Golpe do saque aniversário. Veja como funciona
Índice de conteúdo
Alguns beneficiários do saque aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) relataram ter sofrido golpes com o benefício.
O golpe funciona da seguinte forma, o golpista, com um nome e um CPF, cadastra-se na Caixa com outro número e e-mail, abre uma nova conta e realiza o saque do benefício ou faz empréstimos.
Este golpe costuma ser identificado apenas quando a pessoa, que ainda não tem cadastro na Caixa, precisa acessar alguns dos apps do banco e então nota que o seu CPF está vinculado a um e-mail desconhecido.
Muitos se perguntam o que fazer quando esse golpe ocorre. O que a Caixa recomenda é que o beneficiário solicite um pedido de contestação em uma agência. Para isso, é importante ter em mãos um documento com foto e o CPF.
Além deste golpe do saque aniversário, que está sendo o mais utilizado recentemente, existem outros. Veja abaixo quais são eles e como evitá-los de acordo com a Caixa.
Como evitar o cancelamento do Auxílio Brasil?
Golpes comuns do saque aniversário
Veja os golpes mais comuns do saque aniversário e o que fazer para resolvê-los.
Suspeita de saque
Quando o beneficiário notar que um saque foi realizado e não o reconhecer, o prazo para conclusão da análise da apuração é de até 60 dias corridos, contados a partir da data da solicitação. Caso a solicitação seja precedente, o valor sacado é restituído a conta do beneficiário.
Antecipação do saque aniversário
Se o beneficiário notou que seu saque aniversário foi antecipado, mas ele desconhece esse procedimento, é preciso que ele entre em contato com a Caixa. Será feita então uma análise da apuração e se for verificado que houve fraude no uso do saque aniversário como garantia em operação de crédito, A Caixa efetua o cancelamento da garantia contratada.
Troca de modalidade
Caso o beneficiário tenha notado que houve uma troca de modalidade, mas desconhece essa operação, precisa entrar em contato com a Caixa, indo até uma agência.
Se o saque ainda não tiver sido efetivado, a Caixa faz o retorno da modalidade da opção de saque do beneficiário e realiza uma solicitação de apuração de fraude. O prazo para conclusão desta análise é de até 15 dias úteis, contados a partir da data da solicitação.
É possível fazer financiamento de 100% de um carro?
Como evitar golpes?
A Caixa informa que para evitar golpes, não apenas do saque aniversário, é preciso:
- Utilizar apenas os canais oficiais do banco para a busca de informações e acesso aos serviços;
- Nunca compartilhar dados pessoais, login e senha.
O banco também informa que não faz ligações, envia e-mails, SMS ou WhatsApp solicitando que seja feita uma atualização de dados cadastrais.
Além disso, a Caixa recomenda que senhas e cartões são pessoais não estejam cadastrados em qualquer aparelho eletrônico, visto que estes dados são pessoais e intransferíveis.
Posso acumular o auxílio taxista e o auxílio caminhoneiro?
Como faço para aderir ao saque aniversário?
A solicitação para aderir ao saque aniversário pode ser feita pelo aplicativo FGTS, site ou através do internet banking da Caixa. A adesão pode ser feita no primeiro dia do mês de aniversário e fica disponível por três meses.
Quem tem direito ao Auxílio Brasil de 600 reais?
Tem mais alguma dúvida sobre se é possível sacar o FGTS em caso de demissão ao desistir do saque aniversário ou alguma outra? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Golpe do saque aniversário. Veja como funciona”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios