;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Extrato bancário digital: o que significa PDF?

Extrato bancário digital: o que significa PDF?

Compartilhe esse post:

Ao acessar o extrato bancário digital, o correntista pode baixar o documento em formato PDF, normalmente solicitado por instituições financeiras e outras empresas.

Também conhecido como demonstrativo, o extrato bancário é um documento emitido por pessoas que têm conta em bancos tradicionais, fintechs e/ou plataformas de pagamentos. Vale ressaltar que o acesso à informação e documentos pertinentes ao consumo é um direito do consumidor, logo, as empresas não podem negar a emissão do extrato bancário, seja de conta corrente, poupança ou de pagamento.

O extrato bancário, inclusive, é considerado uma boa ferramenta para que correntistas acompanhem a entrada e saída de dinheiro de suas contas, bem como pode ser útil na identificação de movimentações suspeitas, como em caso de golpe, já que qualquer operação realizada será apresentada no documento.

Além disso, o extrato bancário é uma das formas de comprovar renda no momento de solicitar um empréstimo, financiamento, cartão de crédito e afins. Dessa forma, quem não possui vínculo empregatício e, por isso, não consegue apresentar o holerite, como acontece aos trabalhadores autônomos, por exemplo, pode apresentar os extratos bancários de um período estipulado pela instituição.

Como tirar o extrato do Pix do Mercado Pago?

O que é extrato bancário digital?

O extrato bancário digital, assim como o tradicional emitido nos caixas eletrônicos, é um documento em que constam todas as movimentações da conta, seja corrente, poupança ou de pagamento. Nele, é possível acessar os valores sacados, transferidos, recebidos e, também, os pagamentos efetuados em um determinado período, que pode ser composto por alguns dias, meses e até anos.

Para obter o extrato bancário digital, os clientes podem utilizar o aplicativo e Internet Banking da instituição, caso possua. Contudo, quem preferir, também pode emitir o documento através dos caixas eletrônicos ou solicitá-lo via telefone. Essa opção, entretanto, pode variar de acordo com a instituição em que o correntista possui conta.

Imposto de Renda: como importar os dados da última declaração?

Quais são os tipos de extratos bancários?

De modo geral, são oferecidos três principais tipos de extratos bancários: o comum, o mensal consolidado e o anual consolidado. Na prática, não há diferença no tipo de informação apresentada, o que muda é a perspectiva oferecida por cada modelo, já que o período abrangido varia de um tipo para o outro, bem como alguns detalhes.

Extrato bancário comum

O extrato bancário comum, como o próprio nome sugere, é o demonstrativo tradicional em que o cliente define o período que deseja consultar. Dessa forma, é possível emitir o documento referente a dias ou meses específicos.

Para obtê-lo, é possível utilizar o Internet Banking, aplicativo da instituição ou os caixas eletrônicos. Quem optar por essa última opção, no entanto, deve ficar de olho, pois alguns bancos estabelecem um número limite de extratos impressos que podem ser emitidos. Com isso, ao ultrapassar, é cobrada uma taxa.

Encontre as condições ideais de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal! Clique aqui e confira, taxas de juros a partir de 1,49%.

Extrato bancário mensal consolidado

O extrato bancário mensal consolidado abrange todas as transações realizadas durante um mês fechado. A diferença entre o consolidado e o comum, por sua vez, é que este é considerado mais completo, pois traz informações mais detalhadas sobre qualquer tipo de movimentação na conta.

Cabe ressaltar que, normalmente, há algum tipo de cobrança por parte das instituições para a emissão do extrato mensal consolidado. A solicitação pode ser feita através do Internet Banking e, em alguns casos, pelo telefone.

Extrato bancário anual consolidado

O extrato bancário anual consolidado é parecido com o mensal, pois consta todas as movimentações realizadas na conta de forma detalhada. Neste caso, no entanto, as informações são referentes ao ano fiscal, que começa no dia 1 de janeiro e termina em 31 de dezembro.

Por outro lado, ao contrário do que acontece no mensal, as instituições não podem cobrar pela emissão do extrato bancário anual consolidado, já que ele é utilizado no preenchimento da Declaração Anual de Imposto de Renda.

Como começar a investir do zero?

O que consta no extrato bancário digital?

Vale ressaltar, antes de tudo, que o extrato bancário digital possui as mesmas informações que o extrato bancário tradicional, a diferença entre eles, contudo, é que o primeiro é emitido através de canais digitais, como Internet Banking e aplicativo, enquanto o segundo é gerado nos caixas eletrônicos ou solicitados via telefone.

Sendo assim, o extrato bancário digital traz à tona as movimentações financeiras realizadas na conta, como explicado anteriormente. Essas movimentações são apresentadas a partir de siglas e códigos, portanto, entendê-las é de suma importância para interpretar o extrato. Por isso, vamos mostrar os principais códigos e siglas que aparecem nesse documento e os seus significados.

Letra C ou (+): crédito, isso é, entrada de dinheiro na conta, independente da origem.
Letra D ou (-): débito, portanto, saída de dinheiro, seja por saque, compras e afins.
C/C: conta corrente.
C/I: conta investimento ou conta poupança.
TB: transferências bancárias.
TBI: transferências bancárias via internet.
TED ou DOC: transferência entre bancos diferentes feita eletronicamente.
DEP. CH.: quando é feito um depósito em cheque, contudo, não significa que o saldo já está liberado.
DEP. DINH.: quando é feito um depósito em cheque e, assim como no anterior, pode não estar liberado.
EST. CP ELO: significa que foi feito um pedido de estorno de uma compra no Cartão Elo. Essa solicitação pode ter sido feita pelo comprador ou de forma automática pelo sistema.
PGTO., PAG., PAGTO. OU PG. COBRANÇA: todas essas siglas representam o pagamento de boletos bancários, como despesas pessoais, faturas de cartão de crédito e afins.
DA: débito automático.
IOF: Imposto sobre Operações Financeiras.
TRF ou TAR: tarifa mensal de serviços, como algum pacote contratado ou anuidade do cartão.
ENC: quando as tarifas são lançadas como encargos.

Como tirar extrato do FGTS pelo aplicativo?

Como tirar um extrato bancário em PDF?

Como dito inicialmente, o extrato bancário tem diversas finalidades, como acompanhar a movimentação financeira, servir como consulta para o preenchimento da Declaração de Imposto de Renda e, também, ser utilizado como comprovante de renda por pessoas que desejam solicitar algum serviço, como empréstimo online.

Nestes casos, é comum que as financeiras solicitem o extrato bancário em PDF, que é um formato de documento que suporta qualquer tipo de informação, como texto, imagens e links, por exemplo. Dessa forma, para obter um extrato bancário em PDF, o cliente precisa utilizar o Internet Banking ou aplicativo da instituição em que possui conta e salvar o documento no computador ou celular neste formato.

Vale ressaltar que o sistema de cada instituição possui suas especificidades, apesar disso, o extrato pode ser buscado na lupa de pesquisa do serviço. Em seguida, ao definir o período desejado e acessar o extrato, é só clicar na opção “Salvar” e escolher o formato “PDF”.

Em alguns casos, não é possível salvar o extrato bancário em PDF através do aplicativo, sendo assim, é preciso acessar o Internet Banking para realizar o procedimento.

Pagamento por aproximação precisa de senha?

Qual é a diferença de PDF e print?

O PDF é um formato de arquivo que suporta texto, imagens, links e até vídeos. O print, por sua vez, é a captura da tela do celular ou computador e, apesar de também permitir o registro de texto e foto, não costuma ser aceito na hora comprovar renda através do extrato bancário, pois não é reconhecido como um documento oficial, como acontece com o extrato bancário em PDF.

Dessa forma, quando instituições e outras empresas solicitam o extrato bancário em PDF, a recomendação é que o consumidor acesse o aplicativo ou Internet Banking de onde possui conta e faça o download do documento no formato especificado. Com isso, a probabilidade de recusa da solicitação devido a documentação incorreta diminui.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o extrato bancário digital? Deixa nos comentários. Ah e se estiver precisando de um empréstimo fácil, conte com a FinanZero. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

O que é capital de giro?

Descubra agora o que é capital de giro, para que serve este ativo, como calculá-lo, quais os tipos existentes e mais.

Ler artigo completo

0 respostas para “Extrato bancário digital: o que significa PDF?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo