FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Governo tira Covid-19 de lista de doenças ocupacionais: o que quer dizer?

Governo tira Covid-19 de lista de doenças ocupacionais: o que quer dizer?

Compartilhe esse post:

Por causa da retirada da lista de doenças ocupacionais, aqueles que contraírem coronavírus no ambiente de trabalho não terão estabilidade

Nesta quarta (2), o Ministério da Saúde voltou atrás e revogou a portaria que garantia estabilidade a quem contraísse Covid-19 no trabalho.

Na prática, isso significa que trabalhadores que se infectarem com coronavírus no ambiente de trabalho não terão estabilidade de um ano no emprego após o afastamento.

A revogação foi feita um dia depois da publicação da portaria que garantia a estabilidade.

O texto atualizava a Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT), ou seja, o rol de doenças ocupacionais, já defasada.

A revogação foi feita por meio de uma nova portaria, número 2345, assinada pelo ministro interino da Saúde Eduardo Pazuello.

Encontre agora as condições ideais de taxas de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal online!

Impactos econômicos?

O ministro não justificou o motivo da revogação da portaria que retirou o coronavírus das doenças ocupacionais, mas especialistas especulam se tratar de uma pressão de empresários.

Isso porque, segundo muitos, essa estabilidade traria ônus econômicos aos empregadores, já que os trabalhadores que fossem afastados das atividades por mais de 15 dias em razão do coronavírus — e entrassem de licença pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) — teriam direito ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) proporcional à licença médica.

Além disso, o trabalhador teria direito a 100% do auxílio-doença pago pelo INSS, também por conta deste afastamento.

Essas medidas, no entanto, só seriam válidas para aqueles que comprovassem que a doença foi contraída em decorrência do trabalho, o chamado nexo causal.

Veja mais: Voluntariado: solidariedade em meio ao caos

Covid-19 não está entre doenças ocupacionais: como seguir?

Caso fique comprovado o caso de coronavírus, o trabalhador ainda pode pedir o afastamento, inclusive pelo INSS, se a doença exigir mais do que 15 dias de descanso.

No entanto, ele não terá direito à estabilidade ou ao FGTS proporcional à licença médica.

Na prática, a covid-19 será tratada como outras doenças que requerem afastamento sem nexo causal, como uma pneumonia, por exemplo.

Ficou com mais alguma dúvida sobre a afastamento por covid-19? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Bolsa Família 2021: proposta de aumento de recursos

Governo federal prevê crescimento de famílias beneficiadas e aumento de recursos em 2021. Saiba mais

Ler artigo completo

0 respostas para “Governo tira Covid-19 de lista de doenças ocupacionais: o que quer dizer?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo