FinanzeroBlogMercado

PIB mantém projeção de queda. Como isso afeta a população?

PIB mantém projeção de queda. Como isso afeta a população?

Compartilhe esse post:

4,7% é o estimado de queda do PIB de 2020, e isso demonstra como a econômica do País permanece frágil

Foi divulgado recentemente que o Ministério da Economia manteve em 4,7% de queda a estimativa para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020.

Essa é a mesma previsão da grade de parâmetros divulgada no mês de julho. O cálculo final sob o PIB foi elaborado pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia.

Entretanto a estimativa para a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi alterada para 1,83% em 2020, ante 1,60% previsto anteriormente. Para o ano que vem, a estimativa é de 2,94% de aumento.

Encontre agora as condições ideais de taxas de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal online!

Demais índices econômicos

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), também calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deverá ficar em 2,35% de alta neste ano, ante os 2,09% projetados em julho, segundo a SPE. Para 2021, a projeção é 3,08% de elevação.

O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), da Fundação Getulio Vargas (FGV), deverá fechar o ano em 13,02% de avanço, ante 6,58% estimados em julho. Para o ano que vem, a alta projetada é de 4,18%.

O que influência o PIB?

Os fatores que influenciam o PIB são:

Consumo da população

Quanto mais as pessoas gastam em compras no geral, mais o PIB aumenta. Contudo, se o consumo é menor, o PIB tem uma tendência de queda cada vez maior.

Média salarial da população

Isso porque o consumo é dependente dos dos salários e dos juros que o dinheiro tem a capacidade de gerar. Se as pessoas ganham mais e pagam menos juros nas prestações, o consumo é maior e o PIB, dessa forma, acaba crescendo. Mas com salário baixo e juro alto, o gasto pessoal cai e o PIB, consequentemente, também. Por isso, os juros atrapalham o crescimento do país.

Veja também – PIB cai 9,7% no segundo trimestre de 2020

Investimentos

Se as empresas crescem elas:

  • compram máquinas
  • expandem atividades
  • contratam trabalhadores;
  • movimentam a economia.

Os juros altos também atrapalham nesse caso: os empresários não gastam tanto se tiverem de pagar muito pelos empréstimos para investir em seus negócios. Os gastos do governo são outro fator que impulsiona muito o PIB.

Quando as pessoas estão dispostas a fazem obras, como:

São contratados operários e é gasto material de construção, o que ele eleva a produção geral da economia, logo todo mundo tem o poder de influenciar a economia e o PIB.

Exportações

As exportações também fazem o PIB crescer de forma óbvia, pois mais dinheiro entra no país e é gasto em investimentos e consumo aumenta.

Quais os setores da economia são responsáveis pelo PIB?

O desempenho do PIB é decorrente da performance principal emente de três setores que o compõem a economia. São eles:

  • Agropecuária;
  • Indústria;
  • Serviços
Agropecuária
A agropecuária é um conjunto de atividades primárias, estando diretamente associada ao cultivo de plantas (agricultura) e à criação de animais (pecuária) para o consumo humano ou para o fornecimento de matérias-primas na fabricação de utensílio como: roupas, medicamentos, biocombustíveis, produtos de beleza, entre outros.
Indústria
A Indústria pode ser definida como um conjunto de atividades econômicas que têm por fim a manipulação e exploração de matérias-primas e fontes energéticas, bem como a transformação de produtos semiacabados em bens de produção ou, até mesmo, de consumo.
Serviços
Serviços são subsetores que intermeiam as necessidades do consumidor em todas as áreas. Como por exemplo: comércios, correios, transportes, saúde e educação.

Ficou com mais alguma dúvida sobre saiba como o PIB está relacionado com o nosso dia a dia? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.


Próximo artigo

O que são dividendos?

São uma parcela dos lucros de uma empresa e, sabendo investir, é possível ganhar dinheiro. Veja como funcionam e são pagos:

Ler artigo completo

0 respostas para “PIB mantém projeção de queda. Como isso afeta a população?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo