Índice de conteúdo
Financiamento com imóvel de garantia é uma forma errada de descrever o refinanciamento de imóvel; saiba mais sobre esse empréstimo
Quando falamos de financiamento com imóvel de garantia, embora pareça que estamos falando de um financiamento, ou seja, um valor para comprar um novo imóvel, não estamos.
O termo financiamento com imóvel de garantia é uma forma errada de falar sobre o empréstimo com garantia de imóvel.
Mas esse erro tem motivo: é resultado de outro termo usado para esse tipo de empréstimo, o refinanciamento de imóvel.
Portanto, sempre que você ouvir falar em financiamento com imóvel de garantia, pense em um empréstimo no qual o seu bem é uma segurança que você usa no contrato.
Vamos saber mais sobre isso!
Empréstimo com fiador existe? Como funciona?
A gente falou em resumo lá em cima e agora vamos entender melhor essa questão sobre o financiamento com imóvel de garantia.
Mais uma vez, o termo é errado mas ele tem uma certa aproximação com o refinanciamento de imóvel. Então é dele que vamos falar.
O refinanciamento de imóvel é um dos termos usados para descrever um empréstimo no qual você usa o seu imóvel, seja ele casa ou apartamento, como uma garantia.
Para o banco, isso é vantajoso. É uma leitura de que há uma segurança caso, por algum imprevisto, você deixe de pagar aquele crédito.
Em suma: você pede até 70% do valor do seu imóvel em empréstimo, recebe isso em dinheiro e paga as parcelas mês a mês, como num crédito normal.
Assim, você tende a ter juros mais baixos. No entanto, caso você deixe de pagar por um tempo, ou seja, fique inadimplente, o imóvel pode ser tomado de você.
Bom, agora é hora de saber mais sobre as vantagens e as desvantagens.
Aposentado só pode pedir empréstimo consignado?
O empréstimo com garantia de imóvel tem muitas vantagens e, por isso, é tido como o queridinho do mercado.
Só isso já compensa, né? Mas, para ter certeza de que ele é a melhor opção para você, o ideal ainda é fazer uma simulação de crédito. Assim você tem certeza de que está pegando o melhor empréstimo dentro da sua realidade.
Ele é o queridinho, mas não é perfeito. Há, sim, desvantagens no empréstimo com garantia de imóvel. Por exemplo:
Enfim, vale a mesma dica do tópico anterior: simular. Entendendo o seu caso, você escolhe o melhor com diversas opções à mão.
Motoboy busca documentos em casa para empréstimo: é golpe?
Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!
Você já deve ter entendido que o termo financiamento com garantia de imóvel é uma mistura errada dos dois jeitos de chamar essa transação: refinanciamento de imóvel ou empréstimo com garantia de imóvel, né?
Pois bem, esse é um dos motivos para a confusão na forma de chamá-lo.
No entanto, outra razão é a forma como você usa o dinheiro. Afinal, você pode gastar o valor emprestado por um refinanciamento de imóvel para comprar um imóvel novo.
Ou seja, seria quase como um financiamento com imóvel de garantia. Daí outro por quê para a confusão.
Aliás, esse tende a ser um motivo comum que leva ao um empréstimo com garantia. Como os juros dessa transação, em geral, são mais baixos que o de um financiamento, ele pode compensar mais na hora de comprar um novo bem.
Isenção de IPTU: descubra quem tem direito
Por fim, ficou com mais dúvidas sobre o financiamento com imóvel de garantia, ops, quero dizer, o refinanciamento de imóvel? Então, comente.
Estamos sempre à disposição para tudo o que você precisar 😉
Siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios