Empréstimo pessoal: confira 4 mitos e 4 fatos sobre essa linha de crédito
Índice de conteúdo
Empréstimo pessoal: mitos e verdades sobre a linha de crédito mais famosa no Brasil.
Diante do cenário de crise atual no país, não é de estranhar que um número cada vez maior de brasileiros peça o famoso empréstimo pessoal. Muito conhecido por sua rapidez e facilidade, este tipo de crédito é um dos mais procurados por quem deseja quitar as dívidas e limpar o nome na praça.
No entanto, ela também pode ser usada para pagar impostos, comprar eletrodomésticos, fazer uma viagem, investir nos estudos…
Enfim, para o que você quiser!
4 mitos sobre o empréstimo pessoal:
Não tem jeito, em geral, as informações equivocadas — ou, no mínimo, duvidosas — tendem a circular tão ou mais rapidamente que as informações corretas.
Por isso, para saber se este tipo de crédito vale a pena para você, nada mais justo do que começar lendo sobre 4 crenças que as pessoas têm em relação ao empréstimo pessoal, e que não passam de balela.
As taxas do empréstimo pessoal são muito altas
Assim como cada loja pode cobrar um preço distinto por um mesmo produto, as taxas do crédito pessoal também variam de uma financeira para outra. Deste modo, não dá para generalizar e falar que os juros da modalidade são muito altos.
Mas não é só isso: para definir as taxas de juros, os bancos e as fintechs se baseiam no perfil pessoal de cada cliente. Ou seja, levam em conta fatores como histórico de bom pagador, estabilidade, renda, etc.
Deste modo, as taxas vão depender do seu caso na hora em que pedir um empréstimo.
Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!
É preciso fazer um depósito antecipado para conseguir o crédito
Esse é um dos mitos mais perigosos sobre o crédito pessoal. Por causa dele, muitas pessoas (em especial, os endividados) caem em fraudes – e acabam por se enrolar ainda mais com as contas.
De acordo com o Banco Central, as financeiras são proibidas de cobrar qualquer quantia antecipada para liberar o crédito, seja por qual for o motivo.
Sendo assim, caso a empresa com a qual você negocia um empréstimo online peça um depósito para gastos com análise de crédito, despesas administrativas, taxas de cartório e etc., é bom ficar desconfiado!
Afinal, é comum que, depois de receber o dinheiro, empresas de crédito fraudulentas sumam com a grana.
Caso esteja com o nome sujo, posso pedir o empréstimo em nome de outra pessoa
De acordo com as leis brasileiras, usar o nome e os dados de outra pessoa para conseguir vantagens econômicas é um crime: o de estelionato, sujeito a até 5 anos de reclusão.
Por isso, em hipótese alguma você poderá pedir um empréstimo em nome de outra pessoa. Além disso, a regra não depende do grau de parentesco entre vocês.
Para quem está com o nome sujo e, deste modo, com dificuldade de ter o crédito aprovado ou de ter taxas vantajosas, é possível pedir que um amigo ou familiar peça o empréstimo e repasse o dinheiro a você.
No entanto, a própria pessoa deverá contratar o crédito e somente ela será a responsável pelo pagamento em dia das parcelas.
A única forma segura de conseguir um empréstimo é ir a uma instituição
Até pouco tempo atrás, calçar um sapato confortável e bater de porta em porta, em bancos e financeiras, era a melhor forma de conseguir crédito para pagar as dívidas e realizar seus sonhos. Com o passar dos anos, contudo, isso foi substituído por outros meios. Hoje em dia, buscadores como a FinanZero permitem que você receba várias ofertas pré-aprovadas sem sair de casa, sendo até mesmo possível conseguir um empréstimo na hora.
Desde que você use apenas plataformas de confiança, apostar na tecnologia para pedir seu próximo empréstimo é seguro e pode ser muito vantajoso.
Além de trabalhar com bancos e financeiras digitais — cujos custos de operação, em geral, dão espaço para taxas mais em conta —, a FinanZero ainda faz questão de te mostrar o maior número possível de opções. Assim, fica mais fácil comparar e tomar uma boa decisão.
Confira 4 verdades sobre o empréstimo pessoal
Agora sim! Depois de conhecer alguns dos principais boatos a respeito do crédito pessoal, é hora de saber um pouquinho mais sobre como ele funciona e pode ajudar a organizar as contas.
Todo empréstimo pessoal depende de uma análise de crédito
Não confunda a praticidade do empréstimo pessoal com falta de critério na hora de liberar o crédito! Antes que a grana caia em sua conta, a financeira precisa calcular os riscos de emprestar dinheiro para você. Para isso, são necessários alguns documentos, como CPF, RG, comprovante de residência e comprovante de renda.
Junto com o seu score de crédito, esses dados são usados na análise de crédito para ditar a aprovação e, em caso positivo, quais serão as taxas de juros.
Mas não se preocupe! Principalmente para quem está com o nome limpo, o processo na FinanZero é bem rápido e, em até 48 horas, você já recebe as ofertas pré-aprovadas.
Mesmo quem está negativado pode conseguir um empréstimo
Ao contrário do que muitos pensam, quem está com o nome sujo também pode ser aprovado em um empréstimo pessoal. Nesse caso, a análise de crédito costuma ser um pouquinho mais criteriosa, levando em conta fatores como renda já comprometida, histórico de quitação de dívidas no passado, entre outros.
Além do tempo de resposta ser um pouco maior para pessoas negativadas, bancos e financeiras costumam trabalhar com taxas de juros mais elevadas. Afinal, na avaliação deles, o risco de calote também é maior.
Seja como for, vale a pena fazer uma simulação e ver as opções disponíveis. Isso porque, mesmo nessas situações, as taxas de juros de um empréstimo pessoal ainda tendem a ser bem mais baixas do que as do cheque especial ou juros rotativos do cartão.
Não é necessário deixar garantias no contrato
Como dito antes, alguns tipos de empréstimo, como o refinanciamento de imóvel ou de veículo, têm taxas muito atraentes. Porém, para fazer o pedido, é fundamental ter um ou mais desses bens quitados em seu nome.
Já no empréstimo pessoal, não. Basta ser aprovado na análise de crédito. Desta forma, é uma boa opção para quem mora de aluguel e não tem ou ainda está pagando um veículo.
Posso usar o dinheiro do empréstimo para fazer o que quiser
Outra vantagem do crédito pessoal é que, para fazer a contratação, você não precisa dar nenhuma justificativa ou destino certo para o uso do dinheiro. Uma vez liberada, a grana do empréstimo pode ser usada para desde pagar dívidas até fazer uma viagem.
No entanto, antes de fazer o pedido, vale a pena pensar em como você planeja gastar o dinheiro e pedir só a quantia necessária.
Afinal, você estará pagando juros por ela.
Ficou com mais alguma dúvida sobre empréstimo pessoal? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
27 respostas para “Empréstimo pessoal: confira 4 mitos e 4 fatos sobre essa linha de crédito”:
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Eu queria saber se esse empréstimos são de confiança
Olá, Clediana =) Somos um site 100% seguro e suas informações são confidenciais. Confira em nosso blog algumas dicas de como saber se a empresa é confiável na hora de solicitar o empréstimo https://finanzero.com.br/blog/finanzero-e-confiavel/.
Boa tarde! gostaria de saber se pode fazer empréstimo,tendo empréstimo em outros bancos?
Olá Leonor! Você pode pedir sim, mas a chance de ser reprovado ou ter juros mais altos é grande… E se ele for superior a 30% da sua renda, provavelmente você não conseguirá um segundo.
Gostaria de fazer um empréstimo
Olá, Dulciana. Para fazer um empréstimo com nossos parceiros é muito simples, basta acessar o nosso site, inserir o valor desejado; o número de parcelas; clicar em avançar e colocar seus dados pessoais para finalizar o seu pedido. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂
Muito bom