FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Golpe do saque aniversário. Veja como funciona

Golpe do saque aniversário. Veja como funciona

Compartilhe esse post:

Alguns beneficiários do saque aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) relataram ter sofrido golpes com o benefício.

O golpe funciona da seguinte forma, o golpista, com um nome e um CPF, cadastra-se na Caixa com outro número e e-mail, abre uma nova conta e realiza o saque do benefício ou faz empréstimos.

Este golpe costuma ser identificado apenas quando a pessoa, que ainda não tem cadastro na Caixa, precisa acessar alguns dos apps do banco e então nota que o seu CPF está vinculado a um e-mail desconhecido.

Muitos se perguntam o que fazer quando esse golpe ocorre. O que a Caixa recomenda é que o beneficiário solicite um pedido de contestação em uma agência. Para isso, é importante ter em mãos um documento com foto e o CPF.

Além deste golpe do saque aniversário, que está sendo o mais utilizado recentemente, existem outros. Veja abaixo quais são eles e como evitá-los de acordo com a Caixa.

Como evitar o cancelamento do Auxílio Brasil?

Golpes comuns do saque aniversário

Veja os golpes mais comuns do saque aniversário e o que fazer para resolvê-los.

Suspeita de saque

Quando o beneficiário notar que um saque foi realizado e não o reconhecer, o prazo para conclusão da análise da apuração é de até 60 dias corridos, contados a partir da data da solicitação. Caso a solicitação seja precedente, o valor sacado é restituído a conta do beneficiário.

Antecipação do saque aniversário

Se o beneficiário notou que seu saque aniversário foi antecipado, mas ele desconhece esse procedimento, é preciso que ele entre em contato com a Caixa. Será feita então uma análise da apuração e se for verificado que houve fraude no uso do saque aniversário como garantia em operação de crédito, A Caixa efetua o cancelamento da garantia contratada.

Troca de modalidade

Caso o beneficiário tenha notado que houve uma troca de modalidade, mas desconhece essa operação, precisa entrar em contato com a Caixa, indo até uma agência.

Se o saque ainda não tiver sido efetivado, a Caixa faz o retorno da modalidade da opção de saque do beneficiário e realiza uma solicitação de apuração de fraude. O prazo para conclusão desta análise é de até 15 dias úteis, contados a partir da data da solicitação.

É possível fazer financiamento de 100% de um carro?

Como evitar golpes?

A Caixa informa que para evitar golpes, não apenas do saque aniversário, é preciso:

  • Utilizar apenas os canais oficiais do banco para a busca de informações e acesso aos serviços;
  • Nunca compartilhar dados pessoais, login e senha.

O banco também informa que não faz ligações, envia e-mails, SMS ou WhatsApp solicitando que seja feita uma atualização de dados cadastrais.

Além disso, a Caixa recomenda que senhas e cartões são pessoais não estejam cadastrados em qualquer aparelho eletrônico, visto que estes dados são pessoais e intransferíveis.

Posso acumular o auxílio taxista e o auxílio caminhoneiro?

Como faço para aderir ao saque aniversário?

A solicitação para aderir ao saque aniversário pode ser feita pelo aplicativo FGTS, site ou através do internet banking da Caixa. A adesão pode ser feita no primeiro dia do mês de aniversário e fica disponível por três meses.

Quem tem direito ao Auxílio Brasil de 600 reais?

Tem mais alguma dúvida sobre se é possível sacar o FGTS em caso de demissão ao desistir do saque aniversário ou alguma outra? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como evitar o cancelamento do Auxílio Brasil?

Nesta segunda-feira, 13/09, o Ministério da Cidadania iniciou a operação de triagem do Auxílio Brasil.

Ler artigo completo

0 respostas para “Golpe do saque aniversário. Veja como funciona”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo