FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Fiz um PIX errado, e agora? O que eu posso fazer?

Fiz um PIX errado, e agora? O que eu posso fazer?

Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter
PIX

Desde seu lançamento em dezembro do ano passado, o PIX tem revolucionado o mercado de pagamentos. Entretanto, ainda existem dúvidas sobre como prosseguir caso alguma transferência seja feita de forma errada

Em parceria com o C6 Bank, o IBOPEdtm realizou um levantamento que apontou o PIX como o meio de pagamentos que os brasileiros mais tem preferência em utilizar. Assim sendo, aproximadamente 60% dos entrevistados preferem o PIX, em relação ao DOC e o TED.

A nova implementação do Banco Central (BC) é instantânea e permite o pagamento de contas, pagamento em estabelecimentos via QR Code e transferências para bancos distintos. Além disso, todas essas funcionalidades estão disponíveis em qualquer horário do dia e em qualquer dia da semana (incluindo feriados e finais de semana).

Por essa razão, o PIX se mostra tão eficiente se comparado aos métodos já existentes. Em resumo, os usuários não precisam se preocupar em realizar as transações bancárias apenas no horário comercial. Pelo contrário, o PIX está disponível 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana.

Como solicitar o empréstimo pessoal online com a FinanZero?

Como recuperar um PIX errado?

Uma vez que a confirmação do PIX é feita, não há como recuperar o valor transferido. Porém, o consumidor pode entrar em contato com o recebedor para negociar a devolução do valor. Na prática, o acordo é feito para que o indivíduo que recebeu o valor equivocadamente, possa transferir o dinheiro de volta ao remetente.

Isso acontece pois, conforme mencionado, o PIX é um sistema de pagamentos instantâneo. Nesse sentido, uma vez que o valor é confirmado, a transação é feita quase que no mesmo minuto. Por isso, a dica é que antes de confirmar a operação, os usuários verifiquem a chave de transferência do destinatário.

Como evitar golpes no PIX?

Como cancelar a transferência pelo PIX?

Assim como já citado, a única forma de receber o valor que já foi confirmado, é contatando o próprio recebedor e fazendo o devido acordo com ele. Contudo, caso o usuário faça transferência com algum dado incorreto – nesse caso, inexistente – é possível contatar o próprio banco e solicitar o reembolso.

Por exemplo, o usuário X iria transferir um determinado valor para a chave 1234 e inseriu que a chave era apenas 123. Então, os dados foram inseridos incorretamente e o valor não vai chegar na conta de destino, visto que, as informações não coincidem. Sendo assim, o pagador pode entrar em contato diretamente com o banco e solicitar a devolução. Esse processo é bem similar aos erros em TEDs e DOCs.

Faça o seu pedido de empréstimo pessoal de maneira rápida e segura com a FinanZero. Com um único cadastro é possível receber até 10 ofertas pré-aprovadas, simule já!

Consigo estornar o valor do PIX?

O valor das transferências também não pode ser estornado, dado que, as operações são imediatas. A principal dica nesse ponto é que antes de digitar a senha de 4 dígitos na última etapa, seja feita uma revisão dos dados de envio ao destinatário que se pretende encaminhar o dinheiro.

Também é válido ressaltar a importância em conferir as chaves cadastradas. A ideia do PIX é justamente evitar que o indivíduo tenha que inserir agência, número da conta e CPF. Logo, apenas com a chave cadastrada os usuários conseguem realizar as transações. As chaves de cadastramento disponibilizadas pelo BC foram:

  • CPF;
  • Celular;
  • E-mail;
  • Chave aleatória.

Em suma, com apenas uma dessas chaves o remetente consegue transferir o valor desejado ao destinatário. Por isso, a chance de ocorrerem erros é mais baixa, uma vez que, não há necessidade de inserir muitos dados para que a operação seja realizada.

O que acontece se eu não devolver o auxílio emergencial?

Por fim, ficou com dúvidas sobre o PIX? Se sim, deixe aqui nos comentários que a FinanZero te ajuda.

Ademais, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como evitar golpes no PIX?

Quais são os golpes do PIX?Falsas centrais de atendimentoClonagem do WhatsApp ou […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Fiz um PIX errado, e agora? O que eu posso fazer?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo