FinanzeroBlogMercado

Índice Geral de Preços tem alta de 4,34% em setembro. O que significa?

Índice Geral de Preços tem alta de 4,34% em setembro. O que significa?

Compartilhe esse post:

Alta nos principais Índices calculados pela FGV. Saiba mais

O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), que é calculado pela FGV (Fundação Getulio Vargas), subiu 4,34% em setembro. Em agosto, o índice já tinha alcançado 2,53%. O resultado demonstra que o índice acumulou alta de 13,98% no ano e de 17,03% em 12 meses.

De acordo com André Braz, Coordenador dos Índices de Preços: “A alta do índice de preço ao produtor continua sendo o principal responsável pela aceleração do IGP-10”. A informação foi divulgada em nota pela FVG.

Mas o que são todos esses índices?

Encontre agora as condições ideais de taxas de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal online!

Índice de Preços

Um índice é utilizado para mensurar o comportamento dos preços dos produtos ou serviços de um determinado setor ou categoria da economia. A ideia é mostrar quando existe uma mudança neles, tanto em relação as quedas ou aumentos.

Além disso, normalmente é apresentado como eles se relacionam com outras atividades da economia. Eles podem ser comparados ou analisados separadamente, dependendo do que está sendo estudado.

Índice Geral de Preços – 10

O IGP-10 registra a inflação dos preços desde matérias-primas até bens de serviços. Ele calcula os preços ao consumidor, produtor e na construção civil entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês atual.

Serve basicamente para reajustes de tarifas públicas, contratos de aluguel e seguros de saúde. Ele é formado a partir de outros índices: 60% do IPA-10, 30% do IPC-10 e 10% do INCC-10. E abrange toda a população sem restrições de renda.

Veja mais – Bolsonaro veta perdão a dívida de igrejas

Índice de Preços ao Produtor Amplo

Como dito anteriormente, o IPA corresponde a 60% do índice geral. Além disso, ele mede a variação dos preços de produtos do agronegócio e da indústria no setor de atacado.

Em setembro, o IPA subiu 5,99%. Em agosto, o índice tinha registrado taxa de 3,38%. Todos os grupos componentes do IPA registraram aumento nas taxas de variação em setembro.

“O IPA segue influenciado pelos preços de grandes commoditieis tais como minério de ferro (16,01%), soja (13,47%) e milho (15,20%). Juntos esses produtos responderam por 48% da alta do indicador nesta apuração”, ressaltou André Braz.

Glossário: O que são commodities?
A palavra Commodities significa mercadoria. Basicamente são produtos que funcionam como uma matéria-prima, geralmente produzidos em larga escala

Índice de Preços ao Consumidor

O IPC responde por 30% do índice geral e mede a variação de preços de um conjunto de bens e serviços de famílias com nível de renda entre 1 e 33 salários mínimos mensais, isto é, entre R$ 1.045 e R$ 34.485.

Ele serve como uma avaliação do poder de compra dos consumidores. A pesquisa dele é realizada diariamente, cobrindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília.

Em setembro, ele subiu 0,46%, depois de já ter avançado 0,48% em agosto. O grupo de Saúde e Cuidados Pessoais passou de ganho de 0,50% em agosto para queda de 0,34% em setembro, sendo a maior contribuição para desaceleração do IPC.

Além disso, outros grupos também tiveram variações:

  • Plano e Seguro de Saúde – taxa passou de 0,60% para -2,40%;
  • Comunicação – taxa passou de 0,72% para 0,01%;
  • Transportes – de 1,14% para 0,91%;
  • Habitação – de 0,64% para 0,50%;
  • Vestuário, de -0,25% para -0,35%,
  • Despesas Diversas – de 0,42% para 0,30%.

Índice Nacional de Custo da Construção (INCC)

O INCC é o principal indicador do custo da construção civil no Brasil. Ele mede a variação de preços nas construções habitacionais em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília.

Em setembro, o INCC variou 0,80% ante 1,01% em agosto. Os três grupos do índice registraram variações, como:

  • Materiais e Equipamentos – de 1,33% em agosto para 2,03% em setembro;
  • Serviços – de 0,25% para 0,01%;
  • Mão de Obra – de 0,93% para 0,08%.

Ficou com mais alguma dúvida sobre a alta nos índices? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

PIB mantém projeção de queda. Como isso afeta a população?

É o estimado de queda para o ano de 2020, e isso demonstra como a econômica do País permanece frágil durante a pandemia do Covid19.

Ler artigo completo

0 respostas para “Índice Geral de Preços tem alta de 4,34% em setembro. O que significa?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo