;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Golpes financeiros contra idosos crescem 60% na pandemia

Golpes financeiros contra idosos crescem 60% na pandemia

Compartilhe esse post:

Entre os golpes financeiros mais comuns durante a pandemia estão o do falso motoboy

Desde o início da pandemia de coronavírus, golpes financeiros contra idosos cresceram 60%, segundo levantamento feito pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

São casos que variam de envio de um simples email malicioso, os chamados phishing, com vírus ou links que direcionam o usuário a sites falsos, aos mais elaborados: que envolvem, inclusive, motoboys indo à casa do idoso.

Encontre agora as condições ideais de taxas de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal online!

“A atendente foi tão boazinha comigo”

W.A., 85 anos, prefere não se identificar: ela foi vítima do chamado golpe financeiro do motoboy. Tudo começou com uma ligação dos criminosos, que se passaram por um atendente do banco.

A suposta atendente comunicou à vítima a realização de transações suspeitas com seu cartão e informou que um motoboy seria enviado para recolher este cartão, com a premissa de investigar as transações.

Enquanto isso, pelo telefone, a atendente confirmava dados como a senha e o CPF do titular da conta.

“Me disseram que meu cartão tinha sido clonado. Fiquei assustada! E a atendente pareceu ser tão boazinha: ficou comigo em ligação por um tempão. Ela mesma me falou do motoboy”, conta W.

No fim das contas, W entregou o cartão na mão dos criminosos. “Ele me disse que eu podia cortar o cartão, contanto que eu não cortasse os números de trás e o chip”.

“Ela me deu número de protocolo e disse que a ligação estava sendo gravada! Mas, no fim das contas, era tudo falso.”

Com o cartão em mãos e a senha, os estelionatários gastaram cerca de R$ 13 mil da conta de W. Mas ela só desconfiou da situação depois, quando sua sobrinha estranhou o procedimento do banco.

“Na hora desconfiei e liguei para o banco”, conta a sobrinha de W. “Fomos até a agência e a gerente tomou as providências”.

“Descobri que tinha sido vítima de um golpe só neste momento”, relembra W.

Leia também: Governo tira Covid-19 de lista de doenças ocupacionais: o que quer dizer?

Golpe do motoboy cresce 65%

Golpes financeiros como os sofridos por W, que incluem motoboys, tiveram um aumento de 65% durante a pandemia, segundo a Febraban.

Além disso, o caso de W ainda inclui a chamada engenharia social, quando os criminosos induzem o cliente a fornecer informações confidenciais e senhas.

Esse tipo de golpe financeiro aumento 70% desde o início da pandemia.

Fui vítima de golpe financeiro. O que fazer?

O primeiro passo é entrar em contato com o banco, contando a situação e pedindo o cancelamento do cartão.

A partir daí, a instituição financeira tomará as previdências de cancelamento e possível estorno do dinheiro perdido.

“A gerente, quando entrou em contato, avisou que nesse caso a possibilidade seria bem pequena, por causa dos dados que dei à falsa atendente”, conta W.

No caso de W, porém, o banco a ressarciu do valor integral do dinheiro, em função do histórico de compras e da idade avançada.

No entanto, não é obrigação da instituição financeira devolver o valor, já que houve compartilhamento indevido de dados.

Veja mais: Voluntariado: solidariedade em meio ao caos

Como evitar golpes financeiros?

A Febraban dá algumas dicas de como evitar golpes financeiros como o do motoboy e o de emails falsos. São elas:

  • O banco nunca liga pedindo senha nem número do cartão
  • A instituição financeira não manda alguém para a casa do cliente para retirar o cartão
  • O banco não liga solicitando transferência ou qualquer outro tipo de pagamento
  • Ao receber uma ligação dizendo que o cartão foi clonado, o cliente deve desligar, pegar o número de telefone que está no cartão e ligar de outro telefone para verificar a história
  • Recebeu um SMS ou e-mail do banco com um link? Ligue para o seu gerente
  • Multiplique os cuidados e não passe sua senha a ninguém

Você já foi vítima de golpes financeiros? Sofreu alguma tentativa de golpe? Deixe nos comentários.

Não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Dicas para pegar empréstimo para reforma e construção

Para realizar o sonho de ter a casa própria ou a obra certa muitas pessoas buscam alternativas para construção. Veja mais

Ler artigo completo

0 respostas para “Golpes financeiros contra idosos crescem 60% na pandemia”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo