;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Fiz um PIX errado, e agora? O que eu posso fazer?

Fiz um PIX errado, e agora? O que eu posso fazer?

Compartilhe esse post:

Desde seu lançamento em dezembro do ano passado, o PIX tem revolucionado o mercado de pagamentos. Entretanto, ainda existem dúvidas sobre como prosseguir caso alguma transferência seja feita de forma errada

Em parceria com o C6 Bank, o IBOPEdtm realizou um levantamento que apontou o PIX como o meio de pagamentos que os brasileiros mais tem preferência em utilizar. Assim sendo, aproximadamente 60% dos entrevistados preferem o PIX, em relação ao DOC e o TED.

A nova implementação do Banco Central (BC) é instantânea e permite o pagamento de contas, pagamento em estabelecimentos via QR Code e transferências para bancos distintos. Além disso, todas essas funcionalidades estão disponíveis em qualquer horário do dia e em qualquer dia da semana (incluindo feriados e finais de semana).

Por essa razão, o PIX se mostra tão eficiente se comparado aos métodos já existentes. Em resumo, os usuários não precisam se preocupar em realizar as transações bancárias apenas no horário comercial. Pelo contrário, o PIX está disponível 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana.

Precisa de dinheiro para quitar as dívidas? Solicite um empréstimo pessoal com a FinanZero. 

Como recuperar um PIX errado?

Uma vez que a confirmação do PIX é feita, não há como recuperar o valor transferido. Porém, o consumidor pode entrar em contato com o recebedor para negociar a devolução do valor. Na prática, o acordo é feito para que o indivíduo que recebeu o valor equivocadamente, possa transferir o dinheiro de volta ao remetente.

Isso acontece pois, conforme mencionado, o PIX é um sistema de pagamentos instantâneo. Nesse sentido, uma vez que o valor é confirmado, a transação é feita quase que no mesmo minuto. Por isso, a dica é que antes de confirmar a operação, os usuários verifiquem a chave de transferência do destinatário.

Como evitar golpes no PIX?

Como cancelar a transferência pelo PIX?

Assim como já citado, a única forma de receber o valor que já foi confirmado, é contatando o próprio recebedor e fazendo o devido acordo com ele. Contudo, caso o usuário faça transferência com algum dado incorreto – nesse caso, inexistente – é possível contatar o próprio banco e solicitar o reembolso.

Por exemplo, o usuário X iria transferir um determinado valor para a chave 1234 e inseriu que a chave era apenas 123. Então, os dados foram inseridos incorretamente e o valor não vai chegar na conta de destino, visto que, as informações não coincidem. Sendo assim, o pagador pode entrar em contato diretamente com o banco e solicitar a devolução. Esse processo é bem similar aos erros em TEDs e DOCs.

O que acontece se eu não devolver o auxílio emergencial?

Consigo estornar o valor do PIX?

O valor das transferências também não pode ser estornado, dado que, as operações são imediatas. A principal dica nesse ponto é que antes de digitar a senha de 4 dígitos na última etapa, seja feita uma revisão dos dados de envio ao destinatário que se pretende encaminhar o dinheiro.

Também é válido ressaltar a importância em conferir as chaves cadastradas. A ideia do PIX é justamente evitar que o indivíduo tenha que inserir agência, número da conta e CPF. Logo, apenas com a chave cadastrada os usuários conseguem realizar as transações. As chaves de cadastramento disponibilizadas pelo BC foram:

  • CPF;
  • Celular;
  • E-mail;
  • Chave aleatória.

Em suma, com apenas uma dessas chaves o remetente consegue transferir o valor desejado ao destinatário. Por isso, a chance de ocorrerem erros é mais baixa, uma vez que, não há necessidade de inserir muitos dados para que a operação seja realizada.

Faça o seu pedido de empréstimo pessoal de maneira rápida e segura com a FinanZero. Com um único cadastro é possível receber até 10 ofertas pré-aprovadas, simule já!

Por fim, ficou com dúvidas sobre o PIX? Se sim, deixe aqui nos comentários que a FinanZero te ajuda.

Ademais, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como evitar golpes no PIX?

PIX: quais são os golpes aplicados, como evita-los e qual é a melhor opção de […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Fiz um PIX errado, e agora? O que eu posso fazer?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo