;
FinanzeroBlogMercado

O que é caderneta de poupança?

O que é caderneta de poupança?

Compartilhe esse post:

A caderneta de poupança faz parte dos investimentos de renda fixa, contudo, apresenta baixa rentabilidade, se comparada aos demais produtos da mesma modalidade.

De acordo com a B3, em 2023 o Brasil registrou aumento de 15% no número de pessoas físicas com aplicações em produtos financeiros de renda fixa, chegando a 17,1 milhões de investidores. Entre os produtos mais procurados estão debêntures, notas comerciais, Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Certificados de Recebíveis Agrícolas (CRA).

Entretanto, além destes produtos mencionados, a renda fixa também conta com a caderneta de poupança, criada ainda no século 19 e que já passou por mudanças. Neste texto, falamos sobre o tema.

Os mitos e verdades sobre investir no mercado de ações

O que é e como funciona a caderneta de poupança?

Também chamada somente de poupança, a caderneta de poupança é um tipo de investimento de renda fixa com rentabilidade padronizada, portanto, é a mesma em qualquer instituição financeira, porque é definida e controlada pelo governo, através do Banco Central, e que se baseia na taxa Selic.

Na prática, o dinheiro fica “guardado” em uma conta poupança e, a cada mês, é aplicado um percentual de rendimento sobre o valor. Essa remuneração, contudo, é creditada mensalmente e apenas na data de “aniversário”, que nada mais é do que o dia do mês em que o depósito foi feito.

Para exemplificar, suponhamos que uma pessoa aplicou o dinheiro no dia 22 de abril, então, a rentabilidade e o crédito da quantia na conta do titular ocorrerá somente nos dias 22 dos meses posteriores. Com isso, se for feito o resgate de toda ou parte da quantia no dia 21, por exemplo, perde todo o retorno do período.

Os recursos guardados na caderneta de poupança e que geram essa rentabilidade são destinados, em sua maior parte, ao mercado imobiliário, em forma de concessão de crédito via financiamento para a aquisição de casas e apartamentos por pessoas físicas.

Quais os custos da caderneta de poupança?

A caderneta de poupança é isenta da cobrança de tarifas e outros encargos, como manutenção, taxas de administração ou de performance. Além disso, não há a incidência de impostos sobre os lucros obtidos pelo titular, entretanto, é preciso que os rendimentos sejam informados na declaração de Imposto de Renda, mesmo que isentos.

Renegociação do FIES: 4 dicas para negociar sua dívida

Qual é a rentabilidade da caderneta de poupança?

Em 2012 houve mudança nas regras de rentabilidade das cadernetas de poupança, que conforme já mencionado, é padronizado em todas as instituições financeiras e demais empresas. Dessa forma, a remuneração das contas é alterada de acordo com as oscilações da Selic, da seguinte maneira:

  • se a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês, mais a variação da Taxa Referencial (TR);
  • se a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da caderneta de poupança será equivalente a 70% da Selic, mais a variação da Taxa Referencial.

Esses percentuais, entretanto, valem apenas para os contratos realizados a partir de 4 de maio de 2012, que se trata da data em que começaram a valer as novas regras. Os titulares com contas que possuem depósitos anteriores a essa data continuam recebendo os rendimentos anteriores, que é de 0,5% ao mês, mais a variação da Taxa Referencial (TR).

O que é a Taxa Referencial na caderneta de poupança?

Criada nos anos 90, a Taxa Referencial exercia um papel semelhante ao da Selic, portanto, era um instrumento para controle das taxas de juros e da inflação. No entanto, a a TR perdeu a relevância neste âmbito, mas ainda é usada como indexador no Banco Central para diversos tipos de investimentos, como a poupança.

O valor da Taxa Referencial é calculado diariamente e, normalmente, é um pouco menor, se comparado ao da Taxa Básica Financeira (TBF), que é definida com base nas taxas médias praticadas entre os investidores em negociações de títulos públicos prefixados. Na caderneta de poupança, a Taxa Referencial é parte do valor total da rentabilidade.

Como declarar investimentos no Imposto de Renda?

Quais as vantagens e desvantagens da caderneta de poupança?

Como em qualquer operação financeira, a caderneta de poupança possui vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas pelo interessado.

Baixo risco

A caderneta de poupança, bem como outras modalidades de renda fixa, são considerados produtos financeiros de baixo risco. Isso porque, são atrelados a uma taxa fixa ou índice, que apesar de possuir oscilações, é considerado previsível, gerando, portanto, mais estabilidade e menos risco de perda.

O recurso pode ser resgatado a qualquer momento

Com a caderneta de poupança é possível resgatar os valores a qualquer momento, desse modo, se o titular da conta precisar dos recursos, pode movimentá-los dentro da própria conta, transferindo-o para outra de sua titularidade ou movendo o dinheiro para o saldo total, que o permite efetuar pagamentos e transferências normalmente.

Baixa rentabilidade

Uma das principais críticas feitas atualmente à caderneta de poupança é a baixa rentabilidade, principalmente quando comparada a outros produtos financeiros de renda fixa disponíveis no mercado. Isso porque, ainda que o investidor resgate uma quantia maior do que aplicou, este retorno não acompanha a inflação, então, a rentabilidade, na prática, pode representar uma perda financeira ou estagnação, ao considerar a desvalorização da moeda brasileira e o poder de compra.

Possui proteção do FGC

A sigla FGC se refere ao Fundo Garantidor de Créditos, que nada mais é do que uma instituição privada e sem fins lucrativos, que assegura aos consumidores que têm dinheiro guardado na caderneta de poupança e outros produtos de renda fixa que, se houver calote ou quebra do banco em que os recursos estão depositados, será possível receber de volta até R$250 mil.

O ressarcimento, no entanto, não é cumulativo, isso significa que uma pessoa que possui aplicações em CDBs e, também, caderneta de poupança, a garantia de até R$250 mil valerá para todas elas de forma somada. Se a perda ultrapassar, o prejuízo da quantia excedente não é de responsabilidade do FGC.

Não há exigência de valor mínimo

Diferente de determinados produtos financeiros, que podem exigir um valor mínimo de aplicação para começar a render, na caderneta de poupança é possível que o interessado inicie com qualquer quantia, facilitando o acesso para quem tem pouco dinheiro para destinar a investimentos.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Renegociação do FIES: 4 dicas para negociar sua dívida

Entenda como funciona a renegociação do FIES e confira quatro dicas para ajudar na adesão do novo contrato.

Ler artigo completo

0 respostas para “O que é caderneta de poupança?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo