FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Existe um banco digital da Caixa?

Existe um banco digital da Caixa?

Compartilhe esse post:

Hoje, ainda não existe um banco digital da Caixa; há, no entanto, planos para abertura de um em 2021

A Caixa Econômica Federal é um dos maiores bancos do Brasil. Além de ser o mais antigo do país, tem um papel importante no pagamento de benefícios, como o Bolsa Família, e aposentadorias.

Apesar disso, ainda não tem seu banco digital. A Caixa tem app e internet banking, mas não há uma versão digital dos seus serviços.

No entanto, segundo a instituição, há um plano de lançar o banco digital da Caixa em 2021. Para isso, deve haver autorização do Banco Central, o que não aconteceu ainda.

Mas o que quer dizer um banco digital? Vamos explicar as diferenças antes de falar mais sobre os planos da Caixa sobre o tema.

O que é um banco digital?

Mas se há um app e internet banking, por que não podemos dizer que já existe um banco digital da Caixa? Basicamente, porque o app e o internet banking servem, hoje, como complemento para a conta no banco físico.

Um banco digital, portanto, é uma opção bancária totalmente virtual. Ou seja, tudo é feito pelo aplicativo: da abertura da conta às transações do dia a dia, nada inclui agências.

Inclusive, em todos os modelos que operam hoje no país sequer há um gerente para a conta. Os atendimentos são todos feitos via app ou telefone.

Em geral, mesmo quando há problema, os contatos são feitos dessa forma. Além disso, eles não têm uma sede física para onde o cliente deve ir caso de necessidade.

A maioria desses bancos têm também vantagens em relação à abertura de contas, que são menos burocráticas, e às tarifas, que tendem a ser mais baixas.

Por exemplo, um banco digital não cobra nenhuma taxa pela manutenção da conta-corrente. Essa cobrança pode ser feita naqueles não-digitais.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

A cobrança de tarifas por transações como TED ou DOC, porém, podem ser cobradas, assim como anuidades de cartões de crédito e segundas vias de cartão de débito.

Entretanto, todos incluem a opção de saque em caixas como os da Rede 24h ou nos caixas automáticos de grandes bancos aos quais estão vinculados.

Uma desvantagem de um banco digital, todavia, é o depósito em dinheiro. Por não ter sede física, caso você precise depositar dinheiro em espécie, deve gera um boleto e pagá-lo em dinheiro em uma lotérica ou financeira.

Empréstimo habitacional: o que é e como funciona?

Que bancos digitais existem hoje no Brasil?

Alguns exemplos digitais que poderão servir de exemplo para o banco digital da Caixa são:

  • Nubank, totalmente digital;
  • Next, braço digital do Bradesco;
  • Superdigital, conta digital do Santander;
  • Neon, fintech ligada ao Votorantim;
  • C6, fundado por ex-executivos do Banco Pactual.

Note, portanto, que não existe a necessidade de estar ligado a um banco com sede física. A única regra é ter autorização do Banco Central para existir, cumprindo os requisitos básicos estabelecidos pelo órgão.

Há diversos outros bancos operando de forma digital no Brasil. Mas ainda não existe um banco digital da Caixa.

Consórcio: o que é e como fazer?

Então, quando haverá um banco digital da Caixa?

Como dissemos no começo dessa reportagem, o presidente da instituição, Pedro Guimarães, afirma ter planos de abrir um banco digital da Caixa ainda em 2021.

A intenção, de acordo com Guimarães, é que esse novo banco opere daqui a seis meses. No mais, será uma instituição separada da Caixa. Ou seja, poderá passar por processo de abertura de capital, que implica na venda de ações.

Hoje, a Caixa não tem capital aberto, por ser um banco estatal.

Contudo, para isso, o banco digital da Caixa precisa cumprir com os requisitos do processo de abertura de uma instituição bancária, o que inclui receber o aval do Banco Central para operar.

Apesar disso, Guimarães já detalha os planos para o banco digital:

  • Incluir um meio de pagamentos de benefícios como o Bolsa Família;
  • Liberar microcrédito para ao menos 10 milhões de clientes;
  • E, por fim, oferecer crédito imobiliário para famílias de baixa renda.

Ao anunciar os planos do banco digital da Caixa, o presidente da instituição afirmou já ter 100 funcionários contratados para o novo modelo. Além disso, será lançado com 105 contas-correntes já funcionando.

O nome deste novo banco ainda não foi divulgado.

O que é Imposto de Renda retido na fonte?

Quem recebe benefício social deverá ter conta no banco digital da Caixa?

Guimarães, presidente da instituição, ainda não detalhou como os três principais serviços do banco digital da Caixa irão funcionar.

Contudo, é possível que os pagamentos de benefícios como o Bolsa Família passe a ser feito de forma exclusiva por esse novo banco.

Saberemos mais sobre isso nos próximos meses. Nós seguiremos acompanhando e você pode saber mais com a gente 🙂

Empresa pode emprestar dinheiro para funcionário?

Enfim, ficou com alguma dúvida sobre o banco digital da Caixa? Então comente!

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

O que acontece se eu não fizer o saque emergencial do FGTS?

Trabalhador tem até hoje para sacar o dinheiro emergencial. Caso o valor não seja recuperado ele volta para a conta do trabalhador.

Ler artigo completo

0 respostas para “Existe um banco digital da Caixa?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo