paraíba, contribuintes que pagarem o imposto em cota única conseguem desconto de até 10%. Confira calendário.

Ler artigo completo

0 respostas para “Empréstimo para pagar IPTU e IPVA: vale à pena?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo