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O dia do consumidor, 15 de setembro, traz a tona o consumismo evidente entre os brasileiros
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que simboliza a importância do consumidor para o mercado, foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. Essa data foi escolhida em razão do famoso discurso feito, em na mesma data do ano de 1962, pelo então presidente dos EUA, John Kennedy.
Isso porque Kennedy salientou que todo consumidor possuí direito à:
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Entretanto, o consumismo se tornou evidente com o excesso de compras desnecessárias por parte da população. O consumismo é o hábito de adquirir produtos e serviços sem precisar deles. É a compra pelo desejo, e não pela necessidade.
Geralmente, é marcado pelas compras por impulso e estimuladas pela ansiedade. Em casos mais graves, pode vir a se tornar uma compulsão e isso provoca dívidas imensas que podem acarretar em dificuldades financeiras graves.
As dívidas são um dos principais impedimentos para economizar dinheiro, e com a pessoa consumindo em excesso fica ainda mais difícil conseguir ter uma boa saúde financeira. Outro motivo é a autossabotagem e a falta de planejamento em suas finanças.
Para fugir desses problemas, confira sete truques imbatíveis para deixar de gastar à toa e dar fim ao consumismo:
O primeiro passo é fazer um planejamento detalhado de consumo. Para dar certo, comece calculando todas as suas despesas e quanto dinheiro pretende economizar ao mês. No dia a dia, anote todos os gastos. Todos mesmo, incluindo os centavos.
Com isso, não compre nada fora do planejamento para evitar o consumismo.
Abandone os cartões de crédito tornaram a vida das pessoas mais fácil, mas podem ser uma armadilha se não forem bem controlados, e impulsiona a compra demasiada de produtos considerados inúteis.
Para guardar dinheiro, deixe o cartão de crédito sempre em casa e use apenas em emergências, se for a única opção. Estudos mostram que as pessoas gastam 30% menos quando fazem compras em espécie.
O consumismo vem a tona quando as promoções de datas comemorativas aparecem no e-mail. Viu um produto e quer comprar na hora? Espere três dias. Este é um bom prazo para pensar melhor e avaliar se o item realmente é necessário.
Em geral, depois deste período, muitos consumidores até se esquecem daquele desejo incontrolável de gastar e não realizam a compra do produto visto no e-mail marketing das empresas.
Para evitar a perdição, cancele as mensagens ou ignore quando chegar.
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Assim como hoje, que é o dia do cliente, muitas datas incentivam o consumidor a gastar. Não deixe que as ofertas dos dias comemorativos deixe você passar do orçamento estipulado no início do mês.
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