;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Existe empréstimo via PIX?

Existe empréstimo via PIX?

Compartilhe esse post:

O empréstimo via Pix se trata, na prática, da possibilidade das instituições efetuarem o depósito do crédito concedido mediante o sistema de pagamentos instantâneos.

De acordo com o Banco Central do Brasil, em janeiro de 2024 mais de 150 milhões de pessoas já tinham realizado, pelo menos, uma transação financeira via Pix. Lançado em novembro de 2020, o sistema de pagamentos instantâneos atualmente já é o segundo mais utilizado no Brasil, ficando atrás somente do cartão de crédito.

Através do Pix é possível realizar pagamentos, transferências e receber dinheiro, além disso, diversas instituições têm concedido crédito mediante o serviço, gerando cada vez mais procura por empréstimo via Pix.

O banco pode cobrar de quem envia um pix?

Existe empréstimo via Pix?

Atualmente, há bancos e financeiras que concedem crédito e utilizam o Pix para enviar os recursos aos clientes, entretanto, é importante destacar que não há uma modalidade específica com este nome. Isso porque, como explicado, o empréstimo via Pix se trata, especificamente, do sistema de pagamento usado pela empresa que concede o crédito para depositar a quantia ao solicitante.

A adesão ao Pix por parte dos bancos e financeiras se deu, inicialmente, pela rapidez em que o dinheiro é liberado ao cliente. Além disso, também é importante destacar que, com o encerramento do Documento de Ordem de Crédito (DOC), as operações via Pix tendem a substituir o Pix as convencionais.

Porém, quando se tratar de valores elevados, diversas instituições podem, ainda, optar pela Transferência Eletrônica Disponível, também chamada de TED.

Como contratar um empréstimo via Pix?

Como explicado, o empréstimo via Pix não é uma modalidade de crédito, porque se trata da utilização do sistema de pagamentos instantâneos para disponibilizar o crédito concedido ao cliente de forma mais rápida. Logo, o processo de contratação permanece o mesmo, isso é:

  • o cliente deve realizar um levantamento acerca dos rendimentos que possui e as despesas fixas e variáveis, para identificar quanto é possível arcar mensalmente com as parcelas;
  • em seguida, é o momento de avaliar quanto será necessário de crédito e a modalidade que melhor se adequa ao perfil, sendo as principais o empréstimo pessoal, consignado, empréstimo com garantia e antecipação do Saque-Aniversário;
  • depois de definir a modalidade, é preciso buscar uma ou mais instituições financeiras que a oferecem e, a partir daí, solicitar simulações de crédito. É de suma importância, inclusive, verificar a reputação dessas empresas, para evitar fraudes.

Escolhida a melhor oferta de crédito, é só realizar a análise de crédito e, se aprovado nessa etapa, formalizar o contrato e o dinheiro será depositado na conta. É válido ressaltar que, até então, não são todas as instituições que depositam os recursos via Pix, sendo assim, cabe ao solicitante averiguar essa informação diretamente com a empresa escolhida.

O que é caderneta de poupança?

Não consegui um empréstimo via Pix, e agora?

Qualquer operação financeira está sujeita à análise de crédito, que nada mais é do que um procedimento em que a instituição avalia o histórico de consumo e pagamento do consumidor, bem como seu score, e o intuito é identificar se há risco de inadimplência. Dessa forma, se o solicitante não conseguir aprovação no pedido de crédito, há a possibilidade de utilizar o cartão de crédito ou, ainda, o Pix Parcelado.

O Pix Parcelado funciona de forma similar a um empréstimo, porque o consumidor que deseja pagar por um produto ou serviço ou transferir uma quantia à outra pessoa ou empresa solicita o valor à instituição financeira em que possui conta e utiliza o Pix. Essa, por sua vez, se oferecer o serviço, apresentará o prazo possível de parcelamento e, após contratado pelo cliente, o dinheiro será enviado ao destinatário especificado pelo consumidor, como numa operação Pix convencional.

O remetente, entretanto, pagará à instituição de forma parcelada e com acréscimo de juros, mas o beneficiário do dinheiro o receberá de uma só vez, integralmente e instantaneamente. As parcelas serão descontadas mensalmente da conta do cliente, bem como ocorre com o crédito consignado.

Vale destacar que o consumidor deve ter atenção à taxa de juros praticada pela instituição financeira, a fim de evitar prejuízos ou surpresas posteriores.

É possível fazer Pix na Argentina?

3 cuidados antes de solicitar um empréstimo via Pix

A realização de operações financeiras demanda atenção, isso porque, somente em 2023 os golpes financeiros aplicados via internet atingiram mais de 80 mil pessoas. Quando isso acontece, além da perda de dinheiro, há, ainda, a divulgação de dados pessoais e bancários das vítimas.

1. Pesquise sobre a reputação da empresa

Ao encontrar uma instituição financeira que oferece a modalidade de crédito escolhida, é essencial verificar a reputação desta. Para isso, consulte o site do Procon munido do CNPJ, pois neste espaço é possível verificar se há processos de outros consumidores contra a empresa.

Também vale a pena visitar o perfil da instituição nas redes sociais e no ReclameAqui, plataforma em que clientes anteriores registram reclamações e há a possibilidade de acompanhar a resolução de cada caso.

2. Não faça depósitos adiantados

Nenhum banco, fintech ou financeira pode solicitar o pagamento de valores adiantados, essa prática, aliás, é considerada crime pelo Banco Central do Brasil. De modo geral, os principais argumentos utilizados por fraudadores para obter dinheiro de forma ilegal, são:

  • depósito para liberação de crédito;
  • taxa de avalista;
  • taxa por score baixo ou negativação;
  • taxa do contrato;
  • taxa de garantia.

Sendo assim, a recomendação é que não seja feito o depósito de qualquer quantia a supostas empresas que vinculam a liberação do dinheiro a esse pagamento, porque tende a ser golpe.

3. Atenção aos dados bancários

Para realizar a análise de crédito e a formalização do contrato é preciso que a instituição solicite informações pessoais, como CPF, nome completo, endereço, comprovante de renda e telefone, por exemplo. Da mesma forma, após aprovação, será solicitado o número da conta e agência ou chave Pix, para que a quantia seja depositada.

Contudo, dados bancários sensíveis, como número do cartão de crédito, dígito verificador, senhas e outros itens são estritamente pessoais e, consequentemente, não devem ser disponibilizados. Uma das práticas comuns de fraudadores é a obtenção irregular dessas informações, que os permitem, posteriormente, efetuar operações financeiras em nome da vítima, bem com ter acesso às contas e realizar compras online com o cartão de crédito.

Com esses três principais cuidados e as demais dicas mencionadas nos tópicos anteriores, é possível conseguir empréstimo via Pix em instituições seguras e de acordo com as necessidades orçamentárias.

Próximo artigo

O que é caderneta de poupança?

Entenda o que é e como funciona a caderneta de poupança, se há custos envolvidos na operação, o percentual de rentabilidade mensal e mais.

Ler artigo completo

0 respostas para “Existe empréstimo via PIX?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo