Existem, sim, casos em que motoboy busca documentos na sua casa em um empréstimo; saiba quais são e como evitar golpes

Com o aumento dos golpes financeiros na pandemia, em especial, muitos de vocês têm tido dúvidas sobre o que pode ou não ser considerada uma fraude de empréstimo.

Uma dessas questões é se motoboy busca documentos em casa para empréstimo.

A resposta é sim.

Hoje existem empresas, como a nossa parceira Portocred, por exemplo, que enviam um motoboy para buscar documentos de empréstimo na sua casa. E isso, claro, de forma segura e combinada com você.

Esse método faz parte da realidade da Portocred há um tempo e, desse modo, conta com um processo claro, no qual o cliente é avisado já no momento em que aceita a oferta de empréstimo sobre a retirada via motoboy.

Ou seja, diferente de quando falamos de um golpe, há um padrão nesse processo:

  • você pede empréstimo no site da FinanZero;
  • recebe as ofertas pré-aprovadas;
  • opta pela opção da PortoCred;
  • e, então, é informado de quando, como e qual será o motoboy que buscará os documentos na sua casa.

Portanto, é bem simples de identificar que se trata de um padrão legal e, desse modo, dá para confiar tranquilamente na credibilidade do processo.

IPVA SP 2021: confira calendário de pagamento do imposto

Como funciona a busca de documentos pelo parceiro FnZ?

Entre nossos parceiros, hoje, a Portocred é a principal fintech a usar esse método no qual um motoboy busca documentos de empréstimo na casa do cliente.

Ela oferece empréstimo pessoal com cheque, ou seja, você pede o valor que precisa. Então, faz os pagamentos via cheque, todos entregues de uma única vez.

E é nessa parte que o motoboy entra: na busca dos cheques.

Por isso, vamos nos focar no passo a passo dessa empresa:

  • Após você ter aceitado a proposta e ter enviado os documentos para análise, em até 48 horas úteis a PortoCred entra em contato com você;
  • Então, a empresa te informa sobre a assinatura de contrato e solicita as folhas de cheque;
  • Para essa entrega, um motoboy busca os documentos na sua casa.

Vale salientar que os cheques devem estar no nome do contratante e não podem, portanto, pertencer a um parente, nem mesmo pais ou cônjuges.

Isenção de IPTU: descubra quem tem direito

Pedi empréstimo em outra empresa na qual motoboy busca documentos em casa… é golpe?

Bem, se você pediu empréstimo em outra empresa, com CNPJ, site e aval do Banco Central para operar, a chance de ser golpe é pequena. Contudo, esses pontos são importantes: esteja atento aos dados comerciais e confirme tudo, se possível, mesmo que numa busca online.

No entanto, se recebeu uma oferta por whatsapp, de alguma pessoa dizendo ser de uma empresa, certas questões podem te ajudar a entender se se trata de um golpe:

  • Em primeiro lugar, essa pessoa pediu algum valor antecipado? Se sim, fuja. Isso é ilegal!
  • Em seguida, confira se ela trabalha para a empresa para a qual diz trabalhar. Uma maneira de fazer isso é via redes sociais da empresa!
  • Em um terceiro momento, não dê seus dados pessoal! Confirme tudo antes e, ainda assim, só informe em plataformas oficiais.
  • E, por fim, cheque a reputação da empresa. Canais como o ReclameAQUI podem te ajudar nessa etapa.

Essas dicas servem para que você se proteja de golpes e, também, para que consiga o melhor empréstimo para você.

Agora, se você quer saber mais sobre outros tipos de golpe, como no qual o um suposto funcionário do banco entra em contato e manda um motoboy buscar documentos como o cartão da conta na sua casa, saiba mais aqui.

Empréstimo com fiador existe? Como funciona?

Não quero precisar de retirada de documentos. Como faço?

Existem diversas outras opções de empréstimo disponíveis no mercado que não precisam desse processo no qual um motoboy busca documentos na sua casa.

Uma delas é o empréstimo pessoal, pelo qual você não precisa dar garantias na hora da contratação. Além disso, o empréstimo consignado e o crédito na conta de luz também não têm necessidade de retirada de documentos.

IPVA SP 2021: confira calendário de pagamento do imposto

Ficou com mais dúvidas?

Por fim, ficou com mais dúvidas sobre o que fazer sobre casos em que motoboy busca documentos de empréstimo em casa? Então, comente.

Estamos sempre à disposição para tudo o que você precisar 😉

Siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.